Check list de casamento: tudo que você precisa fazer até o grande dia

Na hora de planejar o grande dia é preciso cumprir diversas tarefas para garantir que tudo saia como sonhado. Para auxiliar, o ideal é montar um check list de casamento, com os principais itens que devem ser observados.

Quer saber como fazer isso? Então acompanhe este post que preparamos e conheça tudo o que você precisa saber até o grande dia!

Decidir a data

A primeira coisa a ser definida para planejar o grande dia é a data, afinal, é com base nisso que você vai procurar outros fornecedores e organizar a sua festa, ou seja, resolverá os outros itens do seu check list de casamento.

Essa decisão pode considerar diversos fatores, como feriados próximos, estação do ano ou uma data que tenha um significado especial para os noivos. Contudo, é importante ter também um “plano b”: assim você já estará preparada em caso de indisponibilidade de determinada data com os fornecedores.

Estabelecer o orçamento

Um ponto fundamental é saber qual é o orçamento disponível, assim é possível ter um bom controle durante todas as etapas do planejamento. Para auxiliar, você pode contar com uma planilha do Excel ou aplicativos disponíveis na internet.

Assim você consegue simular os gastos, comparar os orçamentos de fornecedores e ir controlando o fechamento de contratos e comprometimento financeiro para evitar transtornos.

Uma ótima dica para a hora de definir o orçamento é ter uma margem de 20%. Assim, caso tenha um imprevisto ou seja preciso gastar mais do que o esperado, os noivos já estarão preparados para essa despesa.

Montar a lista de convidados

A lista de convidados é o próximo passo, tendo em vista que a quantidade de convidados influencia no tamanho do local e demais serviços contratados.

Até a data da festa essa lista pode sofrer algumas modificações, mas iniciar a busca por fornecedores tendo em média o número de convidados é essencial para conseguir escolher os melhores serviços.

Escolher o local

O próximo passo é reservar a igreja e o local da festa. Quanto antes você iniciar essa busca, mais chances terá de conseguir a reserva para a data planejada, afinal, a procura costuma ser alta e a agenda concorrida.

Para a festa também é importante ter definido o estilo e o horário para conseguir encontrar um lugar que acomode todos os seus convidados e seja compatível com o casamento que você deseja.

Procurar o buffet

Esse é um dos itens mais importantes, por isso os noivos devem fazer essa escolha com calma e muito cuidado. Muitas casas de festa já oferecem um serviço de buffet, facilitando toda a contratação.

Mas, mesmo nesses casos, é preciso definir o cardápio, decidindo o estilo do serviço — almoço/jantar, brunch ou coquetel, por exemplo — e os itens específicos que serão servidos aos convidados.

Para não ter dúvidas, além dos orçamentos, peça também para conhecer o local a ser escolhido. Assim vocês conseguem avaliar as opções oferecidas e escolher o melhor custo-benefício para o casamento.

Contratar fornecedores

O próximo passo é contratar os demais fornecedores da festa. Para isso, uma ótima alternativa é contar com o auxílio de uma pessoa especialista em casamentos.

Com experiência no planejamento de eventos, os profissionais vão ajudar a encontrar os melhores fornecedores, de acordo com o seu perfil, além de auxiliar na organização de outros itens, como negociação, confirmação de presença dos convidados e auxílio no dia do evento, para que tudo ocorra da melhor forma.

Os itens que não podem faltar nessa parte do check list de casamento são:

  • decoração;

  • fotógrafo;

  • atração (banda ou DJ);

  • bolo e doces;

  • lembrancinhas.

Alguns desses serviços podem ser contratados junto com a empresa que oferece a festa, mas também é possível fazer a contratação avulsa. Consulte diferentes fornecedores, analise amostras de outros trabalhos e peça indicações para os seus conhecidos.

Escolha cada um considerando o estilo da sua festa, afinal, itens como decoração, atração e lembrancinhas devem refletir também a personalidade dos noivos. As fotos também exigem atenção especial, tendo em vista que são o registro que os noivos terão do casamento.

Procure esses fornecedores com antecedência, assim você terá tempo de analisar os diferentes orçamentos e serviços, sem acabar prejudicado pela falta de espaço na agenda do fornecedor.

Decidir os padrinhos

Outro item muito importante de check list de casamento é a escolha dos padrinhos. Eles têm a função de auxiliar e apoiar o casal no planejamento do casamento e na vida a dois, por isso essa escolha deve ser feita considerando a afinidade e proximidade, optando por pessoas que façam parte da história dos noivos.

Além escolher quem serão os padrinhos, também é preciso definir se eles devem usar algum traje específico ou seguir uma paleta de cores. Assim, você poderá preparar o convite especial com todos os detalhes importantes para que eles consigam se organizar da melhor forma para a sua festa.

Encomendar e enviar os convites

Com todos os itens bem encaminhados, é hora de encomendar e enviar os convites para os convidados. Existem diversos modelos, para todos os estilos e orçamentos. Pesquise com calma, compare os materiais, modelos e preços para definir qual é o convite ideal para o seu casamento.

A época ideal para enviar varia: os convidados de fora da cidade precisam organizar a agenda, planejar a viagem e reservar o hotel. Nesses casos, envie o convite cerca de 3 meses antes do casamento. Para os convidados da cidade, o envio pode ser feito com 2 meses ou 1 mês de antecedência

Escolher os trajes dos noivos

Finalmente, os noivos devem procurar os trajes ideais. Decida o modelo do vestido de noiva com tempo suficiente para procurar um que corresponda às suas expectativas ou, se preferir, mandar fazer.

Para o noivo a regra é a mesma, sendo preciso definir o modelo e a cor escolhida, além de fazer todos os ajustes até a data do casamento. Outro ponto importante é a definição dos acessórios: jóias, tiara, véu, sapatos etc.

Além disso, próximo à data do casamento é importante que a noiva faça o teste de cabelo e maquiagem, e os noivos devem fazer a última prova dos trajes para ter certeza de que todos os ajustes foram feitos.

Esses são os principais itens que você precisa acompanhar em seu check list de casamento. Iniciar a organização com antecedência e ficar atenta a esses itens vai facilitar todo o processo para garantir que o grande dia supere todas as suas expectativas.

Gostou deste texto? Então compartilhe nas suas redes sociais, assim você ajuda outras noivas a descobrir como planejar o Grande Dia!