Como escolher o convite de casamento? Listamos 4 dicas imperdíveis!

A união de duas pessoas pelo laço do casamento é um momento muito marcante, tanto para o casal quanto para os convidados, os quais vão celebrar juntos a consagração do amor dos noivos.

Depois de definir o local da cerimônia e da recepção, a data, o horário e o estilo do casamento, chegou a hora de pensar no convite. Você, noivinha, deve ter em mente que esse item representa a identidade do casal e a alma da cerimônia, por isso requer cuidados durante o processo de escolha.

Quer saber como escolher o convite de casamento? Então confira a seguir as 4 dicas imperdíveis que listamos para que você possa fazer a escolha certa!

1. Defina o tipo de convite a partir do estilo do casamento

É recomendável escolher os convites com 7 ou 6 meses de antecedência e fazer a encomenda 4 meses antes da festa para que a gráfica tenha tempo de produzi-los e entregá-los a tempo, principalmente no caso de confecções mais elaboradas. Porém, para que o tipo de convite possa ser escolhido, o estilo do casamento já deve estar definido.

O convite é a primeira impressão do evento. Por meio dele, os convidados saberão o que esperar da festa — sabia que os convites de destination wedding podem vir em formato de passagens aéreas, por exemplo? A decoração e as cores da festa também podem ser usadas como referência na hora do planejamento.

2. Tenha atenção aos detalhes

Assim como os outros itens do casamento, os convites pedem por detalhes. Como já mencionado no tópico anterior, o estilo do convite deve combinar com o estilo da cerimônia, e a qualidade do papel, seu tamanho e a fonte usada devem combinar com o conjunto.

Você, a noiva da vez, deve ter uma identidade visual do casamento e planejar a partir dela, ok?! Se o estilo da festa é clássico, o estilo do convite será clássico — o papel, tamanho e estilo da letra deverão estar de acordo. Considere também opções de convites diferenciados para os padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens. Saber como escolher o convite de casamento não é difícil, mas exige atenção e cuidado em cada detalhe!

3. Pesquise os diferentes estilos de convites

Há diferentes estilos, como:

  • clássico;

  • moderno;

  • rústico;

  • temático;

  • de luxo;

  • etc.

Cada um desses se enquadra em um padrão diferente. Os convites clássicos, por exemplo, costumam ter um acabamento diferenciado, como lacres de cera, e possuem uma configuração elegante com fontes cursivas, textura delicada e confecção em papéis de tons claros. Além disso, os envelopes  também seguem a linha tradicional — retangular com aba bico.

Já o estilo moderno é mais despojado: pode-se utilizar letras bastão, fontes coloridas e ilustrações diversas. Esse tipo de convite tem uma característica mais original e pode contar brevemente a história do casal de forma divertida.

Os convites rústicos são planejados para combinar com cerimônias ao ar livre, como praia e campo. A textura comumente utilizada nestes casos é a de papel craft ou cartão e as ilustrações utilizadas podem se relacionar à natureza.

O orçamento está no limite, noivinha? Não se preocupe! Você pode criar seus convites ou optar por modelos grátis para baixar e imprimir no tipo de papel que escolher. Há muitas opções, pesquise e se inspire com os modelos!

4. Pesquise bons fornecedores

Há outros detalhes a serem definidos, como: a cor do papel, o formato do convite, o modelo do envelope, o forro do envelope, o lacre, fita ou adesivo a ser utilizado etc. Pesquise por fornecedores que auxiliem com todos esses detalhes.

Além disso, é necessário pesquisar os preços por unidade — há convites de R$ 4.00 e há convites de R$ 100.00, então defina bem o orçamento e lembre-se de calcular o número de convites baseando-se no número de convidados!

Escolher convites que combinem com o estilo do casamento e com os noivos requer antecedência no planejamento. Tenha uma pasta para guardar seus modelos preferidos e faça anotações, ok? Vai facilitar na hora de entrar em contato com os fornecedores.

E então, já sabe como escolher o convite de casamento perfeito, noivinha? Tem mais dicas que possam ajudar outros noivos durante o processo de escolha? Então deixe aqui nos comentários!