Orçamento de casamento: saiba como definir os gastos com a festa

Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto com outra pessoa é realidade.

A frase da artista, cantora e compositora Yoko Ono contempla o que o casamento pode significar: um sonho sonhado com outro alguém que se transforma em realidade. É uma festa a ser cuidadosamente planejada para que tudo saia perfeito, conforme seus sonhos, noivinha!

Para isso, a antecedência do planejamento se faz fundamental, e definir o orçamento de casamento deve estar entre suas prioridades para que os futuros gastos com a festa estejam definidos e não ultrapassem os limites financeiros do casal, o que poderia causar um impacto negativo no futuro.

Está ansiosa com os preparativos para o grande dia e ainda não sabe como definir os gastos com a festa? Calma, é só continuar acompanhando o post para saber mais!

Defina a quantia total a ser gasta

Você, noivinha, quer o casamento de seus sonhos, não é mesmo? Mas deve estar ciente que esse tipo de evento costuma consumir as economias do casal, então é muito importante que os dois definam juntos a quantia exata que poderá ser gasta. O jogo entre razão e emoção deve ser equilibrado. 

Lidar com questões burocráticas não é fácil, mas sair do evento de seus sonhos endividados pode ser mais difícil ainda e gerar brigas futuras — evitem empréstimos, ok?! Avaliem a renda conjunta do casal e as economias, estipulem um valor exato e trabalhem com ele. Com o orçamento de casamento definido e um planejamento adequado, é possível ter a festa perfeita.

Escolha o tamanho da festa

Para escolher o tamanho da festa, é necessário ter pelo menos uma estimativa do número de convidados. O orçamento definido no primeiro tópico é adequado para um evento de grande porte? Caso não seja, saiba que a lista de convidados não poderá ser muito grande.

Neste caso, convide apenas os familiares e amigos mais próximos para celebrarem esse momento especial com vocês! É importante também saber o tamanho da festa no momento de alugar um espaço ou de procurar templos ou igrejas para realizar a cerimônia.

Escolha o estilo da festa

O estilo da festa também vai contar muito na hora de estipular os gastos, pois acaba influenciando a escolha de outros itens, como buffet, decoração, seu tão sonhado vestido etc. Pesquise o estilo que mais combina com a identidade do casal para ter uma base durante os gastos com itens da festa.

Se optarem pelo estilo rústico, por exemplo, e se casarem na praia, talvez os gastos com a decoração sejam um pouco mais elevados, além da taxa a ser paga para a prefeitura para o uso do local. 

Você, a noiva da vez, precisa se lembrar que o estilo escolhido deve combinar com a personalidade do casal e a condição financeira dos dois. Dessa maneira, é mais provável que a festa saia conforme o planejado e que vocês dois só consigam sorrir despreocupados no final!

Veja quais são os custos mais altos

Essas são as prioridades da festa de casamento. É importante para você, noivinha, saber de todos os serviços e fornecedores necessários. Saiba também que há opção de escolher um fornecedor único que cuide da música, decoração, buffet etc. e facilite durante toda a preparação do evento.

Para a festa de casamento, há gastos como: buffet, música, decoração, espaço da festa, convites, lembrancinhas, trajes dos noivos — especialmente seu tão sonhado vestido! — e também foto e vídeo. Saber quais os custos mais altos vai ajudar na hora de separar a quantia necessária para cada parte do evento. Dê prioridade ao que realmente é prioridade, mas não se esqueça do resto.

Geralmente os maiores valores gastos são com:

  • espaço da festa;
  • buffet;
  • decoração;
  • vestido da noiva;
  • filmagem e fotos.

Pesquise bastante

Depois de saber quais os custos mais altos, é hora de pesquisar! Pesquise, pesquise muito. Essa é a chave para boas negociações e bons contratos, que agreguem valor ao Grande Dia que você tanto deseja e que não atrapalhem a vida financeira do casal. Seja uma boa negociadora, peça vários orçamentos se for preciso.

Como todo esse planejamento deve acontecer com pelo menos 1 ano ou 6 meses de antecedência, é recomendável ter os valores de, pelo menos, 3 fornecedores diferentes para cada item. Tenha um acessório para fazer as anotações (podem ser muitas!), como uma agenda ou um tablet. A ideia é ter um orçamento de casamento detalhado para que você fique no controle das finanças.

Planeje a contratação de fornecedores

Depois de toda a pesquisa feita, é hora de planejar a contratação dos fornecedores. Entre em contato com cada um, confirme os valores e questione sobre as formas de pagamento — antecedência no planejamento gera economia, ok? E lembre-se da opção de ter um fornecedor único, noivinha! 

Geralmente, cada contrato de serviço exige uma entrada, mesmo que o restante possa ser parcelado. Já reserve os serviços mais caros com antecedência, principalmente o espaço da festa e o buffet. Alguns salões já vem com a decoração inclusa, pergunte sobre isso também.

Seu vestido de noiva deve ser comprado com pelo menos 6 meses de antecedência, principalmente se você quer que o modelo seja confeccionado. E não se esqueça de solicitar um contrato para deixar tudo em ordem!

Se os descontos forem tentadores e valerem a pena, considere fazer alguns pagamentos integrais à vista. Boas negociações no começo possibilitam gastos de última hora que não prejudicarão a vida financeira dos noivos.

Defina a quantia mensal a ser gasta

“Só estipular o orçamento não é o suficiente?” Você, noiva, pode se perguntar. Bom, pode ser o suficiente, mas muitas mulheres concordam que definir a quantia total a ser gasta pelo casal por mês ajudou muito na questão financeira e evitou que dividas ficassem acumuladas. O ideal é que, uma mês antes da cerimônia tudo deve estar quitado e vocês possam aproveitar a festa e a lua de mel sem esquentar a cabeça!

O casamento é um evento de grande porte e às vezes é comum surgirem gastos inesperados que acabam colocando o casal em posição difícil, pois qualquer gasto a mais pode resultar em dificuldades futuras. Então conversem sobre a quantia a ser utilizada mensalmente, já baseada no orçamento total. Pessoas que já passaram pela experiência que você está passando recomendam essa estratégia de organização.

Crie uma planilha

Já percebeu que você vai lidar com muitos detalhes e muitos gastos? Pois é, fica fácil de se perder e acabar ultrapassando o orçamento definido pelo casal no início dessa jornada.

Uma dica que ajuda muitos casais durante o planejamento é criar uma planilha de gastos. Separe cada fornecedor escolhido com seu respectivo item, insira o valor total a ser gasto com aquela parte da festa, o valor da entrada e o valor das parcelas. Assim no final fica mais fácil somar todas as parcelas e se certificarem que o orçamento mensal não está sendo ultrapassado.

Definir os gastos com a festa não é um bicho de sete cabeças! A palavra-chave de todo esse processo é planejamento! Um planejamento feito com meses de antecedência vai proporcionar tranquilidade com os gastos — pois você estará no controle de suas finanças —, bons fornecedores e ótimas negociações. Uma pesquisa aprofundada também é essencial, ok? O casamento que você sempre sonhou é possível e vai acontecer, siga nossas dicas e aproveite essa nova jornada!

E então, gostou do texto? Tem outras dicas para definir o orçamento de casamento perfeito? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!