Saiba aqui o que é e como organizar uma recepção de casamento

Organizar uma recepção de casamento não é uma tarefa fácil. São inúmeras questões que devem ser avaliadas antes de optar pelo formato ideal. Caso o cronograma deixe as preferências dos noivos de lado, os convidados podem ficar desanimados. Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e o estilo adequado, a cerimônia será inesquecível. 

O grande diferencial está em entender as necessidades de cada etapa da festa. Nem todo mundo possui o mesmo tipo de orçamento. Dentro desse contexto, torna-se essencial identificar um estilo que combine com a personalidade do casal e tenha a elegância obrigatória da ocasião. 

Quer saber sobre o assunto? Vamos mostrar uma série de dicas para acertar em cheio na organização. Acompanhe: 

Tenha cuidado com a lista de convidados 

A lista de convidados é o primeiro passo na hora de organizar uma recepção de casamento. Afinal, a quantidade de pessoas determina questões essenciais, como as necessidades do espaço, o buffet, as lembrancinhas e o estilo da cerimônia.

Converse com seu noivo sobre o assunto e defina o tipo de casamento que será realizado. Não se esqueça que todos presentes na união automaticamente devem ser convidados para a recepção. Isso é uma regra de etiqueta que toda noivinha precisa cumprir para ter um grande dia elegante.

O grande diferencial está em encarar esse momento como algo íntimo na história do casal. E, por isso, nada de incluir nomes apenas por educação. Dê preferência aos amigos e familiares realmente importantes.

Escolha um local adequado 

Em seguida, chega o momento de encontrar o ambiente adequado para realizar o casamento. Normalmente, a recepção acontece logo depois da celebração da união. O mais importante é procurar por um espaço que tenha um perfil intimista sem deixar de lado o conforto e a festividade da ocasião. 

Leve em consideração o tamanho da lista de convidados, a localização do endereço, detalhes da arquitetura, a estrutura oferecida e segurança. Não se esqueça de prestar atenção também na época em que o casamento será realizado.

Caso seja durante o inverno, por exemplo, uma recepção noturna ao ar livre não é a opção mais indicada. Tenha sempre um plano B contra imprevistos e consulte a previsão do tempo com antecedência. 

Defina o estilo da recepção 

É agora que você consegue colocar em prática as suas preferências. A identidade visual do grande dia faz toda a diferença no resultado final com romantismo e muita personalidade. 

Entre as principais opções de estilo estão o tradicional, vintage, moderno, rústico e clean. A partir disso, fica muito mais fácil montar todo o cronograma da comemoração, já que a temática da recepção funciona como uma verdadeira extensão do cerimonial.

A escolha deve considerar ainda as possibilidades de estrutura oferecidas pelo ambiente da comemoração. Conheça alguns dos formatos mais usados: 

  • simples: costuma ser bastante requisitado em casamentos no civil quando os noivos recebem apenas algumas pessoas próximas no próprio local. Assim, o mais indicado é apostar em um bolo e bebidas;
     
  • coquetel: é uma das principais tendências do momento por conta da praticidade. Pode ser oferecido em um local pequeno, com um cardápio repleto de petiscos que não precisa de mesas para a refeição; 
     
  • coquetel com pratos quentes: o formato apresenta um cardápio com toque tradicional, mas sem optar pelo jantar completo. Aqui, os convidados recebem os petiscos e alguns pratos quentes de uma mesma linha, como massas ou carnes;
     
  • jantar completo: opção para quem deseja um casamento clássico. O cardápio é composto por entradas, pratos principais e sobremesa. Nesse formato, torna-se necessário escolher um local que acomode confortavelmente o jantar. 

Surpreenda com itens personalizados 

Uma decoração de casamento personalizada enche os olhos dos convidados e mostra como cada detalhe foi pensado minuciosamente. Por mais que a recepção seja intimista, você pode deixar o espaço com a cara dos noivos e surpreender.

Claro que tudo deve ser alinhado com o bom gosto necessário para a ocasião. Uma ótima dica é espalhar fotos do romance em locais estratégicos. Escolha imagens de momentos engraçados com amigos e familiares ou em viagens marcantes. Com certeza, os presentes vão adorar recordar cada detalhe. 

Outra opção muito interessante envolve investir em detalhes diferenciados, como uma pista de dança de LED, um totem fotográfico ou placas com frases personalizadas. Dessa forma, o clima se torna ainda mais descontraído e é garantia de boas lembranças.    

Organize o momento dos cumprimentos 

Para que o casal possa aproveitar todo o cronograma da recepção, você deve planejar bem a hora dos cumprimentos. A escolha gira em torno do estilo escolhido como tema central da comemoração. Dê prioridade ao tempo total de duração do aluguel do ambiente para montar um passo a passo detalhado. 

Não existe uma regra sobre o assunto. Os noivos podem se sentar em um espaço especial para receber cada convidado. Outra opção muito usada é visitar as mesas assim que entrarem na recepção. Já no formato coquetel, os recém-casados conseguem circular pela festa entre diversos grupos enquanto recebem as felicitações.    

Fique de olho na playlist 

Não importa qual seja o formato da recepção, música é sempre uma questão fundamental. Tenha muito cuidado na hora de montar uma playlist para não atrapalhar os convidados. Por isso, é preciso selecionar canções adequadas em cada momento.

Durante os cumprimentos, escolha algo mais suave que deixe as pessoas conversarem em um tom normal. Estude o perfil dos amigos e familiares caso seja uma comemoração com espaço de dança. O ideal é alternar de sucessos atuais com clássicos do passado sem deixar de lado as preferências do casal.

Lembre-se de que você deve incluir algumas composições marcantes na história de amor. Pense na cerimônia como um todo e ensaie também alguns passos. Saiba que a animação da pista de dança depende muito do comportamento dos noivos. Assim, todos se sentem mais engajados em participar de todas as etapas e aproveitam até o último minuto. 

Pronto! Agora você já sabe como organizar uma recepção de casamento. Ao optar por uma comemoração mais simples, você pode economizar nos gastos da cerimônia e ainda seguir a tendência minimalista. Atualmente, o menos é considerado mais no mercado segmentado das noivas e pode fazer toda a diferença no perfil clean do seu grande dia!

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a Mansão Marion e tenha um casamento personalizado.