Qual a importância da confirmação de presença no casamento?

Fazer a lista de convidados é um dos principais desafios ao planejar o seu grande dia. Porém, depois de enviar os convites, muitos noivos ficam em dúvida sobre o pedido de confirmação de presença no casamento e a sua importância.

Normalmente, isso acontece porque algumas pessoas ficam constrangidas de exigir a confirmação e deixam de solicitar esse cuidado aos seus convidados, mas essa é uma prática fundamental para que tudo aconteça da melhor forma no dia da festa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar por que é fundamental ter uma lista com as confirmações de presença para o seu casamento. Acompanhe!

Garantir mais facilidade no planejamento

O número de pessoas presentes no dia influencia em diversos fatores do planejamento: contratação do buffet, quantidade de garçons, montagem das mesas e outros detalhes importantes do casamento.

Com as confirmações de presença, você conseguirá ter uma noção mais correta de quantas pessoas poderão dividir esse momento tão importante com você para organizar todos os detalhes, como nomear as mesas e confirmar os dados dos contratos.

Ter mais previsibilidade sobre o dia

Apesar de existirem cálculos que podem ser usados para definir a média de faltas durante o planejamento, eles não têm como prever com exatidão quando pessoas deixarão de comparecer ao evento. Como consequência, também há o risco de contratar serviços para menos pessoas do que o necessário, causando diversos transtornos durante a cerimônia.

Além disso, é comum que alguns convidados perguntem se é possível levar um acompanhante. Com uma lista de confirmações, você consegue avaliar se é possível encaixar mais pessoas na festa no lugar de quem informou que não terá como ir.

Evitar prejuízos e transtornos no grande dia

A maior parte dos fornecedores são contratados com base no número de convidados, então as faltas não avisadas geram prejuízos para os noivos: mesas vazias, cobranças no buffet e outros investimentos que poderiam ser direcionados de outra forma serão perdidos.

Em geral, os contratos permitem pequenas adequações em relação à quantidade de pessoas até datas mais próximas do casamento, exatamente devido às faltas que são confirmadas apenas nessa época. Assim, você evita gastos desnecessários com itens direcionados a convidados que não estarão presentes.

Uma dica importante para não ter erros nas confirmações é contar com uma pessoa especificamente para isso, que também não seja um parente. Isso previne o desencontro de informações e evita que os convidados fiquem constrangidos de informar a falta e acabem confirmando uma presença que não será possível.

Dessa forma, a confirmação de presença no casamento tornará o planejamento mais simples e ajudará a evitar imprevistos no grande dia. Para ajudar, é possível contar com o suporte de cerimonialistas e empresas especializadas, que se responsabilizarão por receber as respostas dos convidados e, se for necessário, entrar em contato para perguntar se eles comparecerão ao casamento.

E então, achou este post interessante? Se você quer acompanhar outras dicas para organizar um casamento incrível, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.