5 dicas sobre como escolher o fotografo ideal para o seu casamento

Na hora de planejar o grande dia, uma dúvida comum dos noivos é como escolher o fotografo para casamento, pois ele tem a função de captar momentos únicos e criar uma lembrança inesquecível: o álbum. 

Por isso, é importante encontrar um profissional comprometido, que faça um serviço de qualidade, para que todos os registros da cerimônia estejam de acordo com as suas expectativas. 

Essa não é uma das tarefas mais fáceis. Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas incríveis de como escolher o fotógrafo para casamento ideal para você. Acompanhe! 

Como escolher o fotógrafo para casamento?  

Antes de fazer a escolha, é importante levar vários itens em consideração: estilo, preço, afinidade etc. A seguir, vamos explicar melhor esses itens.  

1. Defina um estilo e o orçamento 

Existem diferentes tipos de foto e de edição de imagem. Alguns fotógrafos trabalham mais focados em um estilo, enquanto outros oferecem mais opções. De qualquer forma, é preciso saber qual deles se encaixa mais com a personalidade de vocês. 

A melhor forma de definir qual é o estilo ideal para o seu álbum de casamento é fazer pesquisas na internet, para entender quais as características de cada um e identificar as melhores opções. Com base nisso, fica mais fácil filtrar os profissionais e reduzir a lista de possíveis fotógrafos. 

Também é preciso estipular um orçamento para as fotos: um dos passos do planejamento é definir quanto você vai investir na festa e estabelecer, em média, quanto gastar com cada serviço. Isso é importante para que vocês já tenham uma noção de quanto podem pagar pelo serviço e limitar as buscas. 

2. Analise o portfólio 

Para fazer uma boa escolha, é fundamental analisar o portfólio dos fotógrafos, conhecendo o trabalho e o estilo de cada um. Os sites da empresa e as redes sociais costumam divulgar os trabalhos realizados, então vale a pena avaliar o material antes de marcar uma reunião. 

Verifique se o estilo do profissional corresponde ao que vocês querem, analise a qualidade das fotos, da edição e, se possível, veja os depoimentos e avaliações de outros clientes sobre o trabalho. 

Vale lembrar que a organização do casamento exige diversas tarefas e, para dar conta de tudo, o tempo é crucial. Avaliando os portfólios antes, fica mais fácil descartar algumas opções e reduzir o número de entrevistas. 

3. Faça uma entrevista pessoal 

A entrevista pessoal é um dos passos mais importantes quando se pensa em como escolher o fotógrafo para casamento. Esse momento permite que vocês se aproximem e conheçam melhor o profissional. 

Para garantir ótimas fotos, que realmente capturem a personalidade de vocês, é preciso estar confortável com o fotógrafo escolhido e ele precisa entender o que vocês esperam das fotografias. Explique o estilo desejado, as ideias e outros desejos que vocês tenham em relação ao álbum. 

4. Esclareça todas as dúvidas 

Dúvidas sobre o serviço são bem comuns: quais são os prazos? O que está incluso no pacote? Qual a forma de pagamento? Ele entrega as fotos em DVD ou pendrive? Enfim, são várias que merecem ser esclarecidas, então, não tenha medo de perguntar. 

É essencial ter segurança sobre a contratação e isso só vai acontecer se não existirem dúvidas. Anote todas as informações, como preço, prazo de pagamento, serviços e outras considerações importantes. 

5. Encontre o melhor custo-benefício 

Depois de seguir as outras dicas, é hora de comparar as opções para definir qual é o melhor custo-benefício. Lembre-se que essa decisão não deve ser feita apenas com base no preço: esse é um serviço único e os registros precisam ter qualidade, afinal, o álbum de casamento será a sua lembrança do grande dia. 

O ideal é fazer uma lista com os serviços ofertados, tempo disponível e as outras características do serviço. Assim você consegue comparar todas as alternativas para encontrar o que mais agrada, sem comprometer o seu orçamento. 

Pronto! Seguindo essas dicas sobre como escolher o fotógrafo para casamento, com certeza você vai encontrar a melhor opção para registrar todos os detalhes desse dia tão especial. 

Se você gostou deste post e quer mais informações sobre como planejar o grande dia, aproveite para conferir 8 dicas incríveis para organizar o casamento perfeito!