Cerimônia de casamento: saiba o que você precisa para fazer a sua

Organizar uma cerimônia de casamento não é mesmo uma tarefa fácil. Afinal, são inúmeras etapas que merecem total atenção para que tudo aconteça como os noivos sonham. Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e um planejamento detalhado, esse processo pode ficar bem mais divertido, e sem perder a disciplina necessária. 

O grande segredo está em começar as pesquisas com bastante antecedência, para não tomar decisões precipitadas. Manter um cronograma de definições diárias e conversar sempre com o seu noivo também é importante, para que a celebração tenha a personalidade dos dois em inúmeros detalhes.  

Quer saber mais? Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa antes de preparar a festa dos sonhos! Acompanhe:

Escolha a data e o local da cerimônia de casamento

O primeiro passo para começar os preparativos do casamento é escolher a data e o local. Faça uma pesquisa cuidadosa sobre as vantagens de realizar a cerimônia em cada época do ano —, fica mais fácil encontrar fornecedores em meses menos procurados, como janeiro e fevereiro, por exemplo.

A decisão também deve considerar as diferenças de disponibilidade entre os serviços durante a semana e aos finais de semana. O sábado, por exemplo, é considerado o dia nobre do matrimônio. Por isso, converse com seu noivo para avaliar o que mais se encaixa na proposta da festa e com o perfil dos convidados. 

Outra questão indispensável nesse primeiro momento é a escolha do ambiente em que a celebração será realizada. Isso, inclusive, é o que vai direcionar várias outras etapas. A partir do tamanho do espaço, você pode montar a lista de convidados, a decoração, a estrutura do cerimonial, o buffet e o tamanho da equipe contratada.

Faça as contas, de acordo com o seu orçamento 

Não importa qual é o valor que o casal pretende gastar na cerimônia de casamento — tudo vira uma bagunça se não existir um orçamento de controle! Então, assim que surgir a decisão de celebrar o casamento, comece a pesquisar sobre o cronograma dos gastos.

Por outro lado, não se assuste logo de cara! Existe uma série de possibilidades que atendem a todos os bolsos. Basta colocar tudo no papel para avaliar o que será necessário contratar antecipadamente. Lembre-se de cotar três opções de todo serviço antes de fechar negócio. 

Avalie o tipo de cerimônia 

Essa etapa é uma das preferidas das noivas durante o planejamento do grande dia. Até porque a definição do tipo de cerimônia revela muito sobre a personalidade dos noivos e a forma como eles sonham com o casamento. 

O ideal é que esses pontos sejam discutidos, aproximadamente, um ano antes da data, para se conseguir o espaço que deseja e comparar alguns serviços indispensáveis. Entre as principais opções estão a união na igreja, no civil, a festa em local aberto, em um salão exclusivo ou na praia. 

Convide os padrinhos e os pajens 

Os amigos e familiares próximos que participam de forma direta do casamento deixam todos emocionados, não é? Reflita sobre os nomes ideais para compartilhar o altar com vocês e faça o convite com quatro ou cinco meses de antecedência. Esse prazo precisa oferecer tempo hábil para que as pessoas preparem os trajes adequados, os processos de beleza e a compra de um presente, por exemplo. 

Os pajens também merecem atenção especial — e essa escolha pode ser bastante complicada quando a família tem muitas crianças na mesma faixa etária. O ideal é conversar com os pais para avaliar se o pequeno pode exercer a função. Assim, também fica mais simples marcar os ensaios e fazer um preparo psicológico adequado.

Pense nos detalhes da decoração 

A decoração deve ser escolhida logo depois da definição do local da cerimônia. Afinal, como dissemos, a arquitetura do ambiente influencia diretamente no resultado final.

Comece a pesquisa considerando o tipo de festa, as preferências pessoais de vocês e o tema da cerimônia. No topo das tendências de estilos matrimoniais estão o rústico o moderno, o clean, o romântico e o vintage, além da opção personalizada, mais livre.

Considere o visual do seu vestido de noiva, a paleta de cores, a iluminação do espaço e a mobília. Tudo precisa ser harmonioso e confortável para os convidados, sem perder a elegância necessária de uma ocasião tão importante.

Por fim, não se esqueça de consultar a previsão do tempo, especialmente se a festa acontecer durante o verão ou o ápice do inverno!

Selecione as músicas 

As músicas de uma cerimônia de casamento são a cereja do bolo de todo o ritual, certo? Aqui você precisa dividir as canções em duas partes: monte uma playlist para a cerimônia e outra para divertir os convidados durante a festa.

Além disso, tenha em mente que é preciso alinhar o contexto das escolhas com o estilo da cerimônia, considerando a história do relacionamento. Quando a celebração acontece durante o dia, em um local aberto, o tom deve ser mais leve. Já em ocasiões noturnas, com um caráter tradicional, músicos instrumentais agregam muita emoção ao momento.

O roteiro adequado permite inserir cerca de 6 músicas para não distrair os convidados. Já durante a festa, a dica é estudar o perfil deles. Assim, a animação da pista de será garantida com a combinação de clássicos do passado e sucessos atuais.

Defina o cortejo de saída 

O cortejo de entrada do casamento é muito conhecido por todos, e segue sempre a mesma ordem, com a noiva entrando por último, antes de iniciar a cerimônia. Já a definição do processo de saída permite uma série de adaptações de acordo com o estilo da ocasião.

Após a saída dos pais, dos padrinhos e dos pajens, os noivos podem optar por deixar o altar de forma simples ou com chuvas de pétalas de rosas ou arroz, por exemplo. Os mais modernos apostam em ingredientes inusitados depois do tão esperado “sim”. Veja algumas opções para fugir do tradicional:

  • chuva de confetes; 
  • sementes de feijão;
  • lavanda; 
  • granulados coloridos; 
  • cevada; 
  • balões. 

Pronto! Agora você já sabe como preparar uma bela cerimônia de casamento com praticidade. O mais importante é confiar no trabalho feito durante os preparativos para aproveitar cada minuto da celebração com tranquilidade. Para agilizar todo o processo e evitar imprevistos, faça um checklist um mês antes da data, com foco em gerenciar o andamento de todos os serviços essenciais.

Então, gostou das informações deste artigo? Agora, aproveite para ver também 7 dicas para escolher a decoração de casamento dos seus sonhos!