Descubra agora como escolher o melhor salão de festa para casamento

Escolher um salão de festa para casamento é uma das principais decisões que você deve tomar durante o planejamento do seu grande dia, tendo em vista que ele vai influenciar em outros detalhes e contratações para o evento.

O espaço precisa favorecer a produção de uma festa bonita e divertida, mas também garantir o conforto e a segurança dos convidados, para que todos possam curtir todos os momentos da festa com vocês.

Para ajudar nessa tarefa, nós separamos as principais dicas para você escolher o melhor salão de festas para o seu casamento. Confira!

Considere o número de convidados

O salão ideal deve conseguir acomodar todos de forma confortável, deixando um bom espaço para circulação e para a pista de dança. Portanto, o ponto de partida na busca pelo salão de festa para casamento deve ser o número de convidados.

Procure locais que tenham capacidade maior do que o número de pessoas que você pretende chamar. Muitos noivos cogitam alugar um espaço menor, contando com as faltas, mas é preciso ter atenção a dois fatores:

  • a lotação máxima definida para um lugar é feita com base em normas de segurança e para proporcionar mais conforto;

  • um local cheio além de sua capacidade tem o conforto térmico comprometido e atrapalha a circulação de pessoas.

Nada pior do que precisar ficar empurrando cadeiras e fazendo várias manobras para conseguir andar pelo local. Lembre-se também que é importante ter lounges, pufes ou áreas livres para que os convidados possam circular, e que a pista de dança deve ter um espaço adequado para que todos aproveitem a festa.

Tenha atenção ao espaço

Ao visitar o local, observe atentamente todas as suas características, principalmente o tamanho e a estética, que vão interferir nas possibilidades (e necessidades) de decoração. Veja o mobiliário, a arquitetura do local, os ambientes e a conservação. Esses são itens que vão fazer toda a diferença no evento.

Alguns salões já são projetados para receber eventos, garantindo mais beleza e elegância, e dispensando grandes intervenções na hora de decorar o lugar — o que pode encarecer bastante o seu orçamento. Olhe todos os detalhes com atenção para ter certeza de que o salão é o ideal para a sua festa de casamento.

Observe a estrutura do local

Outra dica importante é ficar de olho na estrutura do salão de festa para casamento. Verifique se ele conta com iluminação adequada, estrutura para som, como são os banheiros, além de estacionamentos próximos e outras comodidades para os convidados.

Veja também a estrutura para o buffet, se tem uma cozinha completa, forno, fogão e freezers. Caso contrário, vocês precisarão desembolsar com aluguéis e fretes desses itens. Cada detalhe é fundamental, pois vai impactar o trabalho de planejamento e o orçamento de vocês!

Pergunte também sobre eventuais restrições, como horário de funcionamento e serviços que podem ser contratados com outros fornecedores, e esclareça todas as suas dúvidas antes de formalizar o contrato: não tenha medo de perguntar, você precisa de total segurança para essa decisão.

Outro ponto importante é verificar se o local é acessível e fácil de encontrar, como é o trânsito para o local e, se a festa não for no mesmo lugar da cerimônia, analisar a distância e o tempo de deslocamento. Observe também a acessibilidade para os convidados que tenham alguma limitação motora.

Pergunte se tem um espaço para os noivos

O espaço para os noivos é uma sala dentro do salão de festa para que eles deixem objetos pessoais, as malas da lua de mel e tenham mais conforto. Além disso, é o lugar ideal para que noiva possa retocar a maquiagem e trocar o vestido, com toda a privacidade necessária.

Quando for visitar o salão de festa para casamento, confira se eles dispõem dessa comodidade e verifique as características: tamanho, mobília, se tem espelhos, entre outras. Esse é um ótimo diferencial na hora de fazer a melhor escolha para o seu evento.

Verifique os serviços oferecidos

Também é importante lembrar que nem todos os salões oferecem todos os equipamentos e materiais necessários para a festa. Por isso, pergunte tudo que está incluso nos pacotes oferecidos, como mesas e cadeiras, ornamentos etc.

Se eles não oferecerem esses itens, é preciso contratar outros fornecedores, aumentando os gastos. Além disso, alguns espaços trabalham também com buffet, decoração, bebidas, garçons, além de oferecer equipamentos de som e uma pista de dança especial para festas.

Contar com um fornecedor único, que consiga oferecer vários serviços em uma só contratação é uma ótima alternativa para facilitar a organização, otimizar o tempo e reduzir os custos com o casamento.

Você não vai precisar lidar com vários contratos diferentes e, com certeza, a empresa conseguirá oferecer preços bem atrativos para fechar todos os serviços para o seu casamento.

Pesquise a reputação da empresa

O salão de festa para casamento é um dos principais contratos que você precisa fechar para o seu evento, afinal, é nele que você receberá todos os convidados para comemorar a sua união após a cerimônia.

Para evitar transtornos, o ideal é pesquisar a reputação da empresa antes de fechar o contrato. Pergunte para os seus familiares e amigos se alguém conhece o trabalho deles, procure na internet avaliações e opiniões de outros clientes.

Se encontrar reclamações, verifique qual foi o motivo e como a empresa se portou para solucionar o problema. Todos esses pontos são fundamentais para ter certeza de que você está fazendo a escolha mais segura para o seu evento.

Analise o custo-benefício

É fundamental que o espaço seja adequado para acomodar todos os convidados e que proporcione um evento bonito e bem organizado. Porém, o valor deve ser compatível com o seu orçamento.

Analise as diferentes propostas e procure o salão que ofereça o melhor custo-benefício, lembrando de incluir todos os gastos nesse cálculo. Por exemplo, se o local oferece também outros serviços, compare o valor com as contratações avulsas.

Em uma primeira análise um espaço pode parecer mais em conta, mas ao somar os demais serviços que precisam ser contratados, o valor provavelmente será mais elevado e acabará não compensando.

Observando esses pontos, você vai conseguir encontrar o melhor salão de festa para casamento, garantindo a organização, a beleza e o conforto necessários para curtir o grande dia sem preocupações.

Pronto! Agora que você já sabe como escolher o local ideal para o seu casamento, entre em contato conosco e conheça as Magníficas Mansões que nós da Mansão Marion possuimos para garantir um evento emocionante e inesquecível!