Afinal, é possível casar gastando pouco? Veja a aqui a resposta!

Após o noivado é hora de começar os preparativos para o casamento e, provavelmente, você vai conversar sobre isso com outras pessoas. Nesses momentos é comum ouvir falar em grandes valores para organizar o evento. Mas será que é possível casar gastando pouco?

Fazendo um bom planejamento, com bastante organização e várias pesquisas, você vai ver que é possível fazer o casamento dos sonhos, com uma festa linda e completa, do jeitinho que você merece, sem comprometer a sua vida financeira.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura deste post e conheça as nossas dicas para organizar o seu grande dia gastando pouco!

Estabeleça um orçamento

Para não gastar muito no seu casamento, o primeiro passo é definir qual é o orçamento disponível. Vocês precisam sentar e conversar com calma sobre o assunto para ver quanto poderão gastar sem se prejudicar financeiramente.

Caso os pais decidam ajudar com os gastos, é importante estabelecer com quanto eles poderão contribuir. Assim, somando com as economias do casal, vocês terão uma noção real de quanto poderá ser investido na festa.

Se esse valor for definido com base em um dinheiro que vocês já tenham guardado, lembre-se de usar isso a seu favor: em alguns casos, é possível conseguir ótimos descontos com o pagamento à vista!

Monte uma planilha de gastos

Ter um bom controle de gastos é fundamental para se manter no orçamento e não se comprometer financeiramente. Para isso, crie uma planilha financeira ou conte com o auxílio de aplicativos.

Anote os serviços que precisam ser contratados, o orçamento inicial e utilize a planilha para simular as contratações e registrar os valores referentes aos contratos já fechados.

Essa planilha também é ótima para controlar os prazos de pagamento, entrega de serviços e até o cronograma do casamento. Você vai garantir que as contratações sejam feitas no prazo e que todas as tarefas vão ser cumpridas a tempo.

Marque a data com antecedência

Esse é um fator bem importante: quanto antes você marcar o dia e iniciar os preparativos, maiores as chances de conseguir as datas que você quer disponíveis na igreja e no espaço para a festa.

A antecedência é fundamental para encontrar preços mais atrativos, ter tempo para negociar com a empresa e conseguir um ótimo prazo para o pagamento, sem pesar muito no orçamento. Além disso, você terá mais tranquilidade para procurar fornecedores e comparar diferentes orçamentos, buscando o serviço ideal.

Tenha atenção à lista de convidados

A lista de convidados é um pouco polêmica. Afinal, é preciso chamar todos os parentes? E aqueles colegas de trabalho que você mal conhece? E o namorado da prima que ela acabou de conhecer? Em festas maiores, acaba sendo comum incluir muitas pessoas na lista por “educação”.

Porém, quando objetivo é casar gastando pouco, isso não deve ser considerado. O ideal é optar por um mini wedding, ou mini casamento, que está super em alta agora. Como ele deve ter um número reduzido de convidados, fica mais fácil fazer cortes na lista.

Convide somente as pessoas que realmente importam e são próximas de vocês. Para ajudar, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • você teve contato com a pessoa no último ano?
  • você tem contato com ela fora do ambiente de trabalho?
  • vocês dois conhecem a pessoa?
  • a presença dela é indispensável para a sua festa?

Se você responder não para qualquer uma dessas perguntas, provavelmente a pessoa não precisa ser incluída na sua lista. Também é importante estar preparada para dizer não aos pedidos de convites adicionais: infelizmente eles são comuns. Explique educadamente que não é possível incluir mais pessoas, com certeza eles vão compreender.

Defina prioridades

É preciso lidar com diversas contratações para organizar um casamento e todas elas têm impacto no orçamento. Por isso, faça uma lista dos itens que você considera essenciais e, se quiser, anote também aqueles que você gostaria de ter, mas pode abrir mão para baixar o custo.

Por exemplo, com certeza você quer registrar esse momento e ter um belo álbum, mas será que é preciso comprar o pacote mais completo, com banners, pré-wedding, filmagem do casal e vídeo de apresentação? Talvez alguns desses itens não sejam essenciais, e, com certeza, vão impactar o orçamento.

Da mesma forma é possível avaliar o cardápio do buffet, a variedade de bebidas, o modelo dos convites e demais itens que vão compor o evento. Defina o que é prioridade para o seu casamento e, ao final, se o orçamento permitir, você contrata alguns adicionais.

Vale mais manter foco no que é essencial, indispensável para a sua festa, e fazer da melhor forma possível, do que contratar todos os serviços possíveis e prejudicar a qualidade do seu evento.

Faça você mesma

Se você for adepta do DIY (do it yourself), é possível colocar a mão na massa e economizar em alguns itens, como os convites, lembrancinhas e itens de papelaria. Procure na internet ideias que você pode aproveitar no seu casamento e use a criatividade.

A vantagem é que você pode fazer tudo aos poucos, nos meses que antecedem o casamento. Nessas horas também vale chamar a família e os amigos para ajudar de acordo com os talentos de cada um. Aquela sua amiga que sabe tudo de edição de imagens pode dar uma ajudinha para criar os menus!

Além disso, essa é uma ótima forma de personalizar um pouco mais o casamento, planejando e criando cada item de acordo com o seu gosto. Dessa forma, com certeza os detalhes ficarão a cara de vocês.

Busque um fornecedor único

Os fornecedores únicos são aqueles que conseguem oferecer diversos serviços para seu casamento. É possível encontrar espaços de festas que também trabalham com decoração, buffet, bebidas, garçons e DJs, além de dispor de equipamentos de som e iluminação.

Esse tipo de fornecedor oferece um ótimo custo-benefício, já que trabalham com valores bem atrativos com o objetivo de conquistar os noivos e garantir um contrato com todos os serviços.

Outra vantagem é que você terá mais comodidade resolvendo vários itens com a mesma pessoa, sem precisa lidar com diversos contratos e fornecedores diferentes.

Viu só? Seguindo essas dicas você vai ver que é possível casar gastando pouco, sem comprometer a elegância e a beleza do seu evento.

Se você gostou deste texto, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e acompanhar outras dicas como essa para que seu grande dia seja inesquecível!