Casamento na praia: Saiba o que é preciso ser analisado aqui

Muitos casais sonham com um casamento na praia, e o desejo não é à toa. É tentadora a ideia de celebrar esse momento tendo o mar como plano de fundo e com toda a atmosfera leve que o ambiente garante. Beleza, contato com a natureza, romantismo e um clima único: como resistir ao casório praiano?

Apesar de todas as suas vantagens, os preparativos para uma celebração “pé na areia” podem assustar à primeira vista. Afinal, por onde começar a se organizar? Será que fazer uma cerimônia a céu aberto não é muito arriscado? Para que tudo dê certo no grande dia e o casamento arranque suspiros, é preciso pensar em algumas questões. Confira quais são elas!

Definir o local certo

Se você já decidiu que quer casar na praia, o primeiro passo para colocar essa vontade em ação é escolher o cenário perfeito. Essa é uma tarefa deliciosa que, com certeza, fará os noivinhos já se imaginarem dizendo o “sim” em algum lugar paradisíaco. Mas a definição exige alguns cuidados.

Lembre-se de que, além do gosto pessoal, a escolha deve levar em conta os aspectos práticos. Opte por uma praia que seja de fácil acesso para os seus convidados e evite aquelas que são muito famosas, para não enfrentar um grande fluxo de pessoas no dia. Também é importante conferir a estrutura do local. O ideal é que existam hospedagens nas proximidades da praia, o que facilita a vida de quem precisa viajar para participar do casório.

Conseguir autorização do local

Por mais que seja um pouquinho burocrática, essa parte é extremamente importante. Depois de ter escolhido o local, responda: o casamento vai acontecer dentro da área de uma pousada, hotel, resort à beira mar, ou de fato em uma praia, sem o intermédio de alguma propriedade?

Se o seu caso for o primeiro, certifique-se de que o estabelecimento tem autorização para realizar eventos dentro da sua estrutura. No caso da última situação, você deve ir até a prefeitura da cidade onde está localizada a praia e solicitar o alvará que permite a cerimônia.

Prestar atenção na meteorologia

Todo mundo quer que o casamento na praia aconteça em um dia lindo e agradável, não é mesmo? Por mais que a natureza seja imprevisível, escolher bem a data e o horário pode garantir o bom andamento do dia especial.

Na hora de decidir pela data, procure fugir da alta temporada. Isso porque o verão faz com que as praias estejam cheias, além de ser um período de muito calor e tempo instável. Evite também as datas que estejam muito próximas da época de troca das estações.

Quando o assunto é horário, prefira o fim da tarde. Assim você garante uma temperatura mais amena e de quebra ainda aproveita um espetacular visual de pôr do sol. Nada mal, hein?

Pensar na decoração e no buffet

Quando pensamos nesse tipo de casório, o que vem à nossa cabeça é leveza, então deixe que isso reflita nos detalhes. Uma decoração sem excessos, que mostre a personalidade dos noivinhos, vai combinar muito bem com todo o visual praiano. As flores e os elementos típicos da praia — como as conchas — são muito bem-vindos para ajudar a compor a decoração.

O buffet também pode e deve entrar no clima. Frutos do mar, peixes, saladas e frutas são algumas ótimas opções.

Já deu para perceber que preparar um casamento na praia não é uma missão tão impossível quanto parece, não é? Impossível mesmo é não cair de amores por esse tipo de celebração. Sem dúvidas, essa é uma tendência que vale o investimento e só tem a conquistar cada vez mais admiradores. Se você é um deles, vá em frente e prepare-se para ter um dia inesquecível!

E então, o que você acha do casamento na praia? Vai casar na companhia do mar e já está colocando alguma dessas dicas em prática? Deixe nos comentários!