Aprenda como planejar um casamento perfeito em 8 passos

Depois do noivado, é hora de pensar em como planejar um casamento dos sonhos para celebrar a união do casal! Essa é uma dúvida comum dos noivos, que costumam ficar um perdidinhos na hora de começar os preparativos. Você está passando por isso?

Nessa hora, é comum se perguntar a melhor forma de fazer isso, principalmente para evitar problemas e imprevistos com os preparativos, afinal, o evento deve estar impecável. Mas calma! Com planejamento tudo fluirá com tranquilidade e a sua festa será extraordinária!

Pensando nisso, preparamos este post com 8 passos para você organizar o casamento dos seus sonhos. Acompanhe!

1. Escolher a data do casamento

Esse é o ponto de partida para planejar um casamento: é com a data definida que você vai ter condições de começar a colocar as ideias em prática, buscar os fornecedores e fechar os contratos necessários. Mas como tomar essa decisão?

Bom, você pode considerar diversos critérios. A preferência por determinado mês ou estação do ano, o tempo que deseja esperar até a festa e a existência de alguma data especial para os noivos costumam ser os principais meios utilizados para escolher quando será o grande dia.

O segredo é decidir uma data e definir mais duas opções, para ter mais tranquilidade. Pode acontecer de, no dia escolhido, você não conseguir disponibilidade da igreja onde você sonha em se casar ou do espaço onde você quer que a festa ocorra. Assim, se você já tem um plano B, ficará mais fácil colocá-los em prática.

2. Definir o orçamento disponível

Com certeza você já ouviu falar da importância do planejamento financeiro, e na hora de organizar um casamento isso não é diferente!

É preciso conversar com o parceiro para definir quanto pode ser investido na festa e de onde virá essa renda: os pais vão ajudar com os custos? Vocês já têm algum dinheiro guardado para isso? Quanto, por mês, vocês podem gastar com a festa?

É com base nessas informações que vocês vão definir o orçamento da festa e questões como o número de convidados e o local da cerimônia. Uma dica, aqui, é tentar contar com valores para pagamento à vista, que facilitam a negociação e podem render alguns descontos com os fornecedores.

3. Fazer a lista de convidados

Se o assunto é como planejar um casamento, uma questão essencial é: quantas pessoas vão comparecer? Quase todos os contratos de fornecedores são influenciados por esse número, então é preciso ter a lista de convidados pronta o quanto antes!

Essa tarefa pode ser um pouco complicada, afinal, dependendo do tamanho da família e do círculo social, ela pode ficar um pouco extensa e dificultar as escolhas dos noivos. Para reduzir a lista, tenha em mente que esse é um momento especial para vocês e convide as pessoas que realmente fizeram parte da sua vida.

4. Contratar uma assessoria

Se você já fez pesquisas sobre como planejar um casamento, já notou que são muitas as tarefas a serem cumpridas até o grande dia, certo? Para ajudar com tudo isso e evitar o típico estresse dos noivos, você pode contar com um serviço de assessoria!

Os assessores ajudam com todo o planejamento, com a busca por fornecedores, com o fechamento de contrato, com ideias para a festa e com a confirmação de presença dos convidados. Outro ponto importante é que, durante o dia do evento, eles prestarão todo o suporte, cuidando de todas as etapas da cerimônia e da festa para que os noivos possam realmente curtir esse momento sem outras preocupações!

5. Escolher os fornecedores

Depois de seguir os passos anteriores, é hora de começar a busca pelos fornecedores. Você vai precisar de diversos serviços para garantir o casamento perfeito, entre eles:

  • espaço para cerimônia e para a festa;
  • decoração;
  • buffet;
  • doces e bolo;
  • fotografia e filmagem;
  • atrações (banda, DJ, bartenter);
  • lembrancinhas;
  • convites;
  • traje do noivo;
  • vestido da noiva.

Bastante coisa, não é verdade? Então peça indicações de empresas para os seus amigos e, se a tiver contratado, para a assessoria! Converse com os fornecedores, solicite diferentes orçamentos e os compare a fim de encontrar o melhor custo-benefício para o seu casamento.

A dica de ouro é tentar encontrar fornecedores que ofereçam serviços completos, como um espaço que também disponibiliza a decoração e oferece o buffet. Dessa forma, você precisará lidar com muito menos contratos e burocracias e, provavelmente, conseguirá preços mais atrativos!

6. Convidar os padrinhos e madrinhas

Quem serão os padrinhos de casamento? Essa é uma escolha importante, afinal, eles serão as testemunhas da sua união. O ideal é que essa escolha seja feita com uns 6 meses de antecedência e, logo em seguida, já sejam feitos os convites!

Isso por que, muitas vezes, esses postos também exigem certo planejamento. Se eles precisarem usar trajes específicos ou seguir uma paleta de cores, esse prazo é importante para que eles tenham mais tranquilidade para encontrar os itens necessários. Não vai fazer surpresa para seus padrinhos e avisá-los um mês antes, hein?

Se você deseja ter padrinhos ativos nos preparativos e que te auxilie no planejamento do casamento e de outros eventos, como a despedida de solteiro ou o chá bar, a antecedência também garantirá que eles possam fazer isso.

7. Montar a lista de presentes

Essa é uma questão polêmica para algumas pessoas, mas montar uma lista de presentes é muito importante. Por mais que os convidados gostem e se importem com vocês, nem sempre eles têm tanta proximidade a ponto de se sentirem à vontade de escolher o presente ideal.

A lista de presentes é uma forma de mostrar o que vocês estão precisando para essa nova fase da vida e, sem dúvidas, facilitará a compra. Além disso, você pode criar listas que convertem os presentes em dinheiro ou adotar as cotas de lua de mel. Assim, vocês podem investir o dinheiro da forma que acharem melhor e os convidados conseguem comprar o presente sem sair de casa. Superprático, não é?

8. Encomendar e enviar os convites de casamento

Depois de tudo encaminhado, é hora de encomendar e enviar os convites para todos os convidados. Lembre-se de explicar todos os detalhes sobre a festa e as informações sobre a lista de presentes e o pedido de confirmação de presença, indicando a forma de fazer isso (por telefone, via e-mail ou pelo site dos noivos, caso você tenha criado um).

O ideal é mandar os convites com cerca de 3 meses de antecedência, para que todos tenham tempo de se planejar para comparecer, já que é preciso se organizar para comprar o presente, encontrar a roupa, marcar salão e, se o convidado for de fora da cidade, preparar a viagem.

Pronto! Agora que você já conhece o nosso passo a passo sobre como planejar um casamento perfeito, com certeza ficará bem mais fácil se organizar para o grande dia e curtir momentos inesquecíveis ao lado do seu parceiro e de todos os convidados.

Gostou deste post? Então que tal aproveitar para começar a colocar os planos em prática? Entre em contato com a gente e conheça os espaços que a Mansão Marion oferece para proporcionar um casamento perfeito!