Na hora de pensar em como escolher os padrinhos de casamento, muitos casais ficam em dúvida sobre quem convidar para fazer parte dessa ocasião tão importante em suas vidas. Será que eles têm que ser da família dos noivos? Precisam estar em pares? Quantos padrinhos convidar?

Para responder a essas e outras dúvidas, criamos este post com dicas especiais para você arrasar na hora de escolher os seus padrinhos e deixar o seu grande dia ainda mais especial!

Qual é o papel dos padrinhos no casamento?

Antes de pensar em quem você vai escolher como padrinho do seu casamento, é importante saber qual é a função dele na vida dos noivos. Padrinhos e madrinhas são mais do que uma tradição: são as pessoas nas quais o casal vai se apoiar antes, durante e depois da cerimônia de casamento.

Eles são responsáveis por ajudar os noivos com as festas de pré-casamento (chá de cozinha, despedida de solteiro etc.), assim como devem auxiliar para que tudo dê certo no grande dia (ajudando os noivos a se aprontarem e cuidando de imprevistos). Precisam, também, orientar o casal em relação às decisões da nova vida, dando suporte e conselhos quando necessário.

Portanto, quem vai ficar ao lado dos noivos no altar deve estar presente na vida do casal de maneira geral. Pense nisso quando for escolher as pessoas certas. 

Como escolher os padrinhos do casamento?

Levando em consideração as funções e as responsabilidades que os padrinhos e madrinhas possuem, os noivos podem seguir algumas dicas para tomar a decisão da melhor maneira possível.

1. Estabeleça um número de padrinhos

Embora não haja regras para a quantidade de padrinhos e madrinhas de um casamento, estabelecer um número máximo para o noivo e para a noiva pode ajudar a tornar a escolha mais prática. Tenha em mente a quantidade de convidados, o tamanho do local da cerimônia e, claro, a proximidade do casal com cada candidato ao posto na hora de escolher.

2. Opte por casais ou padrinhos individuais

Na maioria dos casamentos tradicionais, os padrinhos e as madrinhas formam pares durante a cerimônia. Entretanto, por vezes, acontece de um dos noivos ter mais pessoas próximas do que o outro. Nesse caso, deve-se levar em consideração o que é mais importante para o casal: escolher o número exato das pessoas que devem estar ali ou tentar chegar a um número par final. 

3. Considere pessoas da família

É de se esperar que algumas das pessoas mais próximas dos noivos sejam seus familiares (irmãos, primos, tios etc.). Convidar pessoas da família para serem padrinhos pode fazer com que os laços de parentesco fiquem ainda mais fortes.

4. Pense em pessoas que fazem parte da história dos noivos

Vocês se conheceram por meio de um amigo em comum? Aquela amiga deu uma força no relacionamento quando vocês tiveram algum problema? Que tal considerar essas pessoas para serem seus padrinhos? Afinal de contas, elas já fazem parte das suas vidas.

5. Lembre-se dos amigos de infância

Por vezes, temos aquele amigo que acabou se afastando, mas pelo qual ainda temos muito carinho. Pode ser que no momento ele não esteja ativamente na vida do casal, mas é uma daquelas pessoas com a qual você sabe que pode contar. É possível convidar os amigos de infância para serem seus padrinhos e, quem sabe, tê-los novamente mais presentes na sua vida.

Como fazer o convite para os padrinhos?

Depois que o casal já decidiu quem chamar, é a hora de fazer o convite aos padrinhos e madrinhas. Para que eles saibam o quão importante são para os noivos, o convite deve ser feito pessoalmente e de maneira formal. Para isso, pode-se escolher itens personalizados pelos noivos para servirem de convite: canecas ou taças, porta-retratos, caixas de bombom, garrafas de champanhe em miniatura, entre outros.

O mais importante na hora de pensar em como escolher os padrinhos de casamento é entender que eles vão ser aqueles com os quais os noivos vão contar em ocasiões importantes da vida e com quem dividirão os bons momentos do casal.

E você, já escolheu quem vai fazer parte dessa jornada com você e seu amor? Deixe um comentário e conte para gente!

Powered by Rock Convert