Sabe o que pode ser tão gostoso quanto organizar a festa de casamento? Organizar confraternizações! O chá de panela, chá de lingerie, despedida de solteiro e chá bar são alguns exemplos, sendo esse último um evento que está ganhando cada vez mais destaque.

Essa confraternização pré-casamento visa reunir amigos próximos do casal e familiares para compartilharem juntos um momento divertido e descontraído. Diferente de outras reuniões, como o chá de panela, homens também podem participar do chá bar.

Os noivos podem utilizar o evento para se divertirem com aqueles que amam e ainda receberem ajuda para montar a casa. Bem legal, não é? Geralmente a reunião é organizada pelos padrinhos de casamento ou pelos próprios noivos.

Ficou animada com a opção, noivinha? Neste artigo mostramos como fazer um chá bar temático que ninguém vai esquecer! Quer saber mais? Então continue acompanhando!

Defina o orçamento

Todo tipo de evento precisa de um bom planejamento para que não se transforme em uma futura dor de cabeça. Todo bom planejamento, por sua vez, começa com a definição do orçamento.

Converse com o seu parceiro e estipulem juntos a quantia exata que poderá ser gasta. Depois, anotem tudo o que será necessário para o chá bar e já pesquisem os preços de:

  • decoração;
  • comidas e bebidas;
  • itens para as brincadeiras;
  • convites.

Sabemos que a festa de casamento já demanda muitos gastos e não queremos ultrapassar os limites, não é?

Escolha o tema

Independentemente da cerimônia de casamento ser temática ou não, o chá bar poderá ser personalizado. Sabia que alguns casais combinam essa comemoração pré-casamento com a lua de mel? Se há algum país que os noivos gostam muito, por exemplo, escolhem o tema relacionado a ele.

Imagine essa confraternização personalizada com estilo de:

  • viagem;
  • viagem de lua de mel;
  • super-heróis;
  • filme preferido;
  • dia dos namorados;
  • piquenique;
  • baile de máscaras;
  • boteco.

O tema pode até ser relacionado a algum evento de determinada época do ano, como festa junina.

Crie convites personalizados

Esse é outro item a ser planejado de acordo com o tema da festa. Ainda utilizando o exemplo de viagem, sabemos que alguns casais escolhem convites em formato de passagem aérea para combinar com o tema. Olha que ideia legal!

É importante ter pelo menos a média de quantos convidados participarão da confraternização. Como é uma reunião informal, convide apenas as pessoas mais próximas do casal, como amigos íntimos e familiares. Estipule o horário e a data do chá bar e entregue os convites com pelo menos um mês e meio de antecedência.

Depois de pesquisar as opções que mais agradam os noivos, entre em contato com os fornecedores. Dependendo do estilo escolhido, o preço da unidade pode variar muito, mas é possível encontrar pacotes econômicos em sites diversos, com cada unidade variando de R$ 1,50 a R$ 3,00. Como os convites são temáticos, talvez os preços oscilem de fornecedor para fornecedor.

Sabia que dá para criar convites online para impressão, caso o orçamento esteja curto? Além disso, é possível criar uma lista online de confirmação de presença. A internet tem muitas opções, planeje-se com antecedência!

Providencie as brincadeiras

O chá bar pode e deve ter brincadeiras para animar os noivos e seus convidados. É um momento sobretudo focado em diversão, então procure opções criativas que vão animar todo mundo.

Veja algumas brincadeiras:

  • achar a aliança na farinha;
  • vendar os noivos e fazê-los adivinhar objetos;
  • fazer um bingo com cartelas personalizadas e brindes para os ganhadores;
  • quiz do casal: fazer cada um responder perguntas sobre o outro;
  • qual a palavra: escrever algo na testa de alguém enquanto o restante dá dicas para a pessoa adivinhar o que é.

Peça ajuda para os padrinhos e amigos próximos, com certeza eles contribuirão com ideias muito animadas. E, claro, lembre-se também de selecionar as melhores músicas para animar os convidados! Queremos um dia animado, não é?

Escolha a decoração

É importante ressaltar que a decoração deve ser escolhida de acordo com o tema. Após definir o orçamento e a temática dessa celebração pré-casamento, comece a pesquisar sobre itens de decoração, como:

  • enfeites;
  • adesivos;
  • balões com cores relativas ao tema;
  • flores;
  • canudinhos personalizados para os drinks;
  • quadrinhos com frases;
  • itens de boteco ou de outros temas.

Outra dica valiosa é: seja criativa! Criatividade pode significar beleza e diversão. Seja na hora de escolher o tema, planejar o cardápio e a decoração, montar a lista de presentes ou organizar as brincadeiras, solte a imaginação!

Planeje um bom cardápio

Não precisa ser nada muito elaborado, já que é uma confraternização mais descontraída. Comidas em porções, como aperitivos ou finger foods, são ótimas opções para serem servidas em reuniões informais como essa. No entanto, é importante decidir o cardápio de acordo com o horário.

Algumas dicas do que servir são:

Personalizar de acordo com o tema escolhido também é uma opção interessante. Se os noivos optaram pelo tema de viagem com um local específico, seria legal oferecer aos convidados comidas ou drinks típicos da região. O que acha dessa ideia?

Monte a lista de presentes

O chá bar serve para unir o útil ao agradável. Que casal não quer se divertir e ao mesmo tempo receber de presente itens para a casa? Para facilitar tudo, é recomendado montar a lista de presentes.

Montar essa lista é muito útil, pois vocês sabem daquilo que precisam para a casa e os convidados saberão exatamente o que comprar. Isso ajuda a evitar presentes repetidos ou serem presenteados com algo que vocês já têm.

Na internet é possível encontrar sites que permitem a criação de listas de presentes personalizadas para qualquer evento. Sua lista ganha um endereço único para os convidados poderem acessá-la e decidirem com o que vão presentear. Dá para inserir o link em suas redes sociais ou enviar por mensagem. Simples, não é?

É interessante planejar para que o chá bar aconteça pelo menos um mês antes da cerimônia de casamento. Veja algumas opções de dias e horários:

  • sexta: caso não seja feriado, faça a reunião à noite, pois seus convidados provavelmente estarão trabalhando nos outros períodos;
  • sábado: dê preferência para os horários da manhã e da tarde, deixe o horário da noite livre para os outros compromissos dos convidados;
  • domingo: geralmente é o dia mais tranquilo — opte pelo horário da tarde, já que muitos gostam de dormir até tarde nesse dia e trabalham no dia seguinte.

Enfim, neste artigo demos as melhores dicas para você fazer um chá bar temático incrível. É importante lembrar de convidar apenas as pessoas mais próximas do casal, pois esse será um momento de confraternização com aqueles que vocês mais amam — considere também dar lembrancinhas personalizadas para eles.

Já sabe como fazer um chá bar temático que ninguém vai esquecer? Ótimo! Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então curta a nossa página no Facebook! Nos vemos por lá!

Powered by Rock Convert