Entenda a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento

Planejar um casamento não é uma tarefa fácil. Há centenas de decisões a serem tomadas antes do grande dia, e diante de cada uma delas aparece um impasse diferente. Logo, por ser um evento excepcional para o casal, até os mínimos detalhes devem ser cuidados com muita atenção.

Ao longo dos anos, a união entre duas pessoas vem sendo simbolizada pela troca de anéis, seja no altar ou em outro local significativo. No entanto, muitas pessoas desconhecem a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento, pois o costume do anel de noivado, principalmente em nosso país, ainda é pouco divulgado, o que pode atrapalhar os noivos na hora de adquirir as peças.

De modo a ajudar você a descobrir qual é a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento, preparamos este post para explicar qual é o momento adequado de usar um ou outro. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

Saiba o que é anel de noivado

O anel de noivado é o acessório que representa de modo oficial o pedido de casamento. Logo, podemos dizer que o noivado é o espaço de tempo entre o dia do pedido de casamento e a realização da cerimônia.

O período se torna oportuno para que os noivos resolvam os preparativos para a festa de casamento, organizem a casa e planejem a vida em conjunto. A família, amigos e convidados são comunicados nessa fase, assim como é feita a escolha de todos os detalhes que envolvem o grande dia.

O anel de noivado possui características específicas e suas peculiaridades tradicionais têm resistido ao longo dos anos. Existem modelos mais convencionais, conhecidos como solitários, que são feitos de variados materiais. No entanto, em regra, possuem uma pedra preciosa em evidência.

A pedra preciosa em questão é delineada para fora do adereço, sendo o diamante a mais recorrente. Contudo, é possível encontrar anéis confeccionados com outras pedras, como o rubi, esmeralda e até pérola, ou ainda, modelos inovadores, mas que garantem a nobreza do acessório da mesma forma. Na hora da escolha, atente-se ao tamanho adequado do aro do anel, pois, o ajuste de tamanho pode não ser possível posteriormente.

O anel de noivado é usado pelas mulheres, em regra, no dedo anelar da mão esquerda. No entanto, no dia do enlace, o anel de noivado ficará junto da aliança, como um aparador. Mas se preferir, poderá migrar para a mão direita no dedo anelar, dando ênfase à aliança na mão esquerda. Vale ressaltar ainda, que não existe uma joia correspondente para o homem no período do noivado.

Entenda o que é aliança de casamento

As alianças de casamento são trocadas durante a cerimônia e representam oficialmente o enlace do casal. Ao contrário do anel de noivado, que é escolhido pelo noivo sem qualquer interferência da noiva, as alianças costumam ser escolhidas pelos dois.

Habitualmente, elas são confeccionadas em ouro amarelo com detalhes em diamantes na versão da mulher, desde que não sejam delineados para fora, como é o caso do anel de noivado.

Hoje em dia, as joalherias oferecem inúmeros modelos de alianças diferenciadas e até personalizadas, de acordo com o estilo do casal. As versões podem ser com ou sem pedras preciosas, grossas ou finas, ter gravações, ou ainda, serem feitas no tradicional ouro e suas variações.

No Brasil, ficou muito comum o costume de pedir em casamento já com as alianças. O casal que prefere essa opção utiliza as alianças na mão direita e, após a cerimônia de casamento, migram os anéis para mão esquerda. Se preferirem, os noivos poderão trocar o par de alianças antigo, usado durante o noivado, por um par de alianças novo, podendo optar por uma inovação de modelo ou gravações especiais na peça.

Pronto! Ao longo deste post, você aprendeu qual é a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento. Sendo assim, ficará mais fácil escolher os acessórios na hora de adquiri-los. No entanto, lembre-se de adquirir joias somente em locais que ofereçam garantia e segurança sobre o produto.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento? Curta a nossa página no Facebook e domine outros assuntos!