O que não pode faltar em uma festa de casamento? Saiba aqui!

Ao planejar o grande dia, os noivos se deparam com diversas opções sobre o que incluir no evento. Porém, em alguns casos, o orçamento exige limitações, surgindo dúvidas sobre o que é possível dispensar e o que não pode faltar em uma festa de casamento.

Além disso, com tantos detalhes para acertar na organização, é importante conhecer os itens essenciais para não deixar nada de fora e atrapalhar o seu planejamento, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este post listando os itens que não podem faltar para você realizar o casamento dos seus sonhos. Acompanhe!

Decoração

Quando se fala em casamento, geralmente os noivos já começam a imaginar a decoração, as cores, as flores e todos os detalhes para esse dia. Isso porque essa é a oportunidade de deixar o evento a cara de vocês, seguindo o estilo e a personalidade de cada um.

Você pode optar por decorações clássicas, rústicas, vintage, modernas ou, até mesmo, temáticas, inspiradas em músicas, filmes ou jogos, por exemplo. O que não pode faltar em uma festa de casamento é personalização e o estilo dos noivos, afinal, esse é o ponto fundamental para garantir uma comemoração única e inesquecível.

A decoração também é fundamental para proporcionar ótimos registros da cerimônia e da festa, pois ajudará a criar cenários lindos para as fotografias e a filmagem, se for o caso.

Conforto

Ao escolher o espaço ideal para fazer o casamento, você deve observar como é a estrutura oferecida para garantir que todos fiquem confortáveis no lugar. Observe qual a lotação do local para ter certeza de que é possível acomodar todos os convidados da melhor forma.

É preciso sobrar um espaço para que eles circulem livremente pelo salão. Por exemplo, um convidado ter que se levantar para dar espaço para que outro chegue ao banheiro é uma situação bem desagradável. Observe também a acessibilidade do local, a fim de que convidados que tenham limitações sintam-se acolhidos.

Uma dica para isso é visitar o ambiente quando ele estiver decorado para uma festa com lotação próxima à sua. Assim, você também poderá avaliar a disposição das mesas, o espaço do buffet e os demais detalhes para ter certeza de que todos ficarão confortáveis. 

Aposte também na qualidade do serviço de garçons, que atenderão os pedidos dos convidados, e providencie alguns mimos, como kit de emergência nos banheiros e ambientes mais tranquilos para relaxar.

Buffet

Definitivamente, se você está montando a lista com o que não pode faltar em uma festa de casamento, o buffet é um item essencial. Ele pode ter diversos estilos, como almoço ou jantar tradicional, coquetel ou brunch.

Invista em uma variedade de pratos para atender a todos os gostos, assim os convidados ficarão satisfeitos. Também é importante ter atenção às restrições alimentares. Verifique se existem pessoas que não podem ingerir determinados tipos de alimentos, como leite, ovos ou carnes, para incluir alternativas no buffet.

O cardápio precisa ser montado com produtos de qualidade, além de contar com quantidade suficiente para servir a todos. Com certeza você não quer ninguém indo embora da festa com fome, certo?

Bebidas

As bebidas são tão importantes quanto a comida no evento. Por isso, invista em diferentes opções, com ou sem álcool, e em quantidade suficiente para atender a todos os presentes. Nada pior do que encerrar a festa mais cedo ou ouvir convidados insatisfeitos porque o estoque acabou no meio da noite.

É preciso pensar em detalhes, como restrições — nem todos bebem álcool ou refrigerantes —, quantidade e armazenamento. Você também pode apostar em drinks diferenciados para inovar na festa e surpreender os convidados.

Mas atenção: lembre-se de que a maior parte das bebidas devem estar geladas, então, verifique se o espaço tem freezers disponíveis ou, se for necessário, alugue o equipamento.

Atrações

Para que os convidados fiquem animados e curtam a comemoração, não podem faltar atrações no seu casamento. Em geral, a contratação de DJ ou banda garante música durante toda a festa para movimentar a pista de dança e animar o evento. Também não se esqueça de que é importante ter uma ótima trilha sonora para esse momento.

Porém, os noivos também podem investir em outras opções, como bartender, dançarinos, cabines fotográficas ou caricaturistas. Aqui, é preciso considerar o orçamento e o estilo dos noivos e dos convidados para encontrar as melhores alternativas.

Outra opção interessante são os espaços zen e as áreas de massagem. Para isso, são criados pequenos espaços na festa, como lounges, com ou sem a contração de massagistas. Assim, as pessoas podem relaxar um pouco e recuperar as energias antes de voltar para a pista.

Pista de dança

Parece besteira, mas muitos noivos esquecem de pensar na pista de dança durante o planejamento. Contudo, o ambiente escolhido deve ter espaço suficiente para a valsa dos noivos e para acomodar os convidados que queiram dançar.

A fim de dar um toque especial, você pode investir em tapetes e iluminação personalizada. E para incentivar as convidadas, vale a pena oferecer o vale-conforto, com chinelos como lembrança. Os adereços para os convidados, como acessórios e placas, também são uma ótima forma de descontrair e animar a festa.

Fotógrafo

Com certeza, você não quer passar meses organizando tudo para não ter ótimos registros de cada momento desse dia tão importante. Então, se tem um item que não pode faltar em uma festa de casamento, é um bom fotógrafo.

Contrate um profissional de confiança, que preste um serviço de qualidade. Busque indicações, veja o portfólio e encontre um fotógrafo que realmente lhe agrade. Essa é uma oportunidade única, então procure o melhor custo-benefício para garantir um álbum lindo para o seu casamento.

Além disso, para quem deseja registros ainda mais detalhados, vale a pena investir em ensaios como pré-wedding, trash the dress e making off, além da filmagem do evento.

Agora que você já sabe o que não pode faltar em uma festa de casamento, é importante ficar de olho na hora de contratar os fornecedores: procure empresas que tenham experiência e que ofereçam um serviço de qualidade para garantir um evento inesquecível.

Gostou deste texto? Se você está planejamento o seu casamento, aproveite para entrar em contato com a gente e conheça as opções que a Mansão Marion oferece para realizar a festa dos seus sonhos!