7 dicas de como escolher fornecedores para o casamento

Uma das dúvidas mais comuns entre os noivos na hora de planejar a cerimônia e a festa é como escolher fornecedores para o casamento. Com tantas opções para o grande dia, muitas vezes, fica difícil identificar as melhores alternativas ou, até mesmo, saber como começar a procurar, não é mesmo?

Além disso, para ter segurança nas contratações e evitar imprevistos durante o planejamento, é importante ter alguns cuidados e conhecer bem todos os gastos envolvidos para se manter dentro do orçamento e fazer as melhores escolhas. Mas você sabe como fazer isso?

Sabemos que essa é uma tarefa um pouco complicada, por isso, preparamos este post com 7 dicas incríveis sobre como escolher fornecedores para o seu casamento. Acompanhe!

1. Defina um orçamento

O orçamento deve ser o ponto de partida na busca de fornecedores. Ele ajudará a filtrar as possibilidades e a escolher opções que sigam o limite definido. O ideal é calcular qual o valor que poderá ser investido na festa e considerar, ainda, uma margem de segurança — uma reserva financeira para eventuais imprevistos.

Isso é importante para que você tenha mais tranquilidade durante os preparativos e, se não acontecerem imprevistos, nada impede que você invista o valor em outros itens para a festa, para mobiliar a casa ou fazer um upgrade na lua de mel. 

2. Escolha a o estilo do casamento

O estilo do casamento também é importante quando se fala em como escolher fornecedores. Apesar de ser comum encontrar profissionais versáteis, que conseguem se adequar às diferentes possibilidades, existem algumas opções mais específicas, especializadas em determinados estilos.

Isso ajuda a direcionar melhor a busca, focando em profissionais que possam trabalhar de acordo com o estilo escolhido e nos itens necessários para que o casamento aconteça conforme planejado.

Definir o estilo também é fundamental para que os fornecedores entendam o que você deseja e possam alinhar melhor os pacotes oferecidos, fazendo propostas mais adequadas às suas expectativas.

3. Procure indicações

Uma tarefa que costuma deixar os noivos um pouco perdidos é encontrar as opções de fornecedores. Afinal, como fazer isso? Uma das melhores formas é pedir indicações para amigos e pesquisar na internet.

As redes sociais e os sites para casamento são ideais para isso: além da indicação, você também consegue acessar os relatos e as avaliações de outros clientes sobre o serviço prestado. Dessa forma, é possível identificar os fornecedores mais adequados e, até mesmo, descartar algumas alternativas.

4. Verifique o portfólio

Analisar o portfólio permite que você tenha noção sobre os eventos já realizados e como é o trabalho dos profissionais. Essa é a melhor forma de conhecer os trabalhos e identificar se o serviço está de acordo com o que você espera para o seu casamento.

Geralmente, os fornecedores têm portfólios disponíveis online, no seu próprio site ou nas redes sociais. Mas não se prenda apenas ao que ele divulga: procure por fotos marcadas pelos clientes e outras informações pela internet.

Outro ponto importante é pedir amostras ou degustações. Por exemplo, antes de contratar o responsável pelos convites ou pelas lembrancinhas, solicite uma amostra do produto para ver o material utilizado e conferir a sua qualidade. No caso do buffet, peça para fazer uma degustação. Assim, você terá mais segurança na hora de fechar o contrato.

5. Conheça os profissionais

Muitos noivos fecham o contrato sem ter um contato mais próximo com os profissionais, confiando apenas na indicação recebida e em contatos via internet. Porém, conhecer os fornecedores pessoalmente e conversar sobre o casamento é um passo muito importante.

Depois de fazer uma análise dos portfólios e avaliações dos clientes, marque uma entrevista com os fornecedores que você mais gostou. Esse é o momento de conhecer melhor o trabalho realizado, esclarecer todas as dúvidas e mostrar para o profissional o que vocês esperam do serviço prestado.

Durante a entrevista, você também pode avaliar como é o atendimento e a comunicação com o fornecedor. O casamento é um momento muito especial, por isso, é fundamental ter o apoio de profissionais que tenham empatia por seus desejos e realmente compreendam a importância desse evento para você.

6. Peça diversos orçamentos

Essa é uma dica de ouro quando se pensa em como escolher fornecedores para o casamento. Eles geralmente trabalham com diferentes pacotes de serviços e preços variados para atender todos os perfis: desde os noivos que estão dispostos a fazer grandes investimentos na festa até aqueles que querem casar gastando pouco.

Por isso, sempre peça para que eles formulem vários tipos de orçamentos, abrangendo todos os serviços ofertados, para que vocês possam fazer um bom comparativo antes de definir a melhor opção. E não se esqueça de consultar diferentes fornecedores, combinado?

A organização do casamento exige paciência, por isso, tenha calma antes de escolher os serviços. Isso é importante para que você tenha segurança e não corra o risco de, depois de alguns dias, descobrir que havia opções melhores disponíveis.

7. Avalie o melhor custo-benefício

Se você seguir todas as dicas anteriores, vai conseguir várias opções de fornecedores e orçamentos. Então, chega a hora de encontrar o melhor custo-benefício para o seu casamento. Nem sempre o maior preço significa mais qualidade, da mesma forma que preços menores não significam que o serviço não é bom.

O ideal é analisar os prós e contras de cada um e avaliar qual deles oferece o serviço mais adequado para a sua festa pelo melhor preço. Uma ótima dica para economizar é encontrar fornecedores que ofereçam pacotes mais completos, por exemplo, incluindo o espaço, o buffet e a decoração.

Assim, você pode negociar melhores condições para o contrato e terá mais tranquilidade durante o planejamento, já que, centralizando os serviços, não é preciso alinhar o trabalho de diversos profissionais.

Finalmente, além de saber como escolher fornecedores, é fundamental manter sempre um contato próximo e dar feedbacks sobre os serviços prestados em cada etapa. Assim, eles conseguem ficar cada vez mais alinhados com os seus objetivos, evitando falhas na organização do casamento e garantindo que tudo aconteça exatamente como você sonhou.

Então, gostou deste post sobre como escolher fornecedores para o casamento? Se quiser acompanhar outros conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de outras dicas incríveis para planejar o seu grande dia!