Você sabe qual o significado das flores no casamento?

Entender o significado das flores no casamento faz toda a diferença na composição da cerimônia. De fato, cada uma delas expressa um sentimento que deve ser inserido como forma de comunicação pelos noivos. Essa tradição começou na era vitoriana em que as plantas expressavam emoções que vão desde amor verdadeiro até felicidade. 

O grande segredo está em fugir daqueles arranjos tradicionais e apostar em montagens com toques pessoais que agreguem muito valor a decoração da festa. Pesquise bastante antes de tomar as decisões com a intenção de buscar um clima repleto de harmonia e belezas naturais. 

Quer saber mais? Vamos mostrar uma lista de significados com as flores mais usadas em casamentos. Acompanhe: 

Amarílis 

A planta da Amarílis costuma ficar muito bem em casamentos ao ar livre por ser conhecida como uma espécie de beleza extrema. Seu significado tem mensagens especiais quando oferecida a pessoas glamorosas.

Ou seja, tem tudo a ver com uma ocasião única como o casamento. São encontradas em tons amarelos, avermelhados e rosados. Dentro do contexto de celebrar a união também está diretamente ligada a admiração — o que na vida do casal faz muita diferença.

Antúrio 

Essa flor é um verdadeiro sinônimo de romantismo. Por ter sido inspirada no cupido ganha cada vez mais destaque nas festas de casamento, já que representa luxo, autoridade e inocência. Os tons mais comuns na decoração são rosa, vermelho e amarelo. Para a composição de arranjos se torna uma planta muito versátil que se encaixa bem tanto no enfeite de mesas quanto da cerimônia no geral. 

Cravo

Muito famosa por ser usada na lapela dos noivos e padrinhos, a flor simboliza características do universo masculino. Entre as principais estão dinheiro, referências afrodisíacas e respeito. Em toda sua essência mostra a solenidade do compromisso firmado junto a futura esposa em um momento tão especial. Além disso, em algumas leituras, o cravo está ligado ao amor puro com boa sorte. 

Crisântemo 

Conhecida como a flor de ouro, na simbologia dos casamento apresenta uma série de mensagens positivas. Como existem mais de 100 espécies, as noivinhas podem investir em criatividade. Ainda que a cor considerada original seja amarela, a escolha depende muito da temática da cerimônia e a personalidade do casal. Praticamente todas são usadas para celebrar a vida, porém, as vermelhas se tornam mais expressivas por representarem paixão e amor.

Gardênia 

As gardênias são consideradas grandes tesouros tropicais. Por este motivo, combinam bastante com a decoração de casamento ao ar livre, na praia ou no campo. Extremamente delicadas, também ajudam a trazer sofisticação a qualquer tipo de ambiente. Com folhas verdes escuras, apresentam pétalas brancas e tons de creme que significam doçura, sinceridade e pureza no relacionamento. 

Gérbera 

Diante de tantas opções de cores no mercado, certamente, quem escolher decorar a festa com gérbera terá que pesquisar durante um bom tempo. Isso porque é fundamental que as flores combinem na estrutura da paleta oficial. Dentro desse contexto, a flor está relacionada à energia da vida, simplicidade, sensibilidade e nobreza. Sem contar que fazem muito sucesso em ambientações mais românticas ou de estilo minimalista por trazer elegância na medida certa. 

Girassol 

Com um visual impressionante, os girassóis representam felicidade e lealdade. Tudo isso ainda tem a ver com a energia positiva recebida do sol. Ou seja, para os casais que gostam desse tipo de flor, o melhor caminho é usá-la durante o dia para que possa criar uma atmosfera mais aconchegante e animada na composição da festa de modo geral. 

Lavanda

Além de muito bonita, a lavanda também proporciona um perfume agradável ao ambiente da cerimônia. Em um momento de ansiedade para o casal, ter a flor presente representa calma e admiração.

Muitos acreditam que todas as energias podem ser renovadas pelo aroma de lavanda que tende a estimular todos os sentidos. Outro destaque é que os tons de lilás combinam muito com o branco do vestido de noiva e agregam muito charme ao visual final. 

Hortênsia 

As Hortênsias apresentam pouca variedade de cores, mas são marcantes quando se trata de celebrações de casamento. Por serem muito belas agregam toques de modernidade e elegância à decoração. Seu significado envolve dignidade, honra e obstinação. Uma das preferidas das noivas é a versão azul da flor que está associada a tranquilidade, calma paz ou conforto. 

Lírio

Os lírios são tendências em casamentos modernos. Eles se tornaram muito comuns nas festas por valorizar o visual de qualquer ambiente de forma sutil. Refletem pureza e respeito na futura vida a dois do casal. Já as flores alaranjadas, que combinam com todos os tipos de estilo na decoração, ficam bastante contextualizados por simbolizar paixão. 

Rosa

Muito procurada para casamentos, as rosas são os clássicos da ocasião. Os significados variam de acordo com as cores escolhidas em cada tipo de união. As vermelhas estão ligadas ao amor ardente, coragem, admiração e a paixão. As amarelas representam amor entre amigos junto de felicidade extrema. Uma boa alternativa, para quem deseja fugir do comum, é a rosa champanhe que é símbolo de simpatia, felicidade e admiração. 

Tulipa

A flor se apresenta em diversas cores. Cada uma com um tipo de significado diferente no cenário da cerimonial. As mais usadas são as tulipas rosas que mostram o cuidado com o coração do outro tão representativo na celebração da união. As vermelhas são uma verdadeira declaração de amor e as roxas uma vida repleta de realizações. 

Magnólia 

Muito sofisticada, a flor é nativa do Japão, Malásia, América do Norte e regiões tropicais. Nas festas de casamento estão relacionadas a nobreza com toques de pureza. Ao contrário do que muitos pensam, a Magnólia não possui pétalas. Sua característica se apresenta por uma estrutura de “Tepals” que crescem em torno de árvores verdes. 

Lisianto

Ideal para os casamentos de princesas, o sinônimo do Lisianto é sofisticação. São frequentemente confundidas com as rosas, entretanto, a diferença está no contorno por uma folhagem verde. O significado explora a sensibilidade feminina junto a um toque de elegância que contextualiza a decoração. As cores mais usadas na ocasião são roxo, branco e rosa. 

Pronto! Agora você já conhece o significado das flores no casamento. O mais importante é escolher algo que tenha a ver com a personalidade dos noivos e combine com a paleta de cores oficial da cerimônia. Assim, fica muito mais simples agregar sofisticação sem deixar de lado o toque de romantismo essencial ao grande dia. 

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre as flores ideias para casamento em cada estação