Descubra como escolher a lapela do noivo e ficar com o look sensacional

Durante os preparativos do casamento, certamente, chega um momento em que todo mundo se pergunta: “Como escolher a lapela do noivo?”. Afinal, esse tipo de acessório traz um charme especial ao visual, além de valorizar essa tradição no traje masculino que se originou no noivado do príncipe Albert com a rainha Vitória. O grande segredo, para acertar em cheio, está em pesquisar com antecedência.

Ou seja, quanto mais informações sobre o assunto, mais simples fica todo o processo de harmonização de estilo. Tenha em mente que a flor também deve ser inserida na composição dos padrinhos como forma de diferenciá-los dos outros convidados e, por isso, exige alguns cuidados especiais. 

Quer mais? Siga nossas dicas de como deixar o look sensacional apenas com opções repletas de bom gosto e elegância. Acompanhe:

Considere o estilo do noivo

Durante o casamento é muito importante que o noivo se sinta confortável com o traje. Por este motivo, questionar sobre suas preferências de estilo faz muita diferença no resultado final. Considere que existe um verdadeiro universo de possibilidades que agradam desde os mais criativos até os mais conservadores.

A única regra permanente é que a lapela deve ser usada do lado esquerdo do terno. Muitos paletós masculinos possuem uma abertura estratégica, especialmente, para encaixar a flor escolhida. Defina inicialmente os outros detalhes do visual e, por último, pense em qual composição se encaixa perfeitamente também com o seu buquê.

Estude a paleta de cores do casamento

A paleta de cores do casamento funciona como o ponto direcionador de diversas escolhas. Isso porque o equilíbrio entre os tons deve ser respeitado na hora de criar uma identidade visual harmoniosa aos convidados.

No caso da lapela, para não perder o toque romântico, procure por opções leves que costumam combinar com qualquer composição, como cravo branco, mini rosa, orquídea, jasmim e mosquitinho.

Outro detalhe importante está na gravata do noivo. A maioria dos homens costuma combinar as duas tonalidades em um visual mais discreto. No entanto, também se torna interessante criar contrapontos que trazem elegância ao traje. Um bom exemplo disso é a gravata preta em contraste com uma flor branca.

Combine com o tema escolhido

Quando a festa apresenta toques de modernidade, o noivo pode trazer referências pessoais ao estilo do traje. Se ele é apaixonado por fotografia, construir uma lapela em formato de uma mini câmera deixa o look mais leve. Dentro desse contexto, a criatividade deve falar mais alto no momento de fugir do comum. 

Já em casamentos tradicionais, o diferencial está em focar na temática da cerimônia. Em ambientes mais românticos, voltados ao estilo princesa, as mini callas coloridas representam um verdadeiro símbolo de sofisticação. Agora, se a proposta for um cerimonial mais clean ou intimista, o melhor caminho é apostar em flores adaptáveis, como jasmim, lavanda e rosa.  

Observe as condições do tempo

As condições do tempo são determinantes na escolha da lapela. Pode até não parecer à primeira vista, mas se as flores não resistirem ao calor, todo o visual fica comprometido. Faça uma boa pesquisa com antecedência para ficar por dentro das opções mais indicadas em cada estação.

Diante disso, fica muito mais fácil evitar que o noivo tenha preocupações desnecessárias no altar. Caso seja um dia muito quente, evite flores pesadas ou com cheiro forte. Essa regra vale também para a decoração de modo geral. As melhores sugestões, em uma situação como essa, são: girassóis, margaridas, cravos e rosas do deserto.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a lapela do noivo e deixar o look deste dia especial ainda mais charmoso e sofisticado. Entretanto, lembre-se que não existe uma regra que deve ser seguida. Tudo depende das preferências do casal e do conforto no estilo final. Além das flores, saiba que também existe a possibilidade de inserir um lenço no paletó para deixar o visual ainda mais personalizado.

Gostou das informações deste artigo? Então siga nossa página no Facebook e confira mais detalhes sobre o universo dos casamentos.