Afinal, como escolher as roupas dos padrinhos para o dia do casamento?

Importantes na composição da cena do altar e, principalmente, na vida dos noivos, os padrinhos têm papel de destaque no casamento. A conexão e harmonia entre eles e os protagonistas da cerimônia são tão especiais que merece ser traduzida no visual. Para fazer isso, nada melhor do que dar uma atenção especial à escolha da roupa para os padrinhos.

Definir o que será usado depende de detalhes que vão do estilo do casamento até o traje do noivo. Mas, apesar da decisão exigir certo cuidado, algumas dicas podem tornar esse processo muito mais fácil. Confira algumas delas para se inspirar!

Fique atenta ao clima, horário e local da cerimônia

Esse é o passo mais importante na hora de escolher a roupa para padrinhos. Adequar o vestuário ao clima e ambiente não só é uma questão de apelo visual, como também de conforto.

Em qual estação do ano acontece o casamento? Tempos quentes e frios exigem roupas diferentes. O mesmo acontece com o horário e local: uma cerimônia durante o dia em um cenário ao ar livre é menos rigorosa com a questão do traje do que um evento noturno em salão. No primeiro caso, dispensar o paletó e investir no traje casual, por exemplo, é muito mais aceitável do que no segundo.

Considere o boutonniere

Sabe aquela flor ou tecido preso na lapela? É uma ótima maneira de dar um toque a mais no traje e ainda diferenciar os padrinhos dos outros convidados. O boutonniere deve ser encomendado com antecedência e o mais indicado é que os noivos os providenciem para os padrinhos.

Se a ideia for utilizar flores, algumas das mais usadas nesse caso são rosas, orquídeas ou jasmins. Você só precisa tomar o cuidado de manter um padrão entre elas e o buquê da noiva, afinal, ninguém quer um exagero de informações no altar, não é?

Aposte nas gravatas diferentes

Um jeito muito simples e eficiente de manter a harmonia na roupa dos padrinhos é elegendo a gravata que será usada no grande dia. Além disso, essa também é uma forma de ter certeza de que a paleta de cores será seguida a risca.

Se quiser usar essa bela tática, presenteie os padrinhos com a gravata da cor ou modelo de sua preferência. Uma boa dica é entregar a peça junto com o convite do casamento. Como se já não bastasse as outras vantagens, a gravata também se torna uma lembrança do evento.

Comunique-se com os padrinhos

Os escolhidos para acompanharem os noivinhos no altar são pessoas que, de alguma forma, estiveram sempre presentes na trajetória do casal, certo? Então não deixe de contar com eles em mais essa etapa.

Mantenha-os sempre informados e, se possível, deixe que participem da escolha da roupa, sugerindo ideias. Hoje em dia é fácil fazer isso usando a tecnologia a seu favor. Um grupo no Facebook ou Whatsapp já é o suficiente para deixar todo mundo entrosado e bem informado sobre as decisões.

Foque na paleta de cores

É muito provável que a cerimônia tenha uma paleta de cores definida, então continue seguindo ela na hora de escolher a cor que os padrinhos devem usar.

O ideal é criar um equilíbrio entre os tons do noivo e dos padrinhos. Eles não devem ser iguais, mas também precisam conversar entre si para que haja uma coerência. Por exemplo: se o noivo apostar em um terno azul claro, os padrinhos podem vestir azul marinho; ou se o noivo preferir o cinza escuro, padrinhos têm o cinza claro como uma boa opção.

E não esqueça de manter esse mesmo equilíbrio entre as cores deles e dos vestidos das madrinhas, hein?

A disponibilidade de encontrar modelitos incríveis independentemente da cor escolhida faz com que os pombinhos tenham liberdade de selecionar a preferida. Marsala e tons pastéis vem sendo exemplos de tendências, assim como as coringas cores neutras: bege, azul e cinza. Têm roupas para padrinhos de todos os gostos!

Agora que você sabe como escolher o traje deles, já decidiu quem são os felizardos que estarão muito bem vestidos no seu grande dia? Veja como acertar na escolha deles!