Buquê de noiva: conheça 10 tipos aqui

Escolher o buquê de noiva dos seus sonhos pode ser uma tarefa bastante complicada. Afinal, existem diversos estilos que deixam qualquer noivinha confusa. Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e conhecimento sobre as características de cada formato, fica muito mais fácil montar o look ideal para o grande dia. 

O mais importante é considerar o corte do vestido, as jóias e a temática central da cerimônia. Dentro de todo esse contexto, você pode seguir o seu gosto pessoal a partir de algumas referências. Tenha em mente que o grande diferencial está em personalizar o acessório de acordo com seu perfil e personalidade.

Quer saber mais? Neste post, vamos mostrar 10 tipos de buquês de noiva para inspirar a sua escolha. Acompanhe! 

1. Braçada 

Esse estilo apresenta uma estrutura mais fina, para ser carregado no braço da noiva. As flores vivas se encaixam perfeitamente com cerimônias realizadas durante o dia e em locais abertos, como campo ou praia. As hastes mais longas podem ser enfeitadas de acordo com o modelo do vestido e se adaptam, especialmente, às silhuetas esguias.

No entanto, é muito fácil fazer adaptações que valorizem o perfil das baixinhas. Esse tipo de harmonização varia conforme as flores definidas e o tamanho do talo. Se o seu look final terá o estilo clássico de princesa, formato em A ou reto com saia caída, esse buquê representará o toque de charme que faz muita diferença. 

2.Cascata ou cacho de uva 

Para quem não abre mão do tradicionalismo na hora do “sim”, o formato cascata, também conhecido como cacho de uva, acompanha vestidos repletos de personalidade. Apesar de ter passado por uma temporada de baixa procura, o buquê voltou ao topo das tendências com possibilidades de adaptações. O grande segredo está em proporcionar um balanço natural com as flores e aumentar o comprimento de forma elegante. 

3. Redondo

Muito tradicional, o buquê redondo é o queridinho das noivas princesas. A possibilidade de variar as cores e o estilo das flores ajudam na hora de criar um acessório personalizado, de acordo com o contexto geral da cerimônia. O diferencial está em pensar cuidadosamente a proporção de volume. Então, avalie a sua altura e o tamanho do vestido antes tomar a decisão. 

4. Formato de taça

Por ter uma estrutura mais solta, essa opção combina com as noivas despojadas e os casamentos intimistas. A escolha das flores é essencial para definir a temática de estilo. Por exemplo, um buquê montado de forma despretensiosa proporciona leveza para as cerimônias realizadas nas primeiras horas da manhã. Já no contexto clássico, a ideia gira em torno de montar uma opção estrategicamente desarrumada que agrega muita elegância. 

5. Flor única 

O buquê com uma única flor é uma das principais tendências do momento. A proposta inovadora traz modernidade ao look sem perder a elegância necessária da ocasião. O modelo combina bastante com vestidos que chamem a atenção e que precisem de acessórios discretos, porém, de muita personalidade. Uma das principais sugestões é usar a peônia, considerada a espécie mais rara do Brasil, como buquê. 

6. Especiarias 

Apesar de não ser muito popular no mercado de casamentos, o modelo verde ou de especiarias ganha o coração das mais ousadas. O resultado entra na linha do estilo natural que chegou para ficar em todas as áreas. A escolha certa vai depender da criatividade de cada noivinha, já que a proposta apresenta uma infinidade de opções.

As variações são de ramos, folhas e até algumas verduras estilizadas. O lado supersticioso fica por conta das especiarias, com a inclusão de canelas, sementes e folhagens.

7. Coração 

Perfeito para as cerimônias que exalam romantismo, as flores em formato de coração são um clássico atemporal. Seu significado representa o amor presente em um relacionamento entre duas pessoas no matrimônio. O modelo pode ser adaptado de acordo com suas preferências de paleta de cores. O mais indicado é preservar o buquê arredondado, que se sobressai com uma flor na ponta. 

8. Pequeno ramalhete 

Muito popular em casamento civil e em cerimônias com estilo clean, o ramalhete mostra a beleza dos pequenos detalhes. O acessório chama mais atenção pelas flores escolhidas do que por seu tamanho. Por isso, para destacar a composição de forma elegante, dê preferência às cores com personalidade e combine com folhas verdes.

9. Mesclado 

A mistura de flores românticas com plantas suculentas enche os olhos de tanta beleza. Por conta da versatilidade desse buquê, a criatividade se torna a principal aliada no momento de criar um acessório dos sonhos. Monte um visual de acordo com a temática decorativa da cerimônia. Claro que não precisa combinar exatamente com as cores principais, no entanto, seguir o caminho dos tons da paleta é fundamental. 

10. Segundo buquê de noiva 

Em toda festa de casamento, é preciso pensar também em um buquê diferenciado que será jogado aos convidados. Pense em uma opção descontraída, que se encaixe com a proposta da cerimônia e o perfil do casal. O tom da brincadeira se transforma em um dos momentos mais aguardados da celebração e, por isso, merece uma atenção especial.

Uma versão inovadora é guardar o acessório em uma caixa de acrílico personalizada. Assim, a noiva joga alguns chaveiros para que todos tentem abrir o tesouro — em uma espécie de gincana. Quem tirar a sorte grande, fica com o buquê. Veja outras opções divertidas: 

  • sapinhos; 
  • bomba;
  • doces; 
  • Santo Antônio; 
  • pérolas;
  • corte das fitas;
  • broche. 

​Outra forma diferente de tornar a situação descontraída envolve a organização de um jogo de bingo. Isso mesmo! Os convidados podem participar de uma rodada com cartelas e palavras românticas relacionadas aos noivos ou a histórias de relacionamentos de celebridades. Distribua a cartela entre as solteiras e escolha alguém especial para realizar o sorteio das bolas. A primeira que preencher as palavras leva o acessório. 

Pronto! Agora você já conhece os principais tipos de buquê de noiva. Considere todas as opções, mas use o formato preferido apenas como inspiração. Afinal, o acessório deve ser escolhido a partir do seu gosto pessoal, e não para seguir uma tendência. O modelo ideal é aquele que possui personalidade, elegância na medida certa e muito estilo. 

Gostou das informações deste artigo? Então leia também estas 4 dicas para encontrar o vestido de noiva ideal