7 dicas de roupas para madrinhas em casamentos na primavera e verão

Escolher roupas para madrinhas na primavera e verão não é uma tarefa fácil. Afinal, são diversos detalhes que precisam ser avaliados cuidadosamente. Mas não se preocupe! Ao seguir as principais tendências, fica mais simples encontrar algo que combine com a personalidade das convidadas e a temática da festa. 

O diferencial está em compreender que a temporada valoriza beleza natural em peças confortáveis. Porém, isso não quer dizer que as composições elegantes devam ser deixadas de lado. Encontrar o equilíbrio é o verdadeiro segredo do sucesso em uma ocasião tão importante. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 8 dicas de roupas para madrinhas na primavera e verão. Acompanhe.

1. Cores alegres

O casamento ao ar livre permite que as madrinhas usem cores alegres, já que um altar repleto de tonalidades traz ainda mais elegância a ocasião. Ao contrário do que muitos pensam, combinações alegres nos vestidos não causam conflitos com a decoração ou, até mesmo, o estilo da noiva

O diferencial está em escolher um modelo adequado para o horário da cerimônia. Por exemplo, em eventos matutinos, o azul Tiffany, rosê, amarelo e o verdeesmeralda proporcionam um lindo resultado quando combinados com acessórios discretos. Tudo depende da temática da festa, sem deixar de lado o bom gosto nos detalhes. 

2. Tecidos mais leves

Com os dias mais quentes durante a primavera e o verão, as madrinhas devem apostar nos tecidos leves. Não importa qual seja o estilo da cerimônia, o mais importante é manter a harmonia do visual sem perder a elegância. Saiba que a leveza no traje abre margem para a ousadia nos penteados e na maquiagem.

Assim, fica mais fácil encontrar o equilíbrio que traz todo o glamour necessário. Imaginar uma convidada no altar com uma roupa de veludo marinho no sol da tarde é um verdadeiro crime, concorda? Por esse motivo, você precisa sugerir cores dentro da paleta do casamento para auxiliar na escolha do tecido. Entre as principais opções estão a seda, musseline e crepe nuage.   

3. Estampas florais 

Os vestidos florais são uma tendência que nunca sai de moda. Quando se trata de representar um papel de destaque em um casamento, então, esse estilo ganha ainda mais personalidade. Isso acontece porque a estampa costuma ser a cara tanto do verão quanto da primavera, e é uma excelente maneira de fugir do comum.

No entanto, ainda que seja uma cerimônia diurna, torna-se necessário tomar alguns cuidados. Os tons florais precisam ser harmoniosos entre si para que não se assemelhem ao branco exclusivo da noiva.

4. Harmonia com o estilo da noiva 

Para encaixar as madrinhas dentro da proposta escolhida para a cerimônia, você precisa pensar no cenário do altar como um todo. Diante disso, harmonizar o visual da noiva com o estilo dos vestidos é fundamental. Claro que nenhuma delas deve usar algo de tanto destaque, porém, seguir a mesma linha no corte faz muita diferença na identidade visual. 

Por exemplo, se a sua preferência for um traje mais clean, alguém com um vestido espalhafatoso pode quebrar o clima elegante da composição. Outra opção interessante está na possibilidade de selecionar apenas uma cor para o vestido de todas as madrinhas. Essa tradição é muito comum nos Estados Unidos e faz cada vez mais sucesso por aqui. 

5. Acessórios da estação

Os acessórios são fundamentais para criar um look elegante. Portanto, caprichar em peças da estação traz personalidade ao traje das madrinhas. A atmosfera de um casamento no verão pede tons vivos, especialmente, nas bolsas de mão com pedrarias. Os contrapontos com vestidos neutros permitem o uso de brincos, colares, pulseiras e anéis mais chamativos.

A grande vantagem é que escolher apenas um acessório mais chamativo funciona como um ponto de cor na composição do visual. A escolha, no entanto, deve ponderar o horário da festa para não exagerar no brilho e criar uma aparência pesada.  

6. Vestidos com ombros de fora 

Engana-se quem pensa que vestidos com os ombros de fora não podem ser usados por madrinhas. Essa tendência costuma ser muito charmosa e traz um ar mais leve à composição do look. Um dos formatos mais usados é o ombro a ombro com babado, que combina perfeitamente com festas durante o dia.

O estilo princesa do decote também funciona bem e mostra um ar de modernidade. Já em cerimônias noturnas, o melhor caminho é optar por deixar apenas um lado do ombro de fora. Com a necessidade de um traje mais formal, nesse caso, o vestido também pode se encaixar com a exigência da ocasião.

7. Sandálias abertas

De nada adianta apostar em um visual elegante se o sapato não estiver de acordo com a composição das peças. Para seguir a mesma temática do estilo primavera/verão, a dica é usar sandálias abertas que mostram detalhes dos pés. Antes de tudo, avalie como será o terreno do evento com a intenção de garantir o conforto das convidadas. 

Em festas na praia, o salto pode ser substituído por uma rasteirinha sofisticada ou uma tornozeleira com joias. Tudo deve ser leve e fluído, sempre dentro da linha tropical chique. Tendo isso em mente, todas acertam o look sem deixar de lado o conforto na hora de aproveitar até o último minuto de festa.

8. Combinações com tranças

O cabelo preso é um verdadeiro clássico entre as madrinhas. Por isso, para criar um ar sofisticado no casamento, a melhor escolha está em incrementar o visual com tranças. Isso mesmo! As tranças trazem o glamour essencial e ficam bem em diferentes cortes de cabelo. 

O mais interessante é a possibilidade de personalizar o penteado de acordo com o estilo do vestido. Veja abaixo algumas sugestões.

  • coroa de tranças: vestidos gola alta;
  • tiara de trança: vestidos com decotes acentuados;
  • trança embutida: vestidos clássicos;
  • trança lateral: vestidos com os ombros à mostra. 

​Pronto! Agora você já conhece as principais dicas de roupas para madrinhas na primavera e verão. No momento de organizar a temática de sua cerimônia, não se esqueça de que cada temporada traz elementos únicos. Sendo assim, pesquise bastante antes de fazer as sugestões e incentive opções confortáveis para garantir que todos aproveitem a festa. 

Gostou das sugestões deste artigo? Então siga nossa página no Facebook e conheça uma série de novidades sobre o assunto.