Cerimonial de casamento: qual a real importância?

Sabemos que todo o conjunto para uma festa de casamento inesquecível exige muitos gastos. Em razão disso, muitos noivos acreditam que a contratação de um cerimonial de casamento é um investimento desnecessário.

No entanto, é aconselhável ponderar a importância de uma assessoria especializada para que as coisas saiam da melhor forma. Caso haja algum problema, essa equipe estará pronta para resolvê-lo de imediato, sem preocupar os noivos ou afetar o grande dia.

Neste artigo, vamos mostrar outras vantagens de contratar esses profissionais, além de dar dicas para você saber como a organização da cerimônia deve ser feita e entender a importância do cerimonial. Ficou curiosa, noivinha? Então, vem com a gente!

Por que contratar um cerimonial de casamento?

Esse dia é muito importante na vida do casal, o qual deveria aproveitar todo o processo da forma mais relaxada possível. Isso vira realidade quando há pessoas preparadas trabalhando para que a grande data se torne, de fato, inesquecível.

Veja algumas vantagens de contar com profissionais especializados na organização:

  • preocupação com cada detalhe;
  • equipe apta a resolver eventualidades;
  • responsabilidade com pesquisas, negociações e contratos;
  • visão realista, busca do equilíbrio entre sonho e realidade;
  • plano de trabalho detalhado e objetivo;
  • escolha dos melhores fornecedores;
  • conhecimento sobre novidades;
  • experiência na área.

Como organizar a cerimônia de casamento?

Agora que você viu como vale a pena investir nessa contratação, chegou a hora de compartilharmos as dicas de organização que preparamos para você. Acompanhe!

Selecione as músicas

Procure fazer isso com antecedência, ok? A Igreja Católica, por exemplo, pode ser rigorosa em relação às canções aceitáveis durante o cerimonial. Há muitas opções a serem escolhidas e usadas no grande dia, mas é fundamental consultar o celebrante para saber quais estilos são permitidos.

Geralmente essa escolha é algo bem pessoal da noiva ou dos noivos. As músicas podem representar a história do casal, desde o início até o momento presente.

Também é importante escolher a música pensando em cada etapa da cerimônia, como:

  • entrada dos padrinhos e do noivo;
  • entrada da noiva;
  • entrada das daminhas e dos pajens;
  • cumprimentos;
  • saída.

Algumas igrejas pedem que as músicas sejam eruditas, outras aceitam também músicas populares. É preciso levar em conta, ainda, o estilo de casamento: se é clássico, músicas eruditas combinam muito bem, como a famosa Marcha Nupcial, de Felix Mendelssohn.

Defina o cortejo da cerimônia religiosa

Podemos definir o Cortejo do Casamento como um ritual tradicional e atual. Ele consiste na ordem de entrada dos padrinhos, pais dos noivos e noivos. A adoção desse ato simbólico vai depender da religião dos noivos e do estilo de casamento escolhido — celebrações ao ar livre ou em um salão têm menos formalidades, por exemplo.

Há variações na ordem de entrada — em alguns casos, por exemplo, os padrinhos entram antes dos pais do casal. Contudo, a opção mais comum é a seguinte:

  1. A mãe da noiva e o pai do noivo;
  2. Os padrinhos;
  3. O noivo junto com sua mãe;
  4. As daminhas e os pajens;
  5. A noiva junto com seu pai.

Se os noivos não puderem entrar com os pais, devem escolher uma pessoa que represente a figura materna (no caso do noivo) e a figura paterna (no caso da noiva). 

Faça o roteiro dos ritos de cerimônia

Depois que as portas se fecham, há um suspense antes do grande momento: a chegada da noiva! Inicia-se a Marcha Nupcial, as portas se abrem e ela chega acompanhada de seu pai, à direita, segurando suas mãos ou de braços dados com ele.

Geralmente, segue-se determinada ordem, como:

  1. Há a saudação inicial do celebrante aos noivos, seguida pela oração;
  2. Liturgia da palavra, salmo e canto de aclamação;
  3. Entrada das alianças, caso elas não estejam no altar desde o começo;
  4. Confirmação de ambas as partes sobre o desejo de matrimônio: a famosa “hora do sim”;
  5. Benção das alianças;
  6. Troca das alianças e o aguardado beijo dos pombinhos;
  7. Fala final do celebrante, proclamando ambos como marido e mulher;
  8. Assinatura do livro de registros pelo casal e pelos padrinhos.

Pense no cortejo de saída

Também há mais de uma opção para o cortejo de saída. Uma delas é a seguinte:

  1. Os pais dos noivos;
  2. Os padrinhos;
  3. As daminhas e os pajens;
  4. Os noivos.

Há algumas opções em que os noivos saem primeiro. No entanto, a tradicional chuva de arroz ou de pétalas de flores — protagonizada pelos pais e pelos padrinhos — deixa o momento mais alegre e emocionante.

Planeje o momento dos cumprimentos

A tradição das cerimônias religiosas foi se adaptando às mudanças das épocas. Receber os cumprimentos também abrange mais de uma forma correta. Confira:

  • ao final da cerimônia, pais e padrinhos cumprimentam os noivos no altar;
  • pais e padrinhos permanecem em seus lugares e os noivos vão até eles;
  • os padrinhos podem realizar os cumprimentos após a cerimônia;
  • após a celebração, os noivos vão direto para a recepção e agradecem de maneira geral utilizando um microfone.

Além disso, pode-se formar uma fila na igreja para o cumprimento dos convidados. Isso deverá ser planejado antes, até mesmo para os participantes saberem que haverá esse tipo de saudação ao final.

A equipe do cerimonial de casamento se responsabiliza por essas etapas e pelos bastidores de todo o processo. Entre outras coisas, os profissionais:

  • organizam os ensaios;
  • orientam os participantes;
  • cuidam da estrutura, da decoração e da sonorização do evento;
  • conferem os itens recebidos;
  • solucionam os problemas que aparecem.

Percebemos como é essencial contar com uma equipe experiente, comprometida e inovadora, a qual personalizará esse grande evento de acordo com a vontade dos noivos e cuidará das etapas acima. Sabemos que economizar é um fator importante nessa nova jornada. Porém, não delegar as funções de organização pode gerar muito estresse, principalmente na noiva.

Enfim, neste artigo, vimos que um cerimonial de casamento bem planejado faz toda a diferença. A Mansão Marion, por exemplo, conta com uma organizadora eficiente que acompanhará tudo de perto e deixará os noivos confiantes e tranquilos.

E aí, noivinha, entendeu a real importância de um cerimonial de casamento? Se você tem alguma dúvida ou deseja uma assessoria competente para ficar à sua disposição durante todo o processo, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar a tornar essa celebração ainda mais especial!