5 dicas para escolher o vestido para dama de honra ideal

Na hora de planejar o casamento, é importante pensar em cada detalhe da ocasião para que tudo seja perfeito. Com o vestido para dama de honra, não é diferente. Afinal, as daminhas são parte fundamental da cerimônia e, se estiverem harmonizadas com o resto do casamento, deixam o evento ainda mais belo e especial!

Se você vai casar e está com dúvidas na hora de escolher o vestido das daminhas, estamos aqui para dar aquela ajudinha básica. Não deixe de conferir as nossas dicas abaixo para te ajudar com essa decisão!

Vestido para dama de honra: como escolher

É importante levar em consideração uma série de fatores na hora da escolha do vestido das daminhas. Como todos os outros detalhes do casamento, tenha em mente que ele deve ser do gosto dos noivos e refletir o seu estilo. Mas há outros elementos a considerar. Confira as nossas dicas!

1. Mantenha a identidade visual do seu casamento

O vestido das damas de honra deve estar em harmonia com os outros elementos do casamento. Por exemplo, se os noivos escolheram uma cerimônia simples e discreta, não é legal que as daminhas estejam com um vestido extravagante e cheio de brilho, não é mesmo? Desse modo, a coerência é fundamental na escolha.

2. Considere o local e o horário da cerimônia

Seu casamento será no campo, na praia ou na igreja? O local é grande ou pequeno? Ao ar livre ou coberto? É importante ter tudo isso em mente na hora de escolher o vestido das daminhas. Se for um casamento na praia, por exemplo, o que acha de escolher vestidos mais esvoaçantes? Eles têm tudo a ver o ar informal de uma cerimônia à beira-mar. Já em uma igreja ou um grande salão de festas, talvez você possa optar por modelos mais sofisticados.

Além do local, é preciso levar em conta o horário da cerimônia. O estilo de vestido tem que estar adequado ao período do dia, se o casamento será de manhã, à tarde ou à noite.

3. Encontre a cor ideal

Se o seu casamento tem uma paleta de cores, você pode utilizá-la para a escolha do vestido para dama de honra. Dessa forma, as daminhas estarão em perfeita harmonia com o resto do tema escolhido para o casamento.

Se não há necessariamente uma decoração focada em apenas certos tons, opte por cores mais neutras, que sejam fáceis de combinar. Vestidos coloridos e estampados também estão em alta, mas cuidado para não criar um desequilíbrio no visual da sua cerimônia, ok?

4. Lembre-se da estação do ano

Para escolher o vestido ideal para as daminhas, não se pode esquecer da estação do ano em que o casamento será celebrado. Isso poderá interferir no comprimento, estilo, tecido e tom do vestido escolhido.

5. Pense nos sapatos e acessórios

Além do vestido em si, é muito importante pensar também nos sapatos e acessórios das damas de honra. Lembre-se de que eles precisam estar em harmonia com o visual das daminhas e também com o resto do casamento.

Os sapatos precisam ser confortáveis e os acessórios, principalmente de cabelo (como tiaras, laços, flores), fazem toda a diferença no look.

Na hora de fazer a escolha do vestido para dama de honra, é imprescindível ressaltar que, na maior parte das vezes, elas são crianças. Portanto, além das dicas dadas, é preciso ter cuidado para que elas se sintam seguras e confortáveis com o vestido durante a cerimônia e a festa.

Se você gostou deste artigo, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro do nosso conteúdo!