Como escolher o traje do noivo: 7 coisas que você precisa observar

Escolher o traje do noivo não é uma tarefa das mais fáceis. De fato, com tantas opções no mercado especializado, os homens nem sempre têm disponibilidade — ou paciência — para pesquisar uma boa combinação. Mas não se preocupe! Basta ficar por dentro de alguns detalhes para que essa escolha tão importante se torne mais fácil. 

O grande segredo está em escutar suas preferências atenciosamente e preparar tudo com bastante antecedência. Assim, ele consegue fazer as modificações necessárias no corte para encontrar um estilo que se encaixe no seu gosto pessoal.

Quer saber mais? Então confira 7 fatores que você precisa observar com a intenção de acertar em cheio na escolha!   

1. Personalidade do noivo

O estilo do noivo é um fator determinante na hora de escolher o traje para a cerimônia. Caso ele seja mais despojado, um terno extremamente formal seria um erro imperdoável. Além de deixá-lo desconfortável, uma roupa inadequada ainda salta aos olhos dos convidados.

Isso acontece porque ninguém consegue disfarçar esse tipo de incômodo por muito tempo — ainda mais em um momento tão aguardado. Por isso, você deve se atentar em ajudá-lo a expressar suas preferências para acertar em cheio na hora de escolher o traje.

Pense em algo que tenha a ver com a temática da cerimônia, seja adequadamente elegante e favoreça sua beleza. Tudo isso, é claro, dentro de um look repleto de personalidade sem deixar de lado os toques originais. 

2. Época do ano

A data em que o casamento será realizado faz toda a diferença na escolha do traje. Afinal, ninguém espera um noivo vestido com veludo em uma cerimônia ao ar livre durante o verão, não é mesmo?

Os homens, na maioria dos casos, só desejam se sentir bonitos e confortáveis durante o grande dia. Diante disso, a preocupação com o tipo de terno sempre fica com a noiva — que é a que mais sonha com tudo perfeito. 

O melhor caminho é escutá-lo com atenção antes de qualquer coisa. Só assim será possível encontrar uma boa opção. Caso a festa aconteça em uma estação quente, priorize tecidos finos sem muitas sobreposições. Os famosos coletes são mais adequados no inverno, já que tendem a deixar o paletó ainda mais quente.    

3. Modelo do vestido de noiva

Pode até não parecer à primeira vista, mas o seu vestido de noiva deve ser levado em consideração. Por mais que sejam propostas diferentes, se torna muito interessante apresentar uma harmonia entre os trajes do casal.

Imagine só uma noiva com modelo tradicional repleto de sofisticação andar de braços dados com alguém sem gravata. Ficaria, no mínimo, engraçado, não é mesmo? Obviamente que a preferência do noivo deve ser respeitada, porém, existem algumas regras a seguir — e tudo depende de como será o direcionamento do seu look.

Ou seja, se o vestido segue uma linha mais clean, ele pode optar por um traje elegante com cores neutras. Já quem prefere uma composição mais moderna na hora do “sim!”, a indicação é um paletó com gravata borboleta.

4. Conforto do traje

Engana-se quem pensa que para se vestir com elegância é preciso abrir mão do conforto. Nada disso! Existem milhares de opções no mercado que podem compor um visual adequado e, ao mesmo tempo, agradável para quem está usando. O mais importante, em uma situação como essa, é ajustar bem ao corpo para que nada fique incomodando durante a festa.

Muitas vezes, a sobra ou o excesso de pano tende a tirar a paciência de qualquer pessoa. Por isso, confira as medidas com antecedência para se certificar de que o resultado não seja nem folgado nem apertado demais.

Entre os trajes mais utilizados pelos noivos, é possível citar:       

  • o terno clássico, para cerimônias tradicionais e a qualquer hora do dia;
  • o fraque, muito utilizado em casamentos ingleses e que costuma ser a principal opção de noivos estilosos em cerimônias noturnas;
  • o smoking ou black-tie, que são indicados para eventos de gala e fazem a cabeça dos mais elegantes em festas clássicas;
  • com suspensório, que é bem comum nos casamentos praianos, traz um estilo sofisticado na medida certa para o ambiente e é utilizado sem o paletó, apenas com camisa e calça social. 

5. Cores adequadas

Escolher a cor adequada do traje do noivo pode se transformar em uma grande dor de cabeça durante os preparativos. Como nos outros casos, o que realmente conta aqui é a temática da cerimônia e o estilo de cada um. Os casamentos noturnos formais pedem tons mais fechados, como o preto, azul marinho, grafite e variações de chumbo.

Ao final da tarde, a cartela de opções se torna mais clara com trajes em azul e cinza médio. Outro detalhe importante está em priorizar cores que realcem o tom de pele do noivo. Procure por um contraponto que traga equilíbrio ao look como um todo. 

6. Local da cerimônia

O ambiente onde o casamento será realizado também conta muito no momento de definir o traje perfeito. Isso porque a temática da cerimônia interfere diretamente no visual de todos e esse critério precisa ser respeitado. Em uma celebração na praia ou em local aberto durante o dia, o noivo fica liberado para usar branco, off-white ou composições com menos informações.

Quando o cenário da união é o campo, a escolha pode ser mais ousada com terno xadrez ou gravata borboleta — que trazem um ar romântico e vintage. Já em igrejas e salões de festas no período noturno, as opções tradicionais são as mais indicadas. O que pode fazer diferença, caso o noivo queira fugir do comum, é mudar a padronagem da roupa.       

7. Complementos 

Os complementos são excelentes formas de deixar o traje ainda mais com a cara do noivo. Poucos se atentam a esses acessórios, mas existem muitas possibilidades ao montar um look de casamento. Os alfinetes, por exemplo, são os mais clássicos — e extremamente elegantes no momento de subir ao altar.

A cor da camisa, que nem sempre precisa ser branca, também pode trazer um ar mais descontraído quando a proposta permite. Dentro desse contexto, também entram os sapatos com um toque de formalidade. Os modelos nem sempre precisam ter cadarços, porém, devem combinar com o corte do traje escolhido.    

Pronto! Agora você já sabe como escolher o traje do noivo. Por mais que seja uma tarefa trabalhosa com tantos afazeres durante os preparativos, é essencial experimentar a composição do look em diferentes ocasiões. Dessa maneira, fica muito mais fácil priorizar o conforto sem abrir mão da elegância.

E aí, gostou das informações deste artigo? Quer continuar a aprender sobre o tema? Então confira agora mesmo 5 coisas necessárias no dia do noivo!