Cerimônia e festa de casamento no mesmo local? Confira 10 cuidados!

A ideia de fazer cerimonia e festa de casamento no mesmo local é vantajosa em muitos sentidos. O que mais costuma encher os olhos de quem faz essa opção é o conforto de fazer tudo em um só lugar e a economia, já que associar dois eventos em um só lugar sai muito mais barato.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para que o casamento dos seus sonhos não perca o estilo nem vire uma grande furada. Para evitar problemas, vamos acompanhe nossas 10 dicas de como realizar o casamento dos sonhos no mesmo ambiente. Confira! 

1. Case em um lugar e tenha o melhor dos dois mundos 

Não é porque você vai se casar e fazer festa em um mesmo lugar que precisa ser tudo igual e sem personalidade. A decoração da cerimônia deve ser uma, seguir os ritos e influências escolhidos pela noiva, e a cara da festa deve ser outra. 

É claro que é importante que haja uma linha de condução entre um momento e outro, mas eles devem ser únicos entre si.

2. Tenha certeza de que o local tenha um salão para Dia da noiva por perto

Uma das vantagens de fazer tudo em um mesmo espaço é evitar deslocamentos, pegar trânsito, se atrasar e ainda correr o  risco de chegar ao evento suada e descabelada.

Tenha certeza de que o espaço escolhido tem uma localização com um salão para realizar o Dia da Noiva capaz de receber a  noiva, a mãe dela e as madrinhas para aprontá-la. A Ou seja, tem que ser um local grande, confortável e com uma estrutura mínima, com espelhos, ar condicionado e área para a noiva relaxar. 

O local também deve ser lindo, já que muitas fotos de bastidores são feitas nesse espaço.

3. Fique atenta quanto à celebração católica

Se você for católica e quiser um padre para realizar o seu casamento em um lugar diferente de uma igreja, fique atenta. Isto porque a Igreja Católica orienta seus padres a fazer esse tipo de cerimônia apenas dentro dos templos. Celebrar em casa de festas pode ser um problema.

4. Mantenha a formalidade

Mesmo com a cerimônia e a festa sendo realizadas no mesmo lugar, é preciso manter a formalidade dos dois momentos. É inadmissível, por exemplo, que garçons sirvam ou fiquem transitando durante a bênção do casal. Isso tira toda a solenidade do momento e distrai os convidados.

5. Tenha atenção com o conforto dos convidados

Mesmo que a celebração seja rápida, é preciso providenciar lugares para todos os convidados. É muito deselegante deixar uns em pé e outros sentados. Além do mais, é cansativo para algumas pessoas ficar de salto alto e de pé por algum tempo. Pense no conforto dos seus convidados.

Já entre as vantagens para os convidados de ir a uma cerimônia e a uma festa em um mesmo lugar estão o fato de fazer um único deslocamento, não se perder indo  de um ponto ao outro e ainda poder contar com serviço de manobrista na porta quando chegar. Ou seja, luxo só!

6. Espionar nem pensar!

Se você for o tipo de noiva ansiosa ou que gosta de opinar em tudo, se arrumar no lugar da festa e da cerimônia pode ser um problema. Isto porque a tentação de ficar olhando pela janela para saber se está tudo certo é grande. Não faça isso!

Concentre-se em ficar linda para o seu grande dia e confie no que combinou com o cerimonialista. Ele é um profissional experiente que vai saber deixar tudo como combinado e no tempo certo.

7. Organize o tempo dos eventos

E falando em cerimonialista, lembre-se de combinar com ele o tempo disponível para cada momento. Quanto tempo deve durar a cerimônia, como vai ser dividida a festa, a que horas será servido o jantar. Essas informações são importantes para que tudo saia do jeitinho que você sonhou e para evitar que se pague taxa de hora extra no lugar alugado.

8. Evite atrasos

Como cerimônia, festa e até o Dia da Noiva vão ser feitos em um mesmo lugar, não tem motivo para atrasar. Você deve estar pronta com uma hora de antecedência do evento para que tenha tempo suficiente para fazer fotos no lugar, antes de o primeiro convidado chegar. Depois, retoque a maquiagem e vá linda e plena para a cerimônia.

9. Sem álcool antes da festa

Tenha cuidado com o que for servir antes da cerimônia. Se houve algum atraso ou se for um dia quente e o evento em local aberto, é de bom tom servir uma água saborizada. Vai ajudar os convidados a se refrescarem e passar o tempo mais rápido. Lembre-se, bebida alcoólica nesse momento pensar!

10. Aproveite a cerimônia e festa de casamento no mesmo local

Até aqui, vimos alguns cuidados para que o casamento e a festa sejam perfeitos mesmo sendo no mesmo local, já que as vantagens desse tipo de parceria são inúmeras:

  • alugar um espaço para as duas coisas sai mais barato;
  • se houver atraso em uma parte dá para recuperar em outra, já que é tudo no mesmo ambiente e não tem problema de deslocamento;
  • se o tempo mudar, você consegue rapidamente migrar uma cerimônia ou festa em área aberta para um espaço fechado;
  • você não terá que dividir decoração com outra noiva. Será tudo seu, do jeitinho que você sempre sonhou, sem interferências.

As vantagens para cerimônia e festa de casamento no mesmo local são muito tentadoras, mas as facilidades de fazer tudo em um só espaço podem acarretar erros bobos os quais podem comprometer esse momento tão bonito. Cuidados com a decoração dos dois momentos, com os convidados e com o Dia da Noiva são só alguns itens que devem ser observados para tornar esse dia perfeito.

Com um espaço lindo, um cerimonialista atento saberá organizar as ações sem torná-las confusas ou sem charme.

Se você gostou das nossas dicas para cerimônia e festa em um só lugar, que tal  entrar em contato com a Mansão Marion e começar a preparar o seu sonho?