Aprenda como combater a ansiedade antes do seu casamento

Cada casal decide organizar o grande dia de um jeito específico, mas uma coisa que costuma ser comum entre todos é a ansiedade antes do casamento. Com todos os preparativos e a proximidade da data, é normal bater o nervosismo e aumentar a tensão.

Essa é uma sensação desconfortável e, muitas vezes, pode atrapalhar na hora de aproveitar esse momento tão importante. Afinal de contas, mesmo os preparativos rendem ótimas lembranças sobre o casamento.

É exatamente por isso que preparamos este post: separamos as principais dicas para combater a ansiedade antes do seu casamento. Confira!

Faça um planejamento detalhado

Contratar fornecedores, fazer lista de convidados, escolher os padrinhos, definir os detalhes, enfim, são várias tarefas que devem ser cumpridas e esse costuma ser o principal foco de ansiedade. Então, ter como controlar o que já foi feito, os itens pendentes e o prazo para cada uma delas é uma ótima forma de lidar com esse problema.

Acompanhamento o que já foi feito e o que está pendente, com a certeza de que está tudo sob controle, você não terá tarefas acumuladas nem precisará lidar com o nervosismo por estar com os prazos atrasados na organização da festa.

Invista em uma boa alimentação

Entre as principais consequências da ansiedade estão os problemas na alimentação. Pular refeições ou se descontrolar com a comida são atitudes muito comuns nessa fase, devido ao nervosismo. Mas é importante manter hábitos saudáveis para ficar ter mais disposição e evitar oscilações de humor.

Para ajudar, existem alguns alimentos que ajudam a combater a ansiedade, como mel, frutas cítricas e aveia. O bom e velho chá de camomila também é uma ótima opção para acalmar os ânimos e relaxar.

Por outro lado, comidas com alto teor de açúcar, sódio ou frituras, por mais que deem uma sensação de bem-estar logo após o consumo, afetam o controle emocional e podem aumentar a ansiedade. Então, fique de olho no cardápio e mantenha uma alimentação balanceada durante os preparativos para o grande dia.

Faça atividades físicas

Uma ótima forma de combater a ansiedade antes do casamento é fazer exercícios físicos. Além dos benefícios para a saúde, eles também liberam endorfina e serotonina, hormônios que proporcionam uma sensação de bem-estar, felicidade e prazer.

As atividades físicas também ajudam a se distrair e melhoram a qualidade do sono, tendo em vista que o corpo queimará mais energia durante o dia e vai precisar desse descanso para se recuperar. 

Tenha uma boa noite de sono

Além do descanso, uma boa noite de sono traz diversos benefícios: melhora a digestão, deixa a pele mais bonita, repõe as energias e alivia o estresse. Para isso, o ideal é dormir cerca de 8 horas, em um ambiente calmo e, preferencialmente, sem iluminação. Com a mente e o corpo bem descansados, você terá mais tranquilidade para cumprir todas as suas obrigações.

Por outro lado, a falta de sono contribui com as alterações de humor e a sensação de cansaço das noites mal dormidas atrapalham a sua rotina. Como consequência, na hora de lidar com os preparativos do casamento, o nervosismo será maior.

Procure distrair a mente

Mesmo com tantas tarefas para cumprir, você precisa ter momentos de distração e lazer para controlar a ansiedade, sem pensar nos preparativos. Aproveite o tempo livre para ler, assistir uma série, sair com os amigos e curtir outros hobbies.

Isso é essencial para que você tenha mais momentos de relaxamento e diversão, tirando um pouco o foco das tarefas pendentes e aliviando o nervosismo. Ter uma boa distração é sempre uma ótima forma de relaxar e lidar melhor com a tensão pré-evento.

Existem várias formas de lidar com a ansiedade antes do casamento, então você precisa analisar as opções para descobrir quais são as dicas que funcionam melhor para você e aproveitar cada momento dessa fase tão importante da sua vida.

E você, como está fazendo para lidar com a ansiedade antes do grande dia? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!