Decoração de casamento no verão: principais tendências da estação!

Seja porque você escolheu a época para casar, seja porque só deu para ser naquele momento, organizar uma decoração de casamento no verão requer alguns cuidados.

A estação, que é linda e cheia de bossa, tem também sol mais forte e por mais horas durante o dia, pancadas de chuva no fim da tarde e calor intenso. Por outro lado, oferece pôr-do-sol digno de pintura, luminosidade incrível e dias mais longos, e calor. Muito calor.

Quer aprender a usar tudo isso a seu favor em uma cerimônia de casamento incrível? Então continue lendo este artigo e tenha o casamento mais quente da estação.

Escolha o estilo do casamento

Não é só porque você tem que tomar alguns cuidados com as altas temperaturas que vai deixar de ter um casamento do jeito que sempre sonhou.

Que tipo de noiva você é? Mais moderna? Romântica? Clássica? Rústica? Essa pergunta é importante porque vai ajudar a definir o estilo da decoração e a montar um quebra-cabeça do que se encaixa ou não na tendência escolhida por você.

Por exemplo, uma decoração pode ser ao mesmo tempo mais romântica e rústica. Já uma noiva clássica dificilmente vai querer peças simples ou com efeito envelhecido (próprios do estilo rústico) na sua festa. Ou seja, a mistura aqui pode virar um verdadeiro desastre.

Escolher o estilo do casamento e a tendência de decoração também ajudam a dar um direcionamento para a noiva, já que ao longo da organização do evento, ela verá tanta coisa, tantas influências, que pode pirar.

Opte por um lugar adequado

Não tem jeito! Casar no verão requer cuidado redobrado com o lugar da festa e da cerimônia. Afinal quem é que quer um enlace em que os convidados vão se abanar o tempo todo, de mau humor por estarem passando calor?

A dica aqui é escolha um lugar que ofereça conforto! É para ser lindo e inesquecível, e não calorento e sofrido.

Se quiser fazer a cerimônia em lugar aberto para aproveitar a luz do dia e o pôr-do-sol, opte por um evento mais rápido para não expor as pessoas ao calor intenso. Depois, o ideal é que a recepção seja em ambiente fechado, com ar condicionado, para que todo mundo possa se refrescar e esquecer do calor que faz do lado de fora. 

Se quiser muito que a recepção também seja ao ar livre, providencie um lugar com muita sombra, a colocação de toldos ou outro tipo de cobertura. Além de proteger do sol, eles também são uma bela solução para as chuvas de verão que costumam acontecer nesta época do ano.

Decore de olho na estação

O calor da estação pede uma ambientação toda própria.  Que tal distribuir lounges e fontes de água ao longo da festa para criar um ar fresco e acolhedor?

E uma decoração trabalhada em tons vivos e cores quentes que remetam à estação? Vale pensar em laranja, amarelo, vermelho e até em combinações desses tons.

Se achar que está colorido demais ou se não fizer a linha noiva descolada, recorra às cores claras. Elas ajudam a minimizar a sensação de calor e dão um ar chique ao ambiente. Que tal uma decoração em tons de bege, rosa e branco? E por que não combinar as três?

Tenha cuidado com as flores

Sabem quem sofre mais do que os convidados no calor? As flores! Responsáveis pelo tom e glamour da decoração de um casamento, elas têm que estar impecáveis na ornamentação, sob o risco de passar a impressão de descuido ou com clima de fim de festa.

Escolha espécies que aguentam o calor e que se mantenham lindas por muito tempo. Mesmo sob altas temperaturas. Rosas, cravos, lisianthus, lírios, astromélias e hortênsias têm essas características e podem ser boas opções.

Outra ideia que pode ajudar a espantar o calor da decoração é a de utilizar plantas ornamentais como samambaias, suculentas, buchinhos e bromélias.

E lembre-se que o cuidado com as flores da decoração vale também para as flores do buquê. Elas também murcham e precisam se manter lindas.

Use um modelito verão

Casar no verão pede um vestido lindo, fresco e confortável. Opte por tecidos leves e modelos que tenham decotes e braços nus, por exemplo.

O noivo também pode escolher um terno de cor clara e até dispensar o paletó durante a festa para não derreter.

A mesma lógica pode ser estendida aos padrinhos e convidados. Já as convidadas e madrinhas podem ser dispensadas do longo, caso a festa seja durante o dia ou tenha um ar mais informal. Não se esqueça de avisar esse “dress code” no convite.

Distribua leques e óculos de sol

Vai casar durante o dia? Que tal distribuir alguns óculos de sol para os convidados se sentirem mais confortáveis com tanta luminosidade? E que tal fazer leques personalizados com os nomes dos noivos ou frases de amor que vocês gostem e oferecer para aplacar o calor?

Vale pensar ainda em sombreiros, repelentes (caso seja necessário), bebidas aromatizadas e distribuídas em suqueiras ao longo da festa.

Tenha um cardápio leve

O clima leve também deve dar o ar da graça no bufê. Nada de comidas pesadas ou gordurosas. Opte por saladas lindas e saborosas, inclua frutas na composição dos pratos e algo leve — como peixe ou frango —, para o almoço ou o jantar oferecido.

Inclua sorvete na sobremesa, e considere fazer um sacolé (alcoólico ou não) para distribuir e refrescar os seus convidados.

Arrase na decoração de casamento no verão

Como vimos, casar no verão pode ser uma delícia. Com as dicas certas, a estação pode ser uma aliada do dia mais feliz da sua vida.

A decoração de casamento no verão deve ser leve, com cores lindas, flores que aguentam altas temperaturas, em um lugar fresco e arejado e com muita hidratação. A temperatura adequada do lugar é fundamental para o sucesso de um casamento no verão.

Se você já ficou imaginando o seu casamento com as nossas dicas, que tal entrar em contato com a Mansão Marion?