4 dicas de como lidar com crianças em casamento

É comum ver crianças em casamento, pois elas costumam assumir papéis importantes na cerimônia, como damas de honra, pajens e floristas. Essa é uma tradição antiga, por isso, ainda faz parte de muitos eventos. Porém, é preciso saber como lidar com elas da melhor forma.

Ao assumirem funções na cerimônia, as crianças precisam entender o que deve ser feito. Além disso, é preciso que elas se sintam acolhidas e confortáveis. Outro ponto importante é que, muitas vezes, os convidados têm filhos que são incluídos no convite, tornando essencial que os noivos tomem algumas medidas para lidar com os pequenos da melhor maneira.

Quer saber como fazer isso? Então, confira as 4 dicas incríveis que separamos neste post!

1. Faça um convite adequado

Se você deseja que as crianças participem do casamento, como pajem, dama de honra ou florista, envie um convite especial, mas, antes, converse com os pais para ver se eles concordam. Uma prática comum é dar alguma lembrancinha, para que elas se sintam mais especiais.

Também é necessário deixar claro para os convidados que têm filhos que eles estão inclusos no convite. Nem sempre os noivos estão preparados para recepcionar os pequenos e os pais costumam ter essa preocupação antes de levá-los ao casamento, portanto, deixe essa informação clara no convite para garantir a presença de todos.

2. Preze pelo conforto das crianças no casamento

Ao escolher as roupas das crianças que participarão da cerimônia, preze pelo conforto. Escolha modelos que permitam que elas se movimentem livremente, com atenção aos tecidos e acessórios, para que eles não causem incômodos.

Se elas ficarem desconfortáveis com as roupas, isso pode gerar alguns transtornos durante a cerimônia. E, com certeza, elas vão querer correr e brincar durante a festa, então, esse é um cuidado essencial para que as crianças aproveitem esse momento tão importante com os noivos.

Dependendo da duração da cerimônia e do horário programado para o buffet, converse com o fornecedor para que ele sirva as crianças com antecedência. É comum que elas fiquem com fome durante a celebração, então, vale a pena alimentá-las logo depois, para evitar que fiquem irritadiças ou enjoadas. 

3. Planeje o entretenimento para os pequenos

Para deixar a festa mais organizada e garantir que os pequenos aproveitarão o evento, uma ótima dica é montar um espaço kids. Tenha uma sala ou um ambiente específico com brinquedos e um monitor para distraí-los.

Um ambiente com mesinhas para que elas possam ficar sentadas, lápis e papel para desenhar, e espaço para que elas brinquem livremente, sem atrapalhar os adultos ou sem risco de esbarrar em mesas, garantem que os noivos (e os pais das crianças) fiquem mais tranquilos durante o casamento.

As crianças menores também costumam ficar mais irritadas com toda a agitação da festa, principalmente se isso atrapalhar o horário comum da soneca. Então, se for possível, acrescente colchões, almofadas ou mantas ao espaço kids, assim, elas podem dormir vigiadas por um responsável enquanto os pais continuam na festa.

4. Atenção à idade dos pajens, daminhas e floristas

Não existe uma regra sobre a idade ideal para assumir essa função no casamento — inclusive, muitos noivos convidam adolescentes e adultos para isso. Entretanto, se for possível, evite convidar crianças menores de 4 anos, porque, nessa idade, elas são mais difíceis de controlar.

Por fim, antes da entrada dos noivos, é importante que os responsáveis pela organização se certifiquem de que as crianças estão bem alimentadas e descansadas, para evitar imprevistos durante a cerimônia.

Viu só? Com alguns cuidados simples, é possível aproveitar a presença das crianças em casamento em qualquer situação, tanto para participar da cerimônia quanto nos casos em que elas acompanham os pais.

Então, curtiu este conteúdo? Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite e conheça as nossas dicas para acertar na escolha das roupas dos pajens e das damas de honra.