Saiba como escolher as roupas dos pajens e damas

Os preparativos do casamento envolvem diversos detalhes e, entre eles, está a escolha das roupas dos pajens e damas que farão parte da cerimônia. As crianças podem cumprir várias tarefas, como entrar com plaquinhas ou buquês e jogar pétalas ou levar as alianças, o que gera muitas expectativas também nos convidados.

Por isso, depois de definir quem fará esse papel no casamento, é fundamental escolher trajes adequados, conforme o estilo da cerimônia e de acordo com a idade das crianças para garantir momentos fofos e inesquecíveis. E se você quer saber como fazer isso, continue com a leitura deste post e confira as dicas que separamos para ajudar nessa tarefa!

Converse com os pais

Conversar com os pais é o primeiro passo a ser tomado na hora de escolher os trajes dos pajens e damas. Principalmente quando eles é quem forem arcar com os custos da roupa, afinal, é preciso saber se eles terão condições de assumir esse compromisso financeiro.

Entretanto, mesmo quando os noivos se responsabilizarem pelo pagamento, conversar com os pais é importante para evitar dores de cabeça. Isso porque a criança pode ter a pele sensível e problemas com determinados tipos de tecidos ou acessórios, por exemplo, tornando o diálogo parte fundamental para identificar essas situações e não errar na escolha da roupa.

Lembre-se de combinar as roupas

Muitos noivos optam por fazer roupas iguais para todas as daminhas e pajens, mas essa não é uma regra. Variar os trajes como achar mais adequado para o seu casamento também é uma opção. Contudo, é importante que elas combinem, formando um conjunto que identifique-os como pajens e damas do casamento.

Outro ponto importante é que ambos os trajes combinem entre si. Aqui, o segredo está nos detalhes, como as cores e os acessórios escolhidos. Geralmente, o próprio fornecedor oferece opções com foco em criar um belo conjunto com todos os pajens e damas.

Pense no conforto e liberdade de movimentos

Na hora de definir as roupas dos pajens e damas é essencial ter em mente que eles são crianças, e por isso, depois da cerimônia e das fotos, eles correrão para brincar. Portanto, eles precisam estar confortáveis e ter liberdade para se movimentar livremente para que aproveitem o momento sem riscos de danificar os trajes.

Uma ótima dica para acertar na escolha é separar várias roupas e provar. Peça para eles se movimentarem e pergunte se estão confortáveis ou se alguma parte está incomodando. Se eventuais ajustes não forem suficientes para resolver o problema, tente a próxima opção.

Invista nos detalhes infantis

Se a sua ideia é aproveitar toda a fofura que as crianças trazem para a festa, invista nos detalhes infantis. Alguns noivos optam por réplicas de suas roupas, mas nem sempre essa é a melhor opção, pois, geralmente, isso resulta em trajes desconfortáveis e que não têm um bom caimento, principalmente para as damas de honra.

Por isso, escolha trajes adequados para a idade e com acessórios delicados. Você pode escolher coroas de flores, tiaras, fivelas, gravatas, coletes ou cintos, por exemplo, mas mantenha o foco em itens infantis para não pesar no visual das crianças.

Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá escolher as roupas dos pajens e damas para combinar com a sua cerimônia, garantindo todo o conforto que as crianças precisam para aproveitar o grande dia junto com os noivos.

Se você gostou deste post e quer mais dicas para organizar o casamento dos seus sonhos, aproveite para conhecer as nossas dicas sobre como escolher a roupa dos padrinhos!