Festa de debutante: saiba como tornar esse momento ainda mais especial

Organizar uma festa de debutante não é uma tarefa fácil. De fato, os preparativos envolvem detalhes que são capazes de deixar qualquer um de cabelos em pé. Mas não se preocupe! Saiba que o planejamento se torna o grande segredo para encontrar o sucesso na noite dos sonhos. 

Dentro desse contexto, comece tudo antecipadamente, com o intuito de preservar a magia simbólica — que redobra a importância de uma boa organização. Tudo isso, é claro, de olho na qualidade dos serviços e nas principais tendências do momento. 

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas indispensáveis para montar uma festa de debutante inesquecível. Acompanhe: 

Planeje com bastante antecedência

Qualquer tipo de festa precisa de um planejamento para ser bem-sucedida. Quando se trata de uma comemoração de 15 anos, então, essa responsabilidade deve ser ainda maior.

Tenha em mente que cada etapa funciona como um verdadeiro efeito dominó. Por exemplo, a escolha do local adequado impacta diretamente no buffet contratado, na decoração e, até mesmo, na animação da pista de dança. 

Isso porque a simbologia do momento exige muito, e qualquer tipo de imprevisto pode ser decisivo no conforto dos convidados. Dessa maneira, comece as pesquisas sobre o que será necessário contratar o mais cedo possível, com a intenção de criar um passo a passo eficiente dos preparativos. 

Parcele sem juros o que puder 

Como você pode imaginar, os custos de uma festa de debutante não são baixos. Por esse motivo, caso seja necessário parcelar os valores para que caibam no orçamento, o mais indicado é procurar pelas opções sem juros.

Sem contar que pesquisar os serviços com antecedência facilita a negociação e a possibilidade de conseguir bons descontos. A grande vantagem, nesse caso, é que os pagamentos podem ser feitos antes mesmo da data escolhida para a festa, sem criar dívidas posteriores ao grande dia.

Defina o local cuidadosamente

Como já citamos, o local onde a festa será realizada é um ponto direcionador de todas as decisões tomadas. Em função disso, pense logo de cara na média de convidados, para começar as buscas pelo ambiente que agregue valor a experiência oferecida. 

Avalie algumas questões da estrutura de acordo com o porte da comemoração, como capacidade máxima, acessibilidade, cozinhas, equipamentos eletrônicos, pista de dança, segurança, mobiliário e número de banheiros.

Ao ter esses dados em mãos, converse francamente com o responsável pela locação para tirar todas as dúvidas. Assim, fica mais fácil tornar tudo mais divertido, sem deixar o conforto de lado. 

Tenha uma temática alinhada

Qualquer tipo de comemoração se torna automaticamente mais charmosa quando apresenta um tema que se encaixa com as preferências da aniversariante. Dessa forma, escolha algo que combine com a data e faça sucesso com o perfil dos convidados.

O diferencial nessa etapa dos preparativos é ter bastante criatividade. Surpreender com um tema da moda faz com que tudo tenha uma identidade visual. Ou seja, você precisa seguir esse mesmo princípio, desde do design dos convites até as lembrancinhas. Veja, a seguir, algumas sugestões de temas: 

  • anos 50;
  • preto e branco;
  • decoração Paris;
  • filmes;
  • NBA;
  • musicais;
  • Hollywood;
  • Alice no País das Maravilhas;
  • festa à fantasia. 

Deixe de lado o supérfluo 

Dentro desse mercado de festas existem muitas coisas que podem ser eliminadas na hora de colocar tudo na ponta do lápis. Na verdade, saber o que é prioridade para o aniversariante é o que faz toda a diferença no sucesso do evento.

Lembre-se que algumas coisas supérfluas acabam tendo um valor absurdo no orçamento e dificultam a concentração em serviços que realmente são essenciais. Então, a melhor dica, aqui, é ter bem definido os pontos que merecem mais investimento — com foco em impressionar e divertir os convidados.

Por exemplo, ao gastar muito dinheiro na contratação de um DJ da moda, o buffet pode acabar sendo simples e gerar reclamações por escassez de comida.

Monte um cronograma

Uma festa que acontece sem organização, certamente, deixa uma série de frustrações em todos os presentes. Claro que o plano não precisa ter um formato engessado, mas seguir o cronograma montado previamente ajuda a otimizar as etapas sem sobrecarregar o organizador. 

Tendo isso em mente, coloque no papel o momento da recepção aos convidados, a apresentação das atrações, a valsa, a abertura da pista de dança e o momento do parabéns. Com os detalhes ensaiados previamente, se torna mais simples evitar imprevistos e problemas ao exceder o tempo demarcado pelo aluguel do salão.

Tenha cautela com a lista de convidados

Por mais que a vontade seja sempre convidar todos os conhecidos, a comemoração deve ter um limite de nomes na lista. Afinal de contas, quanto mais gente, maior será o custo envolvido — e a importância da data termina sendo esquecida. O ideal é selecionar pessoas importantes, para que a emoção role solta. 

Além disso, uma festa intimista desperta a curiosidade de todos, por ser elegante, de acordo com a proposta. Obviamente, não se trata de deixar ninguém de fora de propósito. A questão envolve determinar (como no caso dos gastos) as prioridades, e esquecer dos convites apenas por obrigação.

Pense nas opções de vestidos

Nas celebrações tradicionais, as debutantes costumam usar até três opções de vestidos durante a programação da noite. No entanto, caso a escolha seja uma festa temática, não existe necessidade de trocar o traje. Outra opção bem moderninha, que faz a cabeça das meninas antenadas, é o vestido dois em um. 

Com esse formato, a aniversariante passa a primeira etapa da festa com um longo clássico até o momento da valsa. Logo depois, quando a diversão fica liberada na pista de dança, a calda e a saia longa são removidas, para que a peça se torne um modelo curto. Além de praticidade, as costureiras especializadas tendem a fazer boas promoções nesse tipo de vestido, que sempre está no topo das tendências.

Pronto! Agora você já sabe como tornar a festa de debutante ainda mais especial. O importante em um momento como esse é procurar ajuda de uma equipe especializada na área para garantir o melhor aos convidados. Só assim será possível ter uma noite inesquecível alinhada com o sonho da aniversariante! 

Gostou das informações deste artigo? Então, entre em contato com Mansão Marion e receba toda a assistência necessária para otimizar os preparativos da sua festa de debutante.