Descubra agora quais comidas não devem ser servidas no casamento

Ninguém quer passar meses planejando uma festa para depois os convidados ficarem insatisfeitos e falarem mal do serviço, concorda? Então você deve se inteirar sobre as comidas que não devem ser servidas no casamento, afinal, o cardápio é um dos pontos altos para causar uma boa impressão.

Pensando nisso, hoje vamos trazer algumas dicas sobre como escolher os comes e bebes, alertando dos erros que devem ser evitados, além de dar exemplos de tipos de alimentos que não caem muito bem para servir na ocasião. Quer ficar por dentro e acertar em todas as suas decisões? Continue conosco!

O que devo considerar na hora de escolher o cardápio?

Há alguns pontos fundamentais para escolher o seu cardápio: estilo da cerimônia/festa, época do ano, horário do evento e o gosto dos noivos, é claro. A coerência do que é servido também precisa ser pensada: desde os petiscos até o bolo de casamento.

Dependendo do horário, as pessoas estão em momentos diferentes de “fome”. Em uma comemoração pela manhã, por exemplo, não é elegante convidar as pessoas a se esbaldarem nas bebidas alcoólicas, por exemplo. Há horários considerados de almoço, janta, brunch etc. É preciso considerar esses momentos.

Como evitar erros durante a definição?

A dica para não cometer erros gravíssimos é não escolher temáticas muito diferentes. Comidas cruas ou muito picantes podem ser um problema para o paladar de muitas pessoas. Culinárias como a japonesa, peruana ou mexicana podem ser consideradas “diferentes” demais. Fique no lugar comum para agradar a maioria das pessoas.

Não é que você não pode ir para o lado do chamado “exotismo”. Mas quem não come ou não é adepto desse tipo de experiência pode ter uma péssima impressão e sair sem degustar nada. Se for para escolher uma temática, dê preferência ao que provavelmente já está próximo do costume da grande parte dos convidados.

Quais tipos de comida que não devem ser servidas no casamento?

Para ilustrar as dicas que trouxemos acima, listamos alguns tipos de comida que é bom evitar. Você precisa captar a essência do motivo pelo qual não é uma boa opção servi-las, aplicando, assim, a outras ideias e opções que possam ir surgindo ao longo do seu planejamento de casamento. Veja, a seguir, os exemplos!

Feijoada

A feijoada é queridinha de muitos brasileiros. Sendo típica, ela simboliza aquele prato cheio de “sustância”. Entretanto, se você vai casar de noite, pode não ser uma boa ideia, afinal, nem sempre uma comida tão pesada cai bem. Além disso, no calor, as peças do porco correm o risco de não ficarem tão boas por muito tempo.

Se você vai servir um almoço, pode tentar viabilizar a feijoada. A dica de ouro é servir as carnes separadamente — nem todos gostam de todos os itens que vão tradicionalmente no prato —, com opções de acompanhamentos leves e refrescantes, como saladas, legumes, sucos e até frutas para o pós-refeição.

Frutos do mar

Quantas pessoas que não comem peixe você conhece? Pois é. Aparentemente, as pessoas não são sempre fãs de elementos culinários oriundos do mar. Isso se dá tanto por não ser costume dos nossos preparos — a cozinha mediterrânea, por exemplo, utiliza muito — quanto porque há casos comuns de alegria a alguns frutos do mar. 

Caldos

Falando de caldos, temos um comentário que também cabe nos frutos do mar: nada impede você de colocar uma opção no cardápio, para quem quiser e gostar, sem resumir o menu a esse tipo de comidas. As desvantagens dos caldos é que nem todo mundo gosta, serve mais como uma “entradinha” e a temperatura ideal pode ser complicada de controlar.

Comidas difíceis de comer

Esse tópico é muito importante! Nós entendemos o quanto é lindo servir um petisco com altura, todo trabalho e cheio de detalhes. Na foto, inclusive, isso sai muito bem. Entretanto não adianta servir uma comida lindíssima que é muito complicada de comer. É disfuncional. Por isso, evite esse tipo de “firula”. 

Comidas que esfarelam

Na verdade, servir coisas difíceis de comer pode até constranger os convidados. A mesma lógica serve para alimentos como lagosta, por exemplo. É super complicado tirar a casca etc.

Nesse sentido, simplifique a vida dos seus amigos e conhecidos, não sirva comidas que esfarelam, por exemplo. Além de tornar a experiência melhor, você evita que as pessoas se sujem, sujem as mesas, o salão etc.

Pratos gordurosos

Os pratos gordurosos devem ser evitados: nada de encher o menu de frituras. Se os convidados têm indigestão, não vão poder se divertir, concorda? Muitas pessoas não têm uma boa aceitação para esse tipo de comida — embora ela possa ser muito prazerosa. Pense no bem-estar delas, servindo algo mais saudável e leve.

Churrasco 

O churrasco nessa lista pode ser uma surpresa para muita gente, afinal, assar uma carne também faz parte da ideia de comemoração e festa que o nosso povo tem. O problema do churrasco não é nem o prato em si, mas a dificuldade no preparo e o custo que essa escolha pode ter.

Geralmente, é difícil combinar um estilo de casamento mais tradicional com uma churrascada na sequência. Mas se a sua ideia é uma decoração rústica ou o casamento vai ocorrer num sítio, por exemplo, você pode conseguir conciliar. Lembre-se apenas de sempre disponibilizar opções sem origem animal, para vegetarianos e veganos.

Contratar um buffet é uma boa escolha?

Definitivamente, contratar um buffet é a melhor opção para quem não quer errar no menu e ainda ter acesso a opções diversas. A Marion tem três tipos de cardápio para servir em casamento de forma ideal sem abrir mão da qualidade:

  • o Fasano (canapés, salgados e doces da casa);
  • o França (drink de boas vindas, doces finos, carne, batatas gratinadas etc.);
  • o Lescano (finger foods frescos, mais um menu completo).

Você não precisa ser uma expert e saber todas as comidas que não devem ser servidas no casamento para ter um serviço excelente e encantar a todos os seus convidados. Basta contar com ajuda de quem mais entende do assunto, colocando todas as suas expectativas na mesa e encontrando a melhor opção para o seu grande dia.

Para saber como podemos colaborar com a sua realização, entre em contato conosco!