A estação mais esperada do ano se aproxima e, com ela, muitos casamentos também. A combinação de céu azul, clima de férias, dias longos e altas temperaturas atrai muitos noivos — e nem o período das chuvas atrapalha um buffet de casamento no verão.

No entanto, para os casais que desejam casar nessa época do ano, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Além dos trajes, da decoração e da ambientação do local da festa, o buffet também deve ser adequado aos dias e noites quentes.

Mas, o que servir em um buffet para casamento no verão? Nesse menu não pode faltar opções leves e refrescantes aos convidados. A combinação certa são sabores que privilegiem o frescor, mas com um cardápio que sacie e refresque sem perder o charme e a elegância de um evento especial como o casamento.

Pensando em facilitar um pouco esse caminho, a seguir, listamos algumas dicas gerais e sugestões de pratos para serem servidos no buffet de casamento no verão, deixando o grande dia muito mais especial e saboroso. Acompanhe!

Afinal, o que analisar antes de contratar um buffet de casamento no verão?

Antes de realizar várias degustações em diferentes fornecedores e fechar o contrato com aquele que vocês mais gostaram, é essencial considerar outros detalhes.

Entre eles, o gosto pessoal dos noivos, o orçamento disponível para contratação do buffet, o número de convidados, a decoração, o tipo de serviço que você quer apresentar e as restrições existentes entre os seus amigos e familiares, como a existência de uma pessoa vegetariana ou intolerante a algum alimento.

Feito isso, selecione, junto aos responsáveis da assessoria ou do cerimonial, as opções de pratos que fazem parte das suas preferências, ou, ainda, das memórias afetivas e tradições repassadas para selecionar ou adaptar o cardápio preferido do casal, inclusive, respeitando as características da estação escolhida.

É importante ter em mente que essa análise é necessária para o sucesso do evento como um todo, principalmente, por estabelecer uma relação de confiança e profissionalismo na busca por uma empresa fornecedora aliada, que entenda as necessidades e predileções do casal para a realização do grande sonho.

Como escolher um buffet de casamento no verão?

Em geral, os pratos de um casamento são servidos por etapas. Inicialmente, são oferecidas opções de entrada, em seguida, o prato principal e, por último, a sobremesa. Dependendo do horário de encerramento do evento, ainda são servidos o lanche da madrugada e o café da manhã, além das bebidas, que, normalmente, são oferecidas durante todo o evento.

Ao realizar a escolha de cada prato, o ideal é optar por, pelo menos, duas ou três variações para cada etapa, sempre incluindo uma opção sem carne. Listamos algumas sugestões para inspirar e implementar o seu buffet, confira.

1. Canapés, petiscos e tira-gostos

Os canapés são aperitivos coloridos e atraentes, além de práticos de servir. Opções com tomate seco, muçarela de búfala, carpaccio, rúcula ou alcaparras costumam fazer sucesso nos casamentos no verão, além das torradas com pastas e geleias refrescantes gourmet.

Ainda, uma mesa de frios é uma ótima opção, pois permite que cada convidado escolha suas predileções e possibilita variadas combinações, agradando a maioria dos paladares. A mesa pode ser composta, por exemplo, pelos tradicionais queijos e embutidos, ou, ainda, por frutos do mar, frutas da época, pães e torradas, patês e conservas.

Os salgados quentes também são os queridinhos dos convidados e podem variar entre assados, como empadas de palmito e esfirras de cordeiro. São alternativas os folhados, como cigarretes de presunto e trouxinhas de provolone, além dos tradicionais salgados fritos, que podem ter o recheio de frango, bacalhau, camarão e outros ingredientes, inclusive, vegetarianos ou veganos.

2. Pratos frios e entradas

Para mostrar o quão maravilhoso vai ser o prato principal do seu casamento no verão, a sugestão, aqui, é optar por entradas suaves e pratos frios que não têm erro! As tradicionais saladas de folhas frescas, sopas frias e polentas são incríveis, assim como uma salada caprese ou um caldo de mandioquinha com cogumelos.

O ideal é oferecer mais de uma opção para o seu convidado, sendo uma mais leve e fresca e a outra mais intensa de sabor. Pratos vegetarianos também são escolhas que não devem ser esquecidas, até porque as preparações também são deliciosas. Certamente, saladas individuais, ou, ainda, finger food servidos antes da refeição principal são um verdadeiro charme. Vale a pena investir!

3. Pratos quentes

Para o prato principal, a sugestão é oferecer pelo menos uma alternativa de carne bovina e uma de peixe ou de frango. Caso vocês prefiram ousar ainda mais e agradar aos convidados que não comem carne vermelha, servir frutos do mar, como camarão, lagosta, lula, polvo etc, é uma excelente decisão para quem procura por uma culinária suave e ainda assim com o máximo de sabor e sofisticação. Esses ingredientes podem ser usados para o preparo de diversos pratos, pois eles casam muito bem como entrada e até mesmo como prato principal.

Como acompanhamentos do cardápio, massas e risotos são escolhas que sempre dão certo. Entre tantas opções, massas ao molho pomodoro com manjericão, ao molho pesto e com bechamel, risoto de cogumelos e risoto de palmito são ótimas opções para o verão.

Contudo, caso vocês prefiram, é válido incluir outras combinações, como legumes salteados na manteiga, cuscuz marroquino, batatas, entre outros. O prato quente é chamado de refeição principal e deve dar ao convidado a sensação de saciedade, no entanto, evite molhos muito condimentados e pesados. Veja algumas sugestões:

  • risoto de frutos do mar;
  • massas finas com opções de molhos refrescantes;
  • estrogonofe;
  • lagarto ao molho madeira;
  • entre outras.

4. Bolo e sobremesas

O bolo é, sem sombra de dúvida, um dos centros das atenções em uma festa de casamento. Para cerimônias realizadas durante o verão, é recomendado que se evite recheios muito pesados e doces. Por isso, você deve apostar em cremes de frutas, massas leves ou combinações cítricas.

Com relação aos amados docinhos, é perfeitamente possível continuar com os sabores tradicionais que agradam a todos os paladares, mas inovando na combinação com frutas e ingredientes disponíveis da época. Inclusive, você poderá optar tanto pelas sobremesas servidas pelo próprio buffet (como os tradicionais bombons, tortas e sorvetes) quanto por uma mesa de doces finos mais elaborada.

5. Bebidas

Se você vai se casar no verão, é necessário saber que a quantidade de bebidas consumidas será praticamente dobrada. O calor faz com que as pessoas precisem de mais hidratação e, por isso, é preciso o investimento, inclusive, nas variações de opção.

Veja algumas sugestões do que servir para os seus convidados:

  • sucos naturais;
  • água mineral;
  • águas aromatizadas;
  • refrigerantes;
  • drinks criativos;
  • vinhos;
  • bebidas alcoólicas;
  • bebidas sem álcool;
  • entre outras.

6. Finalização

Para se despedir dos seus convidados com muito carinho e atenção, não deixe de lado a habitual mesa de encerramento com:

  • café;
  • biscoitos amanteigados;
  • licores;
  • doces;
  • entre outros.

Pronto! Agora você conhece algumas sugestões de pratos para incrementar o seu buffet de casamento no verão, deixando seu evento muito mais emocionante, adequado e saboroso. Avalie quais são as melhores alternativas de fornecedores e busque profissionais em uma empresa parceira, com canais de comunicação múltiplos, que disponibilize todo o suporte para auxiliar vocês nessa nova jornada.

E então, gostou deste post? Que tal entrar em contato com a Marion para conhecer seus serviços de excelência na realização de casamentos? Aguardamos você!

Powered by Rock Convert