Você já se perguntou qual a diferença entre assessoria e cerimonialista de casamento? Durante os preparativos, os noivos precisam contratar diversos fornecedores: buffet, fotógrafo, roupa, lembrancinhas, etc. Entre tantas tarefas, é comum se deparar com essas duas opções de serviços para auxiliar no evento.

Nesse momento, é importante que os noivos entendam como cada um deles funciona e quais os serviços incluídos. Dessa forma, é possível analisar se vale a pena contar com esses profissionais e qual escolher para ajudar no casamento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar quais as características de uma assessoria e de um cerimonialista, como cada profissional atua no casamento e como definir o serviço ideal. Confira!

O que é o serviço de assessoria?

O trabalho do assessor de casamento é voltado para o planejamento da festa, portanto, ele atua desde o início da organização para ajudar os noivos a criar um evento que siga o estilo deles e todos os desejos. Por isso, esse é um trabalho bastante amplo.

O profissional precisa compreender qual o perfil dos noivos e o que esperam da festa, para identificar as melhores soluções para transformas as ideias deles em realidade. Assim, ele ajuda a planejar os detalhes apresentando tendências e oferecendo sugestões sobre os pontos do evento.

A assessoria também exerce um papel importante na contratação de fornecedores. A Marion possui uma relação ótima com todas as assessoras de São Paulo, pelo trabalho de excelência oferecido. Com experiência na organização de casamentos, os profissionais contam com diversos contatos para encontrar as soluções ideais para os noivos. Entre as funções exercidas, podemos citar:

  • indicação de fornecedores;
  • negociação de contratos;
  • controle do orçamento;
  • controle de pagamentos;
  • checklist de tarefas;
  • confirmação de presença.

Dessa forma, o principal objetivo desse serviço é ajudar e tranquilizar os noivos em relação aos preparativos. Uma das vantagens é que esses profissionais têm diversos contatos e, muitas vezes, parcerias que ajudam a conseguir melhores preços no serviço. Assim, o assessor garante que todos os fornecedores serão contratados e ajuda na busca pelo melhor custo-benefício.

O que é o serviço de cerimonial?

A atuação do cerimonialista é voltada para o dia do evento, com o objetivo de que tudo saia como planejado. Assim, ele atua organizando as etapas da cerimônia e da festa, e lida diretamente com os fornecedores para solucionar eventuais imprevistos e evitar transtornos para os noivos.

Por isso, o trabalho inicia horas, ou dias, antes da cerimônia, com o objetivo de acompanhar a chegada de todos os fornecedores e verificar se os espaços estão de acordo com o que os noivos imaginaram. Contudo, a função do cerimonialista é bem mais ampla. Entre as principais tarefas exercidas, podemos citar:

  • recepção de fornecedores;
  • conferência dos serviços;
  • recepção de convidados;
  • coordenação do evento.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos noivos no dia do evento é lidar com todas as etapas e ritos envolvidos. Organizar a entrada de todos na igreja, receber os convidados no salão, enfim, são vários detalhes que parecem simples, mas na prática não são muito fáceis de lidar.

Aqui, o cerimonial se torna fundamental. Os profissionais têm experiência em eventos e sabem como organizar cada etapa da melhor forma. Assim, eles ajudam em pontos como:

  • organizar a ordem de entrada na igreja;
  • receber e acomodar os convidados;
  • distribuir as lembrancinhas;
  • iniciar do buffet e liberar as mesas para se servir, se for o caso;
  • organizar as fotos com os convidados;
  • abrir a pista da dança;
  • informar a hora de jogar o buquê.

Ou seja, os noivos não precisam se preocupar com o andamento da festa ou controlar horários. O cerimonialista se responsabilizará por tudo e avisará aos noivos quando for o momento de cumprir cada etapa. Enquanto isso, vocês podem aproveitar a cerimônia com os convidados sem preocupações.

Vale ressaltar que a Marion disponibiliza um profissional exclusivo durante o dia do evento para direcionar todos estes trâmites, exclusivamente na Mansão.

Qual a diferença entre assessoria e cerimonialista?

Se você ainda tem dúvidas sobre a diferença entre os serviços, é simples: a assessoria trabalha nos preparativos do casamento, enquanto o cerimonial atua durante o evento. No primeiro caso, o foco é ajudar os noivos a encontrar fornecedores e definir todos os detalhes. No segundo, a ideia é ajudar no grande dia, organizando cada etapa da cerimônia e da festa.

Nos dois casos, é importante contar com profissionais experientes para garantir que você receba todo o suporte desejado, de acordo com o tipo de serviço contratado. Portanto, analise o portfólio, peça recomendações e avalie todos os detalhes do serviço ofertado para encontrar o melhor profissional.

Um assessor deve ter contato com diversos fornecedores e conhecer as tendências para ajudar os noivos a organizar uma festa inesquecível. Já o cerimonialista deve conhecer os ritos, etapas e melhores práticas para a hora da cerimônia e da festa, com objetivo de garantir que tudo aconteça no momento certo. Somente assim, você terá a tranquilidade necessária para curtir esse momento tão importante.

Como escolher o serviço ideal?

Apesar da diferença entre assessoria e cerimonialista, ambos são importantes para ajudar a criar o evento dos sonhos. Então, sempre que possível, vale a pena contar com os dois serviços. Contudo, caso não seja possível, avalie em qual dos momentos você acredita que terá mais dificuldades para encontrar a melhor opção. A Marion, ideal para buffet de casamento na Zona Norte de São Paulo, oferece este serviço já incluso no pacote.

Por exemplo, se você tem dificuldades para encontrar fornecedores, colocar as suas ideias para a festa em prática e negociar contratos, a assessoria é importante. Por outro lado, quando a maior dificuldade dos noivos é pensar no dia da cerimônia e em como organizar todas as etapas da celebração, como entrada dos noivos, recepção de convidados e a hora certa para cada momento, vale a pena investir no cerimonial.

Devido à importância dos dois profissionais, existem empresas que atuam de forma ampla e oferecem pacotes chamados de “assessoria completa”, que engloba os serviços das duas funções com um ótimo custo-benefício, como a Marion.

Pronto! Agora que você já sabe qual a diferença entre assessoria e cerimonialista, avalie com calma como eles funcionam para encontrar a opção ideal para o seu casamento e garantir um evento inesquecível.

Gostou do conteúdo? Se você está planejando o seu grande dia e está em busca dos melhores fornecedores, entre em contato com a gente e conheça os espaços que a Marion oferece para realizar os seus sonhos!

Powered by Rock Convert