Saiba qual o estilo de casamento ideal para você!

Escolher o melhor estilo de casamento não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, são inúmeras possibilidades que deixam qualquer noiva com uma verdadeira bomba nas mãos. O grande segredo para acertar em cheio nas composições envolve ser fiel às preferências do casal e ter um planejamento organizado.

Por isso, comece os preparativos com uma pesquisa detalhada para montar uma temática única sem deixar de lado a elegância necessária da ocasião. Tenha em mente que a identidade visual funciona como um ponto de direção de vários outros quesitos que completam o cerimonial e deixam tudo mais charmoso. 

Quer saber mais? Vamos mostrar os principais estilos para que o grande dia seja como o casal sempre sonhou. Acompanhe: 

Clássico

Sabe aquele casamento de princesa que vemos no cinema com toda pompa e circunstância? Então, esse estilo representa a festa clássica que está nos sonhos da maioria das noivas românticas. Isso porque o cerimonial costuma acontecer em uma igreja tradicional seguido por uma recepção extremamente elegante. 

Por exibir uma decoração bastante incrementada com flores, velas e nuances de dourados, a prioridade deve ser uma união noturna. A recepção é feita a partir de um buffet completo com um salão repleto de mesas amplas. Tudo tem aquele ar sofisticado que inclui a lista completa dos rituais que vai desde a valsa do casal até o discurso dos padrinhos. 

Luxuoso

Se você é daquelas pessoas que encara a cerimônia como uma data única, certamente, o estilo luxuoso se encaixa no seu desejo de noiva. O grande destaque, nesse caso, está na elegância dos detalhes. Muito semelhante ao casamento clássico, as mudanças no cronograma se caracterizam apenas pela liberdade na escolha do formato. 

Ao ter uma proposta voltada para uma decoração requintada, o casal pode fazer a celebração tanto em uma igreja tradicional quanto ao ar livre. Não existem regras, a temática principal que vai guiar a atmosfera da cerimônia.

A definição de algo elegante está totalmente ligada à possibilidade de fazer combinações harmoniosas com elementos de bom gosto que tornem a ocasião ainda mais especial. 

Fazenda ou campo

Principal tendência entre os casais, o casamento na fazenda ou no campo ao ar livre costuma ter um estilo rústico. O que deixa o clima ainda mais charmoso é fazer uma composição de decoração com as belezas da natureza do local escolhido. Dê prioridade à mistura de elementos naturais com artigos de madeiras, caixotes padronizados, flores do campo e luzinhas personalizadas. 

O cerimonial, especialmente quando a união acontece durante o por do sol, ganha um toque de romantismo misturado com modernidade. Toda a estrutura do ambiente deve ser bastante acolhedora para trazer a sensação de um final de tarde com frescor repleto de emoção. O grande segredo, em uma situação como essa, é incluir detalhes chiques que valorizem o evento com discrição. 

Praia 

Casar na praia, com os pés na areia, é a meta de muitos casais. Porém, antes de optar por esse estilo de cerimônia, torna-se necessário levar em consideração detalhes que podem trazer algumas dificuldades, como a possibilidade de deslocamento dos convidados e a estrutura dos serviços.

Por exemplo, existem muitos locais que são considerados verdadeiros destinos cerimoniais pela quantidade de uniões celebradas com uma boa oportunidade de fornecedores. Assim, quando a escolha for celebrar em frente ao mar, procure por opções de fácil acesso que possam receber um bom número de amigos e familiares. 

A decoração não precisa de muitos detalhes, já que a visão paradisíaca funciona como um verdadeiro diferencial. O essencial é que tenha uma tenda onde possa ser centralizado o altar, conforme a preferência dos noivos, e as cadeiras para acomodar os presentes. 

Vintage

O estilo vintage tem tudo a ver com noivos cheios de personalidade que desejam fugir do comum. Com muito charme e toques de glamour, a cerimônia apresenta um cronograma romântico inspirado em filmes antigos. Por exemplo, a decoração pode ser composta por itens modernos, porém, com detalhes que fazem toda a diferença, como um telefone da década de 60, uma máquina de escrever ou um piano antigo.

Priorize o contraponto de madeira com tecidos, flores e vários acessórios de rendas coloridas. Cada detalhe faz muita diferença na hora de criar uma atmosfera que encanta os convidados e funciona como um cenário inspirador para o álbum de fotos. O fator mais divertido é que a criatividade não tem limites em uma festa vintage, já que, praticamente, tudo pode se tornar um item decorativo.

Matinal

Os casamentos no período da manhã são os preferidos dos convidados, pois são muito adaptáveis a todas as faixas etárias. Sem contar que as cerimônias ganham características europeias por conta da iluminação que traz um clima romântico ao evento. A temática costuma ser mais livre e tudo pode ser adaptado de acordo com as preferências dos noivos. 

Existe ainda a possibilidade de tornar a experiência ainda mais marcante ao combinar o café da manhã com uma espécie de almoço com pratos personalizados. As bebidas também tendem a ser mais leves em composições de frutas.

Já a decoração, na maioria dos casos, se mostra minimalista pela composição do cenário natural quando a festa acontece ao ar livre. Entretanto, nada impede a construção de ambientes com a cerimônia interna e a recepção em um jardim, por exemplo. 

Moderno 

O casamento moderninho é o preferido dos jovens atualmente por oferecer bastante liberdade tanto nos trajes quanto no formato da própria cerimônia. Tudo deve ser prático e, ao mesmo tempo, charmoso dentro das referências visuais escolhidas. O roteiro da festa deve ser dinâmico e muito criativo.

A proposta tem um clima mais intimista que mostra muito da personalidade dos noivos em cada detalhe. Escolha primeiro o tema e a paleta de cores para ter um direcionamento sobre a composição do ambiente geral. O toque criativo, aqui, entra em elementos que fazem sucesso entre os convidados, como um food truck no lugar do buffet ou um altar com acessórios únicos. 

Pronto! Agora você já sabe como escolher o estilo de casamento ideal. O mais importante é conversar com seu noivo e colocar detalhes da personalidade do casal em cada elemento. Dessa forma, fica muito mais fácil realizar a cerimônia dos sonhos capaz de emocionar todos os presentes com muito bom gosto. 

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a Mansão Marion e conheça um serviço completo na organização de casamentos.