Saiba como negociar com fornecedores de um casamento

Organizar a festa dos sonhos exige tempo e investimento, por isso, é fundamental que os noivos saibam como negociar com fornecedores de um casamento. Essa é uma medida importante para conseguir encontrar o melhor custo-benefício para os serviços e economizar na festa.

São diversos serviços que precisam ser contratados e o custo total pode ser elevado. Assim, para evitar problemas no orçamento e gastos excessivos, é importante saber como encontrar as melhores propostas com os fornecedores.

Por isso, separamos as principais dicas para pechinchar como um profissional e conseguir os melhores preços para o seu casamento. Acompanhe!

Organize o casamento com antecedência

A primeira dica é começar o planejamento com o máximo de antecedência. Isso aumenta as chances de que os fornecedores que você deseja estejam com a agenda disponível e pode ajudar e encontrar custos melhores.

Alguns contratos são fechados de acordo com a data de assinatura, e não com a época do evento. Assim, a antecedência pode resultar em descontos significativos ou, ao menos, em melhores condições de pagamento, com mais tempo para diluir eventuais parcelas.

Além disso, essa antecedência facilita a organização financeira: se for possível, junte valores para arcar com os custos do casamento, evitando ter que fechar contratos com pagamentos realizados após a festa.

Determine os gastos

Antes de começar a pensar em como negociar com fornecedores de um casamento, é preciso saber qual será o orçamento disponível para custear a festa. Afinal, não é possível avaliar os orçamentos corretamente e quanto gastar com cada serviço, se vocês nem sabem quanto poderão investir, não é mesmo?

Então, os noivos precisam sentar e conversar para definir o valor que será investido e fazer um planejamento financeiro. Se a família for ajudar nos custos, é fundamental que eles participem dessa reunião.

Depois, você deve separar os gastos por fornecedor, de acordo com o orçamento. Isso varia bastante, mas, em geral, você pode seguir essa proporção:

  • refeição, bolos, doces e bebidas: 36% do orçamento;
  • estrutura da festa (local, decoração etc.): 20% do orçamento;
  • serviços (assessoria, atrações, foto e filmagem): 22% do orçamento;
  • acessórios (convites, lembranças etc.): 8% do orçamento;
  • roupas e acessórios dos noivos: 10% do orçamento;
  • margem de segurança (excedentes, quebras e emergências): 4% do orçamento.

Faça diferentes orçamentos

Para encontrar os melhores preços, é necessário avaliar diferentes orçamentos e serviços. Pesquise as opções disponíveis e se informe sobre todos os detalhes ofertados, além do preço.

Esse é um cuidado importante para que você consiga avaliar, realmente, a qualidade das opções ofertadas pelas empresas e o custo-benefício de cada um. Sem fazer isso, corre o risco de fechar o contrato com o primeiro fornecedor e, no futuro, descobrir que tinham outras opções mais vantajosas no mercado.

Com essas informações, ficará mais fácil negociar com fornecedores de um casamento. Afinal, você demonstrará conhecimento do mercado e também conseguirá formular propostas mais realistas para tentar deixar as condições mais vantajosas.

Considere contratar serviços em conjunto

Essa é uma dica fundamental para quem deseja negociar com fornecedores de um casamento e encontrar o melhor custo-benefício para a festa. Muitos fornecedores oferecem serviços em conjunto, o que pode resultar em ótimos descontos.

Por exemplo, muitos espaços de casamento trabalham com decoração, buffet, bebidas, garçons e outros itens importantes para a festa. Serviços de foto e filmagem também podem ser contratados em conjunto.

Nesses casos, como o mesmo fornecedor trabalha com diversos serviços, eles conseguem ofertar melhores condições de pagamento e preços mais atrativos. Isso traz benefícios para os noivos e facilita a organização: com menos contratos para lidar, fica mais fácil planejar todos os detalhes.

Ofereça o pagamento à vista

Já falamos sobre tentar economizar alguns valores logo no início do planejamento para evitar parcelamentos. Essa dica teve um motivo bem específico: os pagamentos à vista podem resultar em bons descontos.

Parcelamentos no cartão geram custos para o fornecedor, mas as demais formas de pagamento trazem um pouco de insegurança em relação a eventuais atrasos ou inadimplência.

Por isso, o pagamento à vista é um ótimo atrativo na hora de negociar com fornecedores de um casamento, que costumam valorizar essa alternativa e ofertar alguns descontos para fechar o contrato. 

Tente encontrar formas de reduzir os custos

Nem sempre eventuais descontos ofertados pelo fornecedor são suficientes para encaixá-lo no seu orçamento. Aqui, uma dica importante é tentar encontrar alternativas para reduzir os custos do serviço.

Por exemplo, no cardápio do buffet, algum prato que tenha valor mais elevado pode ser substituído por opções mais simples. Isso reduz o custo investido pela empresa e reflete no valor contrato, gerando descontos.

Por isso, antes de desistir de um fornecedor com o qual você realmente se identificou, veja se existem alternativas mais em conta e pontos que você pode abrir mão. Por exemplo, talvez o buffet não precise de sobremesa, já que você servirá bolo e doces.

Essa dica se aplica a todas as situações: tipo de impressão do convite, escolha das lembrancinhas, detalhes das forminhas de doces, tipos de bebidas inclusas etc. É importante buscar, junto ao fornecedor, as alternativas que possam reduzir os custos.

Saiba a hora de parar

Finalmente, é preciso saber a hora de parar, a fim de evitar constrangimentos e desgastes desnecessários para todos. Nem sempre a negociação resultará nos preços que você procura, mas é fundamental entender quando o fornecedor chegou ao limite.

Quando isso acontece, cabe aos noivos definirem se os preços ofertados compensam e se encaixam no orçamento, ou se é hora de desistir desse fornecedor e fechar com outra empresa.

O mercado de casamento conta com diversas opções de serviços de qualidade. Portanto, mesmo que você não consiga fechar o contrato que queria, com certeza encontrará outras alternativas adequadas e que estejam de acordo com o seu orçamento.

Seguindo as nossas dicas sobre como negociar com fornecedores de um casamento, certamente será mais simples encontrar os serviços desejados por um valor que caiba no orçamento. Assim, ficará mais fácil realizar a festa dos seus sonhos!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer as principais dicas de como escolher fornecedores para o casamento e contratar os melhores serviços!