7 dicas de como escolher o bolo de casamento ideal

Como escolher o bolo de casamento é uma dúvida que faz parte dos preparativos da festa. De fato, esse momento se torna uma verdadeira prova de fogo entre o casal, já que o sabor principal precisa agradar aos dois de maneira democrática.

O grande segredo para acertar em cheio, nesse caso, está em conhecer as opções disponíveis e buscar composições repletas de personalidade. Com isso, você consegue criar algo que tenha o estilo da cerimônia sem deixar a elegância necessária de lado.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 dicas essenciais para a hora de escolher o bolo perfeito para o seu casamento. Acompanhe!

1. Pense no orçamento

O valor destinado ao bolo deve ser selecionado logo na primeira etapa do planejamento. Afinal, quando o cálculo não é feito cuidadosamente, você pode acabar gastando muito dinheiro com isso e deixar outros serviços defasados.

Lembre-se que apesar de ser uma peça fundamental na festa, os convidados também precisa de um bom serviço de buffet para ficarem satisfeitos e uma organização planejada para a cerimônia. Diante disso, comece as pesquisas com bastante antecedência com a intenção de encontrar o fornecedor que mais se encaixa com a proposta da festa.

Sem contar que um bom planejamento possibilita conseguir facilidades de pagamentos e se antecipar diante de imprevistos.

2. Conheça as alternativas

Claro que todo mundo tem seus sabores preferido de bolo. No entanto, quando se trata de casamento, um novo mundo repleto de opções costuma surgir na visão dos noivos. Isso porque os bolos de festa têm formatos especiais e misturam diversas combinações de recheios.

O primeiro passo, em uma situação como essa, está em pesquisar todas as tendências do mercado para agradar seus convidados muito além do aspecto visual. Veja, a seguir, detalhes dos bolos mais procurados para recepções:

Bolo clássico

Esse formato não tem erro. Costuma ser o preferido de 10 entre 9 noivas e também faz muito sucesso entre os convidados. A massa é composta por massa branca ou fondant com o clássico formato que vemos em filmes, ideais na celebração de casamentos com uma pegada mais tradicional.

Naked Cake

Tendência dos últimos tempos, o bolo naked tem um estilo completamente vintage que lembra muito os modelos caseiros feitos pelas avós. Por ser menos pomposo do que os tradicionais, o naked deixa a mostra o recheio sem coberturas grossas. O grande destaque fica por conta da decoração que varia entre coberturas coloridas de frutas ou doces recheados.

Bolo aquarela

O aquarela mistura tons e agrada aos mais moderninhos com uma aparência de cores suaves e plácida. Seu diferencial está na cobertura, já que o recheio pode variar. Além disso, o jogo de combinações torna o formato mais adaptável a temática escolhida para o estilo da festa como um todo.

Ruffle Cake

Esse modelo também está no topo da lista dos mais pedidos entre os noivos. O motivo é que sua bela aparência chama bastante atenção e fica incrível na mesa da festa. O bolo é decorado em camadas com babados que trazem uma cara mais charmosa após um longo trabalho de preparo.

3. Lembre-se do estilo do casamento

Por mais que você se identifique com um formato de bolo específico, torna-se necessário pensar sempre no estilo do casamento. Por exemplo, caso sua escolha seja uma decoração rústica com uma festa tradicional, o mais indicado é recorrer ao clássico para que a composição não destoe de todo o contexto.

4. Organize os detalhes da mesa

A composição decorativa da mesa também costuma fazer muita diferença no resultado do bolo. Imagine só colocar um modelo repleto de pompa junto de elementos no estilo minimalista. Ficaria completamente desproporcional, não é mesmo?

Por este motivo, pense sempre nas cores da cobertura e no tamanho do bolo para que não fique incômodo na hora das fotos. Outro ponto importante é considerar que a maioria dos fornecedores optam por usar uma espécie de bolo fake na mesa e servir aos convidados o pedaço já cortado.

5. Escolha o sabor cuidadosamente

Pouca gente se lembra em um primeiro momento, mas o sabor do bolo da festa precisa ser alinhado com o restante do cardápio oferecido. Dessa maneira, escolha o recheio cuidadosamente para harmonizar com os pratos e proporcionar uma boa experiência gastronômica aos convidados.

Avalie também os sabores entre recheio, massa e cobertura. Todos precisam ter um jogo harmonioso entre si. Considere as bebidas servidas, o último prato antes do bolo e os outros doces antes de tomar a decisão final. Assim, fica muito mais fácil montar as composições sem desagradar ao paladar.

6. Nunca tome uma decisão pela aparência

Engana-se quem pensa que um bolo pode ser escolhido apenas pela aparência. Claro que um modelo bonito costuma fazer sucesso logo de cara, pois as pessoas aguçam o apetite primeiro com os olhos. Então, ao ver as opções, experimente em diferentes momentos.

Faça a prova com os itens principais do menu, junto das bebidas e em diferentes combinações de recheio. Na prática, você pode conversar com seu noivo sobre os sabores preferidos de ambos para encontrar algo diferenciado das opções já prontas previamente.

7. Procure profissionais de confiança

Para te ajudar a acertar em cheio nas decisões sobre como escolher o bolo de casamento, o mais importante é escolher um profissional de confiança. Só assim será possível chegar no resultado sonhado pelo casal. Além das pesquisas minuciosas online, verifique todos os comentários sobre as empresas selecionadas antecipadamente.

A partir disso, se torna mais simples saber se o trabalho está dentro do que você busca para a cerimônia. Outra opção bastante interessante é pedir indicações de amigos, familiares ou conhecidos que acabaram de se casar. Com toda a certeza eles podem ajudar muito a não perder tempo na busca pelo bolo perfeito sem dor de cabeça com fornecedores.

Pronto! Agora você já sabe como escolher o bolo de casamento ideal. Tenha em mente que a melhor forma de otimizar o processo é contar com a ajuda de uma equipe de profissionais. Em consequência disso, a noiva consegue se dedicar integralmente a outros assuntos que impactam na cerimônia e deixam o momento inesquecível.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com Mansão Marion e receba todo o suporte necessário para o casamento dos sonhos.