Topo de bolo de casamento: como escolher o estilo ideal?

Caso o seu casamento tivesse uma marca, uma grife, o local de apresentá-la ao seu público (leia-se seus convidados) seria no topo de bolo de casamento. Ali fica resumida a ideia de casal, da imagem do amor que os noivos fazem e da família que querem formar.

Pensando nisso, elaboramos este post especialmente para lhe dar ideias de alguns tipos de topos de bolo que estão superbadalados no momento e que podem ajudá-lo a contar a sua história de amor.

Tem o clássico bonequinho do noivo e da noiva, as iniciais do casal, topo rústico e feitos nos materiais mais inusitados e que depois viram objeto de decoração.

Sendo assim, se você está procurando um topo de bolo perfeito para o seu casamento, continue a leitura e encontre-o já!

Veja alguns tipos de topo de bolo de casamento

Como dissemos, o topo de bolo ajuda a contar/resumir a história do casal que está se casando. Por isso, a primeira coisa a se fazer na hora de escolher esse enfeite é pensar em que tipo de casal você e seu amor formam. Vocês são mais clássicos e românticos? Fazem a linha moderninhos? Ou são mais para extrovertidos?

Alguns modelos costumam parecer com mais frequência nas festas de casamentos. Confira:

  • bonequinhos dos noivos: é o topo de bolo mais clássico e sinaliza logo de cara que se trata de uma comemoração de um casamento, que a festa é de um casal. Às vezes, ajuda a traduzir a formação da família, e os bonequinhos ganham a companhia de um cachorrinho ou de filhos, se o casal já os tiver;
  • iniciais: essa é outra referência clássica que pode ganhar ares modernos dependendo do material em que for trabalhado (acrílico, espelho) e do formato da letra escolhida para grafar o seu nome e do seu par;
  • letras de música: se o verso de uma música é o que conta melhor a sua história de amor, por que não transformá-la em topo de bolo? De novo a proposta pode ganhar ares modernos se o material de confecção for mais inusitado — dependendo do tipo de letra escolhida para escrever a letra da música;
  • bichinhos: aqui, a clássica representação do casal apaixonado ganha o formato de um casal de animais. Podem ser passarinhos, cachorrinhos (se isso tiver a ver com o casal), gatos e tudo mais que a imaginação mandar;
  • flores: versão mais clássica e simples, mas que funcionam para casais mais sérios ou com decoração mais minimalistas.

Conheça os materiais mais usados na decoração

Já vimos que além dos formatos, outro item muito importante é o material com que confeccionamos os topos de bolo. Em geral, eles são feitos em resina e porcelana, mas também de peças em acrílico, material espelhado e até madeira.

Outro ponto importante é que a maioria desses materiais aceita cores. Ou seja, dá para adaptar a ideia de um topo de bolo simples e clássico em algo mais divertido e cheio de estilo quando pintado.

Saiba como escolher seu topo de bolo ideal

Já apresentamos alguns modelos de topo e bolo, mas vamos relacioná-los agora com o tipo de casamento que os noivos querem fazer e o estilo da festa, para que tudo tenha uma só leitura.

Casamento clássico

Pode acontecer na praia ou em um salão fechado e tem uma decoração mais clássica e sóbria. Como tudo segue uma só linguagem, o desenho do topo de bolo pode aparecer também na arte do convite de casamento.

Em geral, são feitos em porcelana, em tons de bege e branco e sem muita personalização nos detalhes.

Casamento rústico

Acontece, normalmente, em ambientes em que a natureza está muito presente. Pode ser na praia, no campo ou, até mesmo, em um salão de festas bem trabalhado. Como a natureza é o pano de fundo da festa, os itens de decoração acompanham essa tendência e aparecem feitos em ferro, madeira ou mdf e, ainda, envolto em flores.

Dá pra fazer lindas combinações de topo de bolo com esses materiais. É só se inspirar e criar!

Casamento diferente

Aqui, a leitura de uma tendência bem definida não é tão clara. Os noivos podem optar por pegar influências do clássico, do rústico e até do casamento divertido e transformarem em algo diferente. Bem ao seu gosto pessoal.

Nesse sentido, o topo de bolo pode ser o clássico casal de noivos, mas pintados à mão por uma cor que remeta a alguma referência para os noivos ou que tenha a ver com o estilo da festa. Ou, ainda, é possível fazer o trecho da letra de uma música em mdf cercado de flores. Personalização aqui é a palavra.

Casamento divertido

O estilo descontraído e que tende a revelar curiosidades da vida e personalidade do novo casal está sempre pela festa. Frases de música, fotos ou livros que os noivos gostam de ler. Essa tendência chega também ao topo de bolo, que pode aparecer com o bonequinho do noivo vestido a camisa do seu time de futebol do coração, seu uniforme de profissional, sendo lambido pelo cachorro do casal — caso tenham um —, entre muitas outras opções.

Uma alternativa divertida é fazer um topo de bolo em formato de quebra-cabeça, que forma o nome do casal ou uma frase de amor.

É preciso lembrar ainda que todas essas peças, se bem trabalhadas, podem virar um lindo enfeite para a casa nova — e mais que isso: vira uma peça de decoração cheia de significado e lembrança, já que esteve presente no grande dia.

Como vimos, escolher o topo de bolo de casamento pode ser um momento emblemático e divertido para a história do novo casal. Isso porque, além de ser a marca registrada de vocês dois, em cima de um dos grandes símbolos da festa — o bolo—, ele pode virar um lindo enfeite para a casa nova do casal.

Além disso, a oferta de materiais, símbolos e estruturas é tão grande que, certamente, você encontrará uma que conte perfeitamente a sua história de amor.

Já está organizando sua festa de casamento, o topo de bolo e tudo mais que envolve o grande dia? Que tal entrar em contato com a Mansão Marion? Vamos ajudá-lo a tornar esse momento ainda mais especial na sua vida!