Quais os 7 cuidados que você precisa ter no casamento ao ar livre?

Seja no campo, na praia ou no jardim, o casamento ao ar livre é capaz de arrancar suspiros. Além de toda a atmosfera romântica que paira sobre o grande dia dos pombinhos, o contato próximo com a natureza deixa tudo ainda mais emocionante e delicado. No entanto, a organização dos detalhes desse tipo de celebração pode trazer algumas dúvidas.

Para que tudo saia perfeito, o planejamento é fundamental. Pensar com antecedência em cada etapa do casório só aumenta as chances de fazer com que a comemoração intimista seja como você sempre sonhou. E quer saber? A tarefa vale muito a pena!

Para ajudar na preparação do seu casamento, selecionamos sete cuidados importantes que você deve ter. Confira!

1. Local

O primeiro ponto a considerar depois de se decidir por um casamento ao ar livre é o lugar ideal. Pé na areia ou na grama? Espaço público ou alguma bela fazenda, pousada ou jardins de um salão?

A partir daí, é possível começar a pesquisar detalhes sobre autorização da prefeitura ou locais particulares que oferecem esse tipo de serviço. Nesse momento, lembre-se de que é importante verificar também a localização. Fácil acesso é crucial para evitar imprevistos e garantir a presença dos convidados.

Para que a imprevisibilidade da natureza não prejudique a festança, verifique se é viável instalar tendas no espaço escolhido. Elas são uma ajuda tanto nos casos de chuva quanto de sol forte.

2. Piso

Para que os noivinhos e convidados se sintam confortáveis durante toda a cerimônia, esse é um detalhe que não pode passar batido. Pense se você quer de fato um casamento bem natural, sem grandes interferências na natureza. Nesse caso, prefira sapatos adequados ao ambiente que escolher e deixe isso claro nos convites. Salto alto e sapatos muito fechados não combinam com praia, por exemplo.

Se a ideia for algo mais elaborado, existe a opção de montar estruturas para facilitar a movimentação. Tablados e decks de madeira são algumas opções.

Observe também o local das mesas. Dependendo do terreno, elas podem ficar bambas. Para que isso não aconteça, prefira colocá-las em áreas mais planas.

3. Roupa

Usar um traje adequado ao cenário ao ar livre significa se sentir à vontade para curtir cada minuto do seu dia especial e, ainda por cima, estar integrada ao visual leve do ambiente. Aproveite o clima da cerimônia para priorizar tecidos mais suaves e fluidos — seda, organza e renda, por exemplo.

Principalmente se o casamento for durante o dia, evite brilhos e uma grande quantidade de acessórios. Isso pode pesar o figurino e destoar de toda a decoração.

Uma boa ideia para que os convidados não se sintam perdidos na hora de escolher o que vestir é deixar a sugestão de traje no convite. Mantenha sempre o foco na leveza. Peças em cores claras, pastéis, ou até mesmo floridas são boas alternativas para não errar.

4. Iluminação

A iluminação certa consegue dar o tom e estilo do casório. Rústico, praiano ou boho: independentemente do efeito que você deseja, existe uma maneira de adaptar as luzes e fazer com que o estilo se reflita na decoração e nas fotografias.

A primeira decisão nesse sentido é o horário, que será decisivo na iluminação natural. Prefira sempre a manhã — antes das 11:00 horas — ou o entardecer e a noite. No período da tarde, o sol fica em uma posição que cria muitas sombras e prejudica o visual da celebração.

Se a festa acontecer à noite, use e abuse das luzes para criar uma aura aconchegante e linda. Vale investir em velas, lamparinas, lanternas chinesas ou o que mais a criatividade permitir. Deixe que a iluminação se misture aos elementos do espaço: se houver árvores no local, por exemplo, um varal de lâmpadas entre elas pode ficar incrível!

5. Som

Casamento sem música não dá, não é? No casamento ao ar livre, ela merece uma atenção especial. Isso porque o lugar aberto traz algumas questões que podem interferir na acústica: barulho do vento, das ondas e até mesmo de pessoas de fora da festa no caso de um local público.

Para que tudo saia como o esperado, é importante contratar um DJ ou banda que já tenha experiência em comemorações desse tipo. Além disso, é bom que eles conheçam o local com antecedência, pois, assim, conseguem avaliar as condições do ambiente e adequar o serviço a ele.

6. Buffet

O buffet costuma ser uma das maiores preocupações ao organizar uma celebração externa. Entre os maiores cuidados na hora de planejar os comes e bebes estão a escolha do cardápio e a sua exposição ao cenário natural.

A sugestão de leveza também deve ser considerada na decisão das comidinhas que serão servidas. Saladas frescas e canapés são ótimas alternativas que podem entrar no buffet. Se a festança for na praia, que tal investir em peixes e frutos do mar? Tudo a ver!

Quando o assunto é bebida, coquetéis e sucos variados são decisões acertadas, principalmente durante o período de verão e primavera.

Se for possível, procure optar por deixar a mesa de comida em uma área coberta ou protegida de alguma forma. Isso evita que ela tenha contato com possíveis ventos fortes, poeira e insetos.

7. Lixo acumulado

O lixo acumulado no casamento ao ar livre é capaz de interferir, e muito, na decoração, além de não ser nada legal para o meio ambiente. Pensando nisso, certifique-se de que o espaço escolhido conte com bastante locais para descartar os resíduos de forma consciente.

Orientar uma equipe para que ela tome conta da limpeza durante a celebração também evita que a sujeira prejudique um dia tão bonito.

Um casamento ao ar livre tem tudo para ser inesquecível e refletir a mágica do acontecimento. Apenas tenha em mente que a natureza é uma caixinha de surpresas e fique de olho na meteorologia, ok?

Ter um plano B é a melhor forma de encarar o grande dia com a certeza de que tudo será maravilhoso. Por isso, veja se o local contratado oferece a possibilidade de uma rápida mudança de planos no caso de algum imprevisto. Depois disso, é só aproveitar cada segundo dessa preparação deliciosa!

Você gostou deste artigo e já está pensando no seu casamento? Entre em contato com a gente e tenha um atendimento personalizado!