Saiba como escolher músicas para casamento sem erro!

Se existe uma coisa capaz de retratar muito a personalidade e história dos noivos no casório, é o repertório musical. E não é só isso: a trilha sonora ainda tem uma participação fundamental na definição do tom e estilo da celebração, além de influenciar diretamente no tempo de duração da cerimônia — quanto mais músicas de entrada, por exemplo, mais longa ela se torna. Então, como acertar na escolha das músicas para casamento?

Emoção, diversão, leveza, intensidade, todas essas são sensações que a trilha sonora consegue proporcionar. Por isso, é importante pensar em cada etapa do evento na hora de definir as músicas que a serem tocadas e no que vocês, noivinhos, querem transmitir com cada uma delas. Confira o que considerar em cada etapa!

Cerimônia

Durante a cerimônia, há, pelo menos, quatro momentos que precisam ser levados em conta ao escolher as músicas.

Entradas

O primeiro grande impacto são as entradas dos pais dos noivos, padrinhos e noivo. Elas antecedem o acontecimento mais aguardado, que é a entrada da noiva.

Para escolher as músicas de cada entrada, pense primeiro no estilo da cerimônia. Quanto mais clássica, mais inclinada ela estará para combinar com uma bela trilha instrumental. Já se o evento tiver uma pegada leve e menos tradicional, como os casamentos na praia ou ao ar livre em geral, canções cantadas que tenham algum significado na vida dos noivos combinam muito bem. Lembre-se: a música mais impactante e forte é a da entrada da noiva, ok?

Se a cerimônia contar com daminhas e pajens, a entrada deles deve ser o momento fofura. Para combinar, uma música com melodia doce é a melhor pedida. Canções que fazem parte da trilha sonora de filmes de animação são sempre boas opções.

Bênçãos, cumprimentos e saída

Durante as bênçãos, volte a optar por escolhas instrumentais ou sacras. Dependendo da religião dos noivos, a Ave-Maria ou o Pai Nosso vão combinar muito bem com toda a sensibilidade e seriedade que a etapa pede.

Nos cumprimentos e na saída, a descontração pode voltar a dar o ar da graça. Que tal separar aquele repertório que de alguma forma faz parte do relacionamento de vocês? Só tome o cuidado de manter uma coerência com o restante da cerimônia e de escolher melodias e letras que tenham tudo a ver com o clima de casamento. Nada de letras que falam de sofrimento e separação, hein? 

Festa

Chegou a hora da festa e, junto com ela, uma liberdade maior para definir o setlist perfeito!

Durante o jantar ou coquetel, prefira manter um agradável som ambiente, para que os convidados consigam comer com tranquilidade e conversar entre si.

Para a pista de dança, o ideal é caprichar nas músicas para o casamento e apostar nos mais variados estilos. Por mais que seja importante colocar a personalidade dos noivos na trilha sonora, aqui a festa fica mais divertida e interessante se o repertório buscar agradar todos os gostos.

Cuidados

Para que tudo saia perfeito no grande dia, é preciso tomar alguns cuidados e fugir de alguns errinhos que podem prejudicar o andamento do evento. Confira alguns deles:

  • entre os intervalos da cerimônia, nunca deixe os convidados esperando em silêncio. Prefira manter músicas relaxantes tocando em volume baixo;
  • quando for contratar o responsável pela música, sempre combine de fazer o teste de som com antecedência. É importante conhecer a acústica do lugar onde o casamento será realizado;
  • lembre-se de que a celebração é um acontecimento especial para vocês, noivos, então participem de cada etapa com carinho. Interfira na escolha das músicas e não deixe que o DJ ou a banda decidam tudo por vocês.

A escolha das músicas para casamento é mais um daqueles preparativos que vão fazer toda a diferença na atmosfera do evento. E diante dessa importância, é justo que tenha a cara dos pombinhos e arranque suspiros dos convidados, não é? Pode ter certeza de que a trilha sonora vai embalar momentos que vocês nunca mais vão esquecer, então capriche!

O que achou desse artigo? Aproveite agora para assinar nossa newsletter e receber conteúdos incríveis sobre casamento em primeiro mão!