Finger food para casamento: como tornar o seu momento ainda mais especial?

Se você está prestes a subir ao altar, precisa conhecer o finger food para casamento. Esse estilo diferenciado de buffet traz uma proposta mais descontraída e, ao mesmo tempo, permite que os convidados tenham experiências gastronômicas de qualidade. 

Tudo depende do estilo da celebração e das preferências dos noivos, já que é possível servir qualquer tipo de comida em um formato adaptado que gira em torno de pequenas porções. Assim, a praticidade da alimentação permite que a diversão seja dobrada sem deixar de lado a elegância necessária para o grande dia.

Quer saber mais? Vamos mostrar como tornar o seu momento ainda mais especial com bastante criatividade. Acompanhe!

Conheça o finger food 

Se você deseja uma opção diferente de buffet para casamento, o finger food pode ser o ponto alto da festa. O termo consiste em servir pequenas porções para que os convidados possam comer diretamente com os dedos em uma mordida ou duas. O segredo de apostar nesse conceito está em oferecer praticidade com foco em grandes sabores. 

Adaptável a qualquer estilo de cerimônia, esse tipo de cardápio pode ser oferecido em pequenas cumbucas, no palito, em pratos ou em copos. Ou seja, são diferentes formas de petiscar sem a necessidade de mesas formais. Todo o processo costuma ser mais simples sem talheres em recepções dinâmicas com inúmeras possibilidades de pratos.

Pense no estilo do casamento

Toda a praticidade do estilo deve ser elaborada para se encaixar perfeitamente na proposta do seu casamento. Imagine só os convidados degustando uma carne difícil de cortar em pé em uma festa completamente clássica. Seria constrangedor, não é mesmo?

Dessa maneira, para evitar erros, torna-se muito importante fazer um planejamento detalhado e avaliar em qual tipo de recepção o finger food funciona. Entre as principais opções, estão casamentos com uma temática minimalista, clean ou moderninha.

Em uma festa matutina, que acontece quando não está nem na hora do almoço e nem do café da manhã, o cardápio prático se mostra uma excelente opção. Mas saiba que não existem regras, logo, todas as escolhas dependem da proposta da celebração, do número de convidados e, claro, das preferências dos noivos.

Saiba como servir de maneira correta

Apesar de ter uma proposta mais despojada, quando se trata de um casamento, o finger food precisa ter um toque de elegância que é indispensável na ocasião. Afinal de contas, uma festa entre pessoas próximas merece ter capricho em todos os detalhes.

O mais importante envolve as louças e o momento ideal de começar a oferecer os pratos aos convidados. A Marion pensa em opções mais refinadas que deixam o visual da comida mais harmonioso para que todos possam, primeiro, comer com os olhos.

Na Marion os garçons transitam pelas mesas da Mansão.

Estude os pratos servidos

O estilo finger food permite que o buffet sirva qualquer tipo de comida com adaptações inteligentes. Por isso, não pense que, por conta da praticidade, o seu buffet será mais simples. Mas pense com antecedência no que você pretende oferecer para basear a celebração de acordo com a temática.

Por exemplo, se a ideia dos noivos gira em torno de ter uma festa mais animada com os amigos e familiares na pista de dança até o amanhecer, o menu deve ser o mais prático possível. Faça uma lista e reúna tudo o que possa ser consumido apenas com uma mão sem a necessidade de grandes manobras.

Outra sugestão interessante, em uma situação como essa, está em dar destaque para os molhos. Ao criar receitas tradicionais, o acréscimo de sabores diferentes e práticos faz toda a diferença na experiência de seu convidado.

Lembre-se também de que, quando a festa é das mais animadas, o consumo de bebidas aumenta bastante. Fique de olho na quantidade de comida servida para que seja feito um equilíbrio e evite excessos no álcool. 

Fornecedores de confiança

A melhor forma de garantir um buffet perfeito com finger food é apostando em um serviço diferenciado que tenha credibilidade no mercado. Nada de pensar apenas no preço no momento de escolher os pratos e acabar por ficar constrangido diante dos convidados. 

Por mais que seja uma proposta diferenciada, o cardápio precisa ser caprichado e de qualidade e oferecer o máximo possível de sabores. O cardápio Marion é um bom exemplo disso por priorizar a experiência gastronômica do grande dia. Veja, a seguir, algumas dicas de pratos que são utilizados no formato: 

  • batata souté: o clássico da cozinha francesa é o tipo de acompanhamento que vai bem com tudo e pode ser servido sem grandes exigências com molhos diferenciados;
  • espetinho de frango empanado: em uma proposta de praticidade, os espetinhos são excelentes pela possibilidade de comer apenas com uma das mãos. Entra aqui também a chance de evidenciar os sabores ao investir em molhos;
  • fricassê de frango: o prato proporciona uma refeição completa sem a necessidade de sentar-se para apreciar. Por ser uma receita muito conhecida, costuma agradar a todos e garantir bastante energia para aproveitar a festa;
  • polenta cremosa à bolonhesa: o prato típico da Itália cai bem em recepções de qualquer horário e apresenta o equilíbrio indicado para que os convidados não exagerem nas bebidas sem se alimentarem bem.

Docinhos e bolo

Ao apostarem no finger food, muitas noivas acabam ficando em dúvida em relação aos docinhos e ao bolo. Saiba que é indispensável surpreender os convidados com um cardápio que vai além do chocolate tradicional.

Nesse caso, o menu degustação permite que seja oferecida uma variedade de receitas em mini colheres e potinhos. Tudo na medida certa para satisfazer sem exageros. Já o bolo pode ser servido de maneira tradicional. 

Pronto! Agora, você já sabe como funciona o finger food para casamentos. Essa maneira prática de servir seus convidados traz um toque de originalidade à festa e promove experiências gastronômicas inesquecíveis a partir de ideias criativas. 

Gostou das informações deste artigo? Então, entre em contato com a Marion e conheça todas as delícias exclusivas do cardápio para casamentos.