Dj ou banda para o casamento? Conheça os prós e contras de cada um

Escolher DJ ou banda para casamento é uma questão que persegue a maioria dos noivos. De fato, as duas opções possuem muitas vantagens, mas também apresentam alguns contras que devem ser avaliados cuidadosamente conforme a proposta da cerimônia. 

O grande segredo, para acertar em cheio na decisão, envolve conhecer bem todos os detalhes na prestação de serviço em cada formato. Ao considerar tudo dentro do contexto da festa, fica mais simples bater o martelo com foco em oferecer uma experiência divertida e de qualidade aos convidados. 

Quer saber mais? Vamos mostrar um comparativo entre as duas opções com dicas essenciais na hora de tomar uma decisão. Acompanhe: 

Orçamento disponível

Ao realizar um casamento, torna-se necessário ter bastante cuidado com a distribuição do orçamento disponível. Isso porque, muitas vezes, os noivos decidem fazer altos investimentos em um setor, como na decoração ou contratação de um bom local, e outros serviços acabam sendo definidos de qualquer jeito. 

Diante disso, logo no início do planejamento, avalie qual a quantia disponível para cada tipo de necessidade e direcione a importância da música na festa. Assim, se a prioridade é ter uma comemoração bastante animada que vai ficar marcada na memória dos convidados, a decisão entre DJ ou banda deve ser pensada cuidadosamente. 

Nesse caso, vale ter ponderação com a intenção de encontrar o que mais se encaixa com a temática, sem comprometer os gastos como um todo. O mais comum, no entanto, é usar os dois serviços. O DJ durante a confraternização e a banda no ponto alto no meio da festa.

Local da festa

Pouca gente leva isso em consideração, mas a estrutura oferecida pelo local onde a festa será realizada faz toda a diferença na hora de mensurar os prós e contras de qual o melhor formato.

Pesquise previamente como são as condições para que uma banda possa tocar com o máximo de conforto possível. Veja, a seguir, sugestões do que deve ser preparado corretamente: 

  • camarim espaçoso;
  • palco bem localizado;
  • espaço da pista de dança;
  • iluminação;
  • equipamentos disponíveis;
  • acústica.

O mais importante é ter em mente que um DJ não costuma ocupar muito espaço. Para fazer seu trabalho, ele precisa apenas de uma cabine pequena e seu próprio material. Por conta disso, durante a organização teste antecipadamente as caixas de som em busca de uma experiência completa aos convidados. 

Tipo de cerimônia

O estilo da cerimônia é outro fator primordial no momento de decidir as atrações de entretenimento da festa. Afinal de contas, um casamento pode ser mais tradicional, moderno ou com uma pegada mais intimista. Considerando tudo isso, pense no formato que combina tanto com a atmosfera da comemoração quanto com o perfil do público. 

Caso seja mais clássico, você pode fazer uma seleção com canções que são capazes de deixar o ambiente mais elegante a partir do show da banda. Já a presença de um DJ se torna harmoniosa quando a festa é mais descontraída, em locais ao ar livre ou em um formato reservado que envolve poucos convidados.

Variedade musical

Em festas mais animadas, a playlist costuma se estender durante toda a noite. Por este motivo, priorizar uma boa variedade musical faz toda a diferença na visão dos convidados. Outra questão importante é considerar que montar um cronograma durante os diferentes momentos da cerimônia se mostra indispensável. 

Imagine só o jantar sendo servido com uma música de baile super animada ao fundo impedindo as pessoas de conversarem. Seria muito inadequado, correto? Sendo assim, saber mensurar o que se encaixa em cada situação torna a festa agradável, exatamente, como um casamento precisa ser. 

Nesse caso, um DJ traz mais benefícios, pois consegue alterar o set list conforme a resposta do público. Quando todos estiverem desanimados, fica fácil colocar aquele sucesso do momento para mudar o cenário negativo. Já a banda precisa de ensaios e dificilmente pode improvisar com grande variedade. 

Interação com os convidados

Garantir a animação na pista de dança é um fator primordial no andamento da festa. Dessa maneira, as músicas apresentadas precisam aumentar o interesse dos convidados em celebrar durante um longo período e interagir com os noivos. Olhando por este ângulo, escolher uma banda se mostra como uma opção mais vantajosa. 

Apesar do DJ ter experiência com vários tipos de público e conseguir medir a temperatura da pista, contratar uma banda de baile, por exemplo, ajuda a promover um espetáculo mais autêntico com canções clássicas que todos conhecem. Sem contar a possibilidade dos noivos subirem ao palco para cantar ou comandar algumas surpresas. 

Versão original das canções

Com um DJ em sua festa, as chances de ouvir canções originais são muito maiores. Pois ao mandar a lista de preferências, o profissional vai selecionar a versão oficial de cada uma delas para que os noivos aproveitem o momento na voz de seus artistas preferidos. 

Além disso, o DJ consegue atuar durante todo o tempo de contrato sem a necessidade de fazer grandes intervalos. Ao contrário da banda que exige mais esforços por cantar ao vivo e só toca em determinados períodos ao longo da festa. 

No entanto, por ser mais impessoal, praticamente nenhum DJ atua como mestres de cerimônias, diferente dos integrantes da banda que se tornam verdadeiros animadores dentro do cronograma do cerimonial. 

Gênero musical específico

Quando o casal tem uma preferência musical específica, o mais indicado é buscar por uma banda que toque esse tipo de repertório. O grande problema do DJ, em uma situação como essa, envolve a falta de interação durante o intervalo das canções.

Por exemplo, ao escolher uma festa com a playlist dos anos 80, é possível encontrar covers que se apresentem caracterizados e despertem a curiosidade dos presentes. Entre as principais sugestões nessa linha estão duplas sertanejas, voz e violão da bossa nova ou, até mesmo, escola de samba. 

Pronto! Agora você já conhece os prós e contras de contratar DJ ou banda para casamento. O mais importante é selecionar as músicas antecipadamente conforme as preferências dos noivos e a proposta da festa. Só assim será possível manter a pista de dança animada com a intenção de garantir a diversão de todos. 

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como escolher as músicas do casamento sem erro.