Saiba como escolher terno para casamento ao ar livre

Escolher terno para casamento ao ar livre não é tarefa fácil. De fato, combinar o traje do noivo com a proposta visual da cerimônia exige alguns cuidados. Saiba que a atmosfera clean desse tipo de celebração permite combinações versáteis e mais criativas. 

Dentro desse contexto, cada peça do look precisa ter harmonia com o estilo pessoal, ser confortável e harmonizar com o vestido nos mínimos detalhes. Só assim seu futuro marido ganha confiança para arrasar no grande dia com bom gosto. 

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para montar o terno de casamento ao ar livre. Acompanhe a leitura e confira!

Tome cuidado com os tons claros

Ao optar por um casamento ao ar livre durante o dia, o traje exigido costuma ser o semiformal. Isso porque o clima agradável proporcionado pela luz solar traz uma atmosfera alegre que permite variações de estilo.

Com isso, o mais indicado é ter cuidado com a combinação de tons claros para ternos que acabam caindo na informalidade excessiva. O diferencial está em usar o horário da cerimônia como um guia na hora de escolher as melhores combinações.

Por exemplo, antes das 16h a preferência deve ser por cores suaves, como cinza, bege ou areia — sempre com um contraponto criativo entre níveis de tom sobre tom. Incluir uma peça mais escura, como o azul-marinho, também costuma agregar charme e originalidade ao estilo em festas como essas.

Escolha uma camisa adequada

Não importa qual seja o corte do terno escolhido, o que faz mesmo diferença na temática do casamento é saber como compor os elementos que agregam elegância. Nesse caso, a camisa se transforma em um divisor de águas por mostrar o nível de formalidade do traje.

Caso a festa aconteça na praia, a dica é apostar em um tecido fino que deixe estiloso sem pesar. Já em cerimônias no final de tarde, uma camisa mais elaborada se torna o ponto alto da composição.

No entanto, evite o preto e o veludo até mesmo no inverno, pois esse tipo de estilo foge da proposta de trajes de casamento diurno por serem extremamente chamativos. Sem contar que muitos homens consideram a cor bastante desconfortável por conta do calor.

Pense com cuidado na gravata

A escolha da gravata depende diretamente do grau de formalidade da cerimônia. Por isso, o mais importante é combinar com a temática desenvolvida na identidade visual. Pense na composição do look como um todo e veja se cabe até mesmo eliminar a peça. Sim!

A gravata não é obrigatória em formatos mais descontraídos, como praia ou cerimônias matinais. No entanto, caso o noivo queira manter a tradição, o melhor caminho é fazer um contraponto com o tom do vestido de noiva para dar um toque mais alegre ao visual. O mesmo vale para o time de padrinhos, que pode brincar com as cores entre si. 

Aposte nos acessórios

Em casamentos ao ar livre, tanto o noivo quanto os convidados ganham mais liberdade para usar acessórios. Ou seja, chapéus, suspensórios sem paletó, lenços de bolso e Boutonnière, que substitui o tradicional cravo na lapela, estão liberadores.

O grande diferencial, nesse caso, está em considerar antes de qualquer coisa a personalidade do seu futuro marido. Assim, fica muito mais fácil encontrar uma opção que combine com o look da noiva para que a harmonia se torne visível ao olhar atento de todos os convidados. 

Pronto! Agora você já sabe como escolher terno para casamento ao ar livre. Lembre-se que de nada adianta escolher um traje extremamente elegante se ele não for confortável. Afinal de contas, a festa, além de emocionante, também precisa ser divertida em todos os momentos para o casal.

Aproveitou as dicas do texto e quer ter acesso a outras relacionadas a esse assunto? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e comece a receber novidades exclusivas diretamente em seu e-mail.