Como escolher a data do casamento? 4 dicas infalíveis

Ao decidir se casar, os noivos precisam começar o planejamento. É aqui que, normalmente, surge a primeira dúvida do casal: como escolher a data do casamento? Antes de tudo, vocês devem definir quanto tempo querem dedicar aos preparativos — para ter mais tranquilidade na organização, o ideal é contar com, pelo menos, um ano de antecedência.

Porém, em meio a tantas opções de datas e critérios que podem ser usados, é comum ficar um pouco perdida nesse momento e ter dificuldades para escolher o dia ideal para o casamento.

Mas não precisa se preocupar. Para ajudar nessa tarefa, trouxemos 4 dicas infalíveis para você encontrar a melhor data para o casamento dos seus sonhos. Confira!

1. Considere os momentos especiais para o casal

Durante o relacionamento existem diversos momentos que o casal compartilha e que ficam marcados na história. Muitos noivos optam por escolher uma dessas datas para o casamento, como o dia em que se conheceram, o aniversário de namoro ou de outro evento importante na vida a dois.

Se vocês têm um número da sorte ou um mês especial, vale a pena considerá-los na hora de consultar o calendário. Um cuidado importante é definir, também, o dia da semana. Se vocês querem casar em um sábado, por exemplo, e essa não é uma decisão flexível, fica mais fácil reduzir as opções.

2. Tenha atenção às estações do ano

As estações do ano também influenciam essa escolha. Apesar de não ser possível adivinhar o clima do dia da festa, questões relacionadas à temperatura e maior ou menor incidência de chuvas variam de acordo com as estações, então considere isso na sua escolha.

Se você já tem planos específicos para a festa, como um casamento ao ar livre ou na praia, esse é um cuidado fundamental para aumentar as chances de ter o clima ideal no grande dia.

3. Observe os feriados e datas comemorativas

Uma das dicas mais importantes sobre como escolher a data do casamento é ficar atenta aos feriados e datas comemorativas, que podem facilitar ou atrapalhar os seus planos. Então, avalie com calma todas as opções, de acordo com o seu perfil e o dos convidados.

Por exemplo, se você tem muitos convidados de fora, casar próximo de um feriado facilita a vinda deles para a cerimônia. Por outro lado, isso também pode fazer com que eles fiquem indisponíveis, principalmente se envolver datas comemorativas.

4. Lembre-se da lua de mel

Muitos casais decidem seguir a tradição de sair em lua de mel logo após o casamento. Se esse for o seu caso, é importante considerar a data da viagem na escolha. Avalie o destino desejado para definir a melhor época e organizar o período de folga para a comemoração.

Se o seu destino é a praia, por exemplo, a viagem deve pegar períodos quentes. Por outro lado, se você pretende curtir o frio e a neve, considere o casamento no inverno. Lembre-se de que é preciso considerar o clima e a estação do ano no seu destino, que nem sempre são os mesmos do Brasil.

Seguindo essas dicas sobre como escolher a data do casamento, com certeza vocês conseguirão encontrar o melhor dia para celebrar a união. E não se esqueça de entrar em contato com os fornecedores com o máximo de antecedência, para evitar agendas cheias que podem atrapalhar os seus planos.

Gostou do post? Já marcou a data do seu casamento ou tem outras dicas para compartilhar sobre o assunto? Deixe o seu comentário!