Como escolher o sapato da noiva? 4 dicas perfeitas

Quando pensamos no planejamento do casório, uma longa checklist surge na cabeça. É preciso encontrar aquele vestido que lhe deixa ainda mais maravilhosa, definir o lugar perfeito para a cerimônia dos sonhos, montar a lista de convidados, entre outras decisões importantíssimas.

Em meio a elas, existe uma que muitas vezes é colocada em segundo plano. Afinal, você sabe como escolher o sapato da noiva? Ao contrário do que pode parecer, o sapato  assim como todo o visual  figura como item de destaque na organização do grande dia.

Uma escolha errada é capaz de tirar o equilíbrio da sua produção e, pior, causar um desconforto tremendo. Quer evitar que isso aconteça e arrasar da cabeça aos pés? Confira as dicas que preparamos!

1. Pense na harmonia

Hoje em dia, seguir determinadas regrinhas de estilo já não é uma obrigação. Cada noiva tem suas preferências e é importante levar esse toque de personalidade ao casamento, deixando o momento ainda mais especial. Por outro lado, sempre vale a pena observar o todo e criar uma harmonia.

Na hora de escolher o sapato, o ideal é adequá-lo ao vestido e ao estilo do casório. Cerimônias tradicionais e vestidos longos combinam melhor com sapatos fechados e de salto fino como os escarpins, por exemplo.

Já em comemorações mais despojadas durante o dia, que têm um ambiente aberto como cenário, sandálias e saltos mais grossos são boas opções. Se a ideia for casar com o pé na areia, que tal incluir uma bela pulseira de pé nas possibilidades?

2. Preste atenção à altura do salto

Antes de escolher a altura do salto pensando em adequar seu tamanho ao do noivo, lembre-se de que essa é uma definição decisiva para seu conforto e segurança. O casamento exige que você passe um bom tempo de pé.

Além disso, no momento da entrada todos os olhares estarão em cima da noivinha. Não dá para arriscar tropeções e dores desnecessárias, né? Se não está acostumada com saltos mas quer usá-los na cerimônia, prefira os que têm uma tira no tornozelo: eles dão mais firmeza ao andar. Procure também manter o tamanho do salto entre 7 e 8 cm.

3. Defina a cor

Quando pensamos em como escolher o sapato da noiva, a cor aparece como uma das principais dúvidas. Nesse momento, é fundamental estar atenta às variações de tonalidades.

Se a preferência é combinar o tom do sapato com o do vestido, tome cuidado ao fazer a compra. Isso porque, à primeira vista, tons parecidos (como branco e off white, por exemplo) se confundem. No entanto, a diferença entre eles é realçada quando usados juntos.

Para evitar qualquer tipo de engano, leve uma foto do vestido ou um pedaço do tecido quando for comprar o calçado. Dessa maneira, é possível comparar as cores com mais exatidão.

E os sapatos coloridos, estão liberados? Claro que sim! Mas não esqueça da dica sobre a harmonia, hein? Uma alternativa para não pesar o modelito e não cometer exageros é optar por combinar a cor do sapato com a do seu buquê.

4. Experimente com antecedência

O sapato perfeito é aquele que não causa incômodo. Por isso, tenha a certeza de que ele lhe deixa à vontade para curtir as horas inesquecíveis do casamento. Quando estiver escolhendo o modelo favorito, experimente nos dois pés e caminhe o suficiente pela loja.

Nos dias que antecedem o evento, ande com o calçado pela casa por alguns minutos ou horas. Isso faz com que a forma vá se moldando aos seus pés, proporcionando mais conforto.

Agora ficou fácil saber como escolher o sapato da noiva, verdade? É sempre bom lembrar que, se você quiser exclusividade e um modelo sob medida, também pode apostar nos sapatos personalizados. Nesse caso, o processo de confecção é cuidadoso e leva algum tempo, então nada de deixar para a última hora, ok?

E aí, gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos incríveis em primeira mão sobre casamento!