Corsage: entenda o significado e maneira correta de usar

Além da escolha das madrinhas de casamento, a noiva precisa decidir outros detalhes importantes, como a definição de trajes específicos, a cor para os vestidos e até mesmo o uso de determinados acessórios – como o corsage, que costuma ser um dos itens mais utilizados.

Aliás, você sabe qual o seu significado? Essa é uma dúvida comum entre os noivos, sendo importante esclarecê-la para avaliar se vale a pena investir nesse item para o casamento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para responder as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual o significado do corsage?

Sua origem é bastante curiosa! No período da idade média, na Europa, o adorno com flores era usado pelas noivas com o propósito de disfarçar odores, pois os banhos costumavam ser anuais, devido ao frio.

Depois, a tradição foi levada aos bailes de formatura dos Estados Unidos com um novo significado: os homens costumam oferecer esse acessório de presente para as mulheres, antes da festa, como símbolo de respeito e consideração.

Hoje, dá-lo às madrinhas é um gesto de gratidão pela importância que elas têm na vida da noiva e uma forma de mostrar que elas são parte essencial no casamento.

Por que adotar esse acessório no casamento?

Muitas noivas ficam em dúvida se deve ou não investir no corsage. Por isso, separamos abaixo alguns motivos que mostram que vale a pena adotá-lo. Veja!

Proporcionar mais romantismo à festa

O uso do acessório deixa o visual das madrinhas mais delicado e romântico. Desse modo, além de garantir um significado lindo, as madrinhas ficarão em destaque em meio aos demais convidados do casamento.

Agradecer as madrinhas pela participação

Como dissemos, essa é uma demonstração de carinho, respeito e consideração. Então, oferecer esse acessório para as madrinhas é uma forma de agradecer a participação e auxílio de todas nesse momento tão importante para os noivos.

Garantir maior identidade ao casamento

Muitos noivos gostam da padronização na cerimônia, e o uso do corsage para as madrinhas é uma forma sutil de fazer isso. O item garante uma identidade visual elegante e romântica, além de deixar as fotos do evento com um efeito mais bonito. 

Quais modelos podem ser feitos e como usá-los?

Existem diversos modelos que podem ser adotados e confeccionados com materiais como flores, tecidos, rendas e pedrarias. Aqui, o que vale é o estilo da noiva. Porém, é importante procurar por modelos e materiais que sejam confortáveis e facilitem a produção das madrinhas. Veja alguns mais comuns, a seguir:

Tradicional

O modelo tradicional é feito com um pequeno arranjo de flores, com uma fita delicada para ser presa no pulso.

Contudo, é preciso ter atenção às cores, caso a noiva escolha o modelo ou o tom dos vestidos das madrinhas. Se não houver regras para os trajes, o ideal é optar por modelos com cores neutras, para facilitar a combinação com as roupas escolhidas.

Braceletes

Quem deseja modernizar e não é adepta das flores para o corsage, pode escolher modelos parecidos com os braceletes, feitos com tecidos ou pedras, garantindo um visual único para as madrinhas.

Flor de lapela (boutonnière)

Esse modelo é feito por uma única flor, que também pode ser confeccionada com diferentes materiais. Em geral, elas são feitas para combinar com a flor de lapela usada pelos padrinhos.

Agora que você já sabe o que o corsage simboliza e como usá-lo, que tal aderir à ideia? Muitas noivas aproveitam o momento do convite para presentear as madrinhas com o acessório, mas ele também pode ser entregue no grande dia, enquanto todas se arrumam.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais — Facebook e Instagram — e acompanhar as nossas publicações!