Saiba como organizar o chá de cofrinho perfeito

O chá de panela é aquele momento leve e divertido que, além de reunir os amigos, ajuda os noivos a montarem a casa nova. Essa comemoração pré-casamento, no entanto, não atende a todos. E quando os pombinhos já moram juntos ou querem escolher cada utensílio do seu cantinho? E quando a intenção é mudar de cidade ou país depois do casório? Para casos assim, o chá de cofrinho é o substituto perfeito!

Chamado também de chá do porquinho e chá de envelope, a proposta aqui é arrecadar um dinheirinho, seja para ajudar nos preparativos do casamento, da lua de mel ou da própria preparação da casa. A ideia só traz vantagens: facilita a vida dos convidados, que não precisam correr atrás de presentes, e oferece mais liberdade aos noivos. Gostou da ideia e quer saber como organizar um chá como esse? Confira!

Convites

Muitas pessoas que querem adotar a ideia do chá de cofrinho ainda ficam com o pé atrás. Isso porque acham deselegante pedir dinheiro aos convidados. Na verdade, o segredo está na maneira de comunicar essa decisão e de explicar aos amigos. É aí que entra o cuidado ao preparar o convite.

Procure explicar a ideia de maneira clara e delicada, ao mesmo tempo. Uma opção interessante é usar frases divertidas, como: “nem precisa embrulhar seu presente! Quebre seu porquinho e traga um dinheirinho para nos ajudar!”. Enfatize a questão da comodidade e tente não estipular um valor, deixando-os mais à vontade e evitando constrangimento.

Decoração

Assim como nos chás mais tradicionais, o chá de cofrinho também é uma oportunidade de a noivinha relaxar das muitas preocupações que cercam os preparativos do casamento. Pensando nisso, monte a decoração de acordo com suas preferências e abuse da imaginação.

Para deixar o cenário temático, que tal espalhar cofrinhos e detalhes que remetem ao dinheiro entre os demais objetos da festa? Aí vão duas dicas: porquinhos são sempre uma alternativa fofa e moedinhas de chocolate podem até servir como lembrancinhas criativas.

Presentes

O ideal é que os presentinhos em forma de dinheiro sejam depositados em um cofre específico na festa. Deixe os convidados informados de que não é obrigatório que se identifiquem no momento de fazer a contribuição. Com isso, eles se sentem mais livres para ajudarem com o que podem, sem pressão.

Esse cofre pode ficar localizado logo na entrada ou em algum cantinho da festa, você decide!

Alimentação

Da mesma forma que a decoração, os comes e bebes no chá de cofrinho ficam por conta das suas escolhas. Docinhos, salgadinhos e bolos são sempre coringas, mas se o orçamento estiver apertado, vale apostar em quitutes mais práticos e que você mesma pode preparar. Mini sanduíches, frios, pães variados, sobremesas, salada de frutas, tudo isso pode ter lugar garantido na mesa.

Com relação às bebidas, água, sucos e refrigerantes costumam agradar aos mais diversos gostos. Se você e os convidados também curtem bebidas alcoólicas, cervejas e drinks podem ser incluídos no cardápio.

O importante é considerar que o chá de cofrinho é uma espécie de reunião de amigos, então não precisa de grandes produções. Guarde as energias para o evento principal, que é o casório, e aproveite esse momento na companhia de pessoas queridas. Boa festa!

Gostou do artigo e da sugestão do chá de cofrinho? Então, compartilhe nas suas redes sociais e já deixe os amigos por dentro dessa proposta!