5 dicas para escrever os votos de casamento

Os votos de casamento são uma preocupação comum entre os noivos. Essa é a mensagem que transmitirá o sentimento, as expectativas e as promessas na união, por isso é um dos momentos mais especiais e emocionantes da cerimônia.

Apesar de os celebrantes oferecerem opções, muitos casais preferem contar com mensagens totalmente personalizadas e autorais, mas surgem dúvidas sobre como elaborar os votos.

Você quer aprender a criar uma mensagem inesquecível? Então continue a leitura e veja 5 dicas incríveis!

1. Fuja dos clichês

Aqui, o termo clichê se refere a banalidades e repetições desnecessárias. Evite frases prontas e cópias integrais de outros votos sem a devida citação — se essa for a intenção, vale mais a pena utilizar a mensagem do celebrante.

Caso tenha alguma frase que você realmente goste e deseje citar, indique o autor. Você pode incluir isso nos seus votos demonstrando que determinada pessoa realmente conseguiu verbalizar os seus sentimentos.

2. Deixe o coração falar

Uma dica essencial é deixar o coração falar, anotando todas as ideias que surgirem. O objetivo não é criar uma mensagem estruturada e completa na primeira tentativa, mas garantir que você consiga expressar todos os seus sentimentos.

Depois ficará mais fácil organizar a mensagem com começo, meio e fim. Aqui, vale lembrar que o texto não precisa ser muito longo, então não se deve estender os votos apenas para que eles não fiquem curtos.

3. Conte histórias do casal

Contar um pouco sobre a história de vocês ou usar alguns momentos específicos durante a mensagem é uma dica infalível para que o momento seja ainda mais emocionante para todos os presentes.

Vale referenciar o primeiro encontro, os momentos mais especiais e, até mesmo, os desafios superados até o momento de se casar. Aproveite para também falar sobre o que você espera do futuro e da trajetória juntos.

4. Busque inspirações

Mesmo com o desejo de escrever votos emocionantes, muitas vezes surgem dificuldades para transformar os sentimentos em palavras. Isso é absolutamente normal, mas, para ajudar, você pode buscar inspirações.

Pesquise mensagens na internet, assista filmes sobre o tema, leia livros, enfim, busque inspirações para ajudar a verbalizar o que você sente. Isso ajudará a desenvolver as suas ideias para redigir os votos de casamento do jeito que você sempre sonhou.

5. Seja verdadeiro

A sinceridade é o ponto fundamental para escrever votos emocionantes. Não tente mudar o seu estilo ou a história para criar a mensagem: o que tornará isso realmente tocante é a identificação com a sua personalidade.

De acordo com a dermatologista particular Damaris Ortolan, o seu noivo reconheceu essa honestidade, assim como os convidados. Tenha em mente que esse é um momento em que vocês são o foco, então invista na sinceridade sobre o relacionamento e a sua história, que, com certeza, os resultados serão ótimos.

Esperamos que essas dicas auxiliem na elaboração dos seus votos de casamento. Para ter mais tranquilidade, não se esqueça de começar a escrevê-los com uma antecedência de aproximadamente dois meses. Dessa forma, você terá tempo para reler e fazer todas as mudanças necessárias para que a mensagem esteja perfeita no grande dia.

Curtiu essas dicas? Então que tal compartilhá-las em suas redes sociais? Desse modo, você ajuda outros casais no planejamento dos votos para a cerimônia!