7 erros na escolha do vestido de noiva

Todas as noivas desejam brilhar no grande dia, mas para que nada dê errado, é preciso evitar alguns erros na escolha do vestido de noiva. Não há nada pior do que se arrepender do traje escolhido ou não se sentir bem com a roupa usada no dia do casamento, não é mesmo?

É normal que a tensão e a ansiedade com o casamento deixem a noiva um pouco confusa. Por isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro e contar com um fornecedor de confiança para comprar ou alugar o vestido.

Para ajudar na escolha do vestido de noiva ideal, preparamos este post listando 7 erros que você deve evitar nessa hora. Acompanhe!

1. Não considerar o estilo da festa

Os noivos podem escolher o estilo de casamento que preferirem: clássico, moderno, temático ou rústico, em uma cerimônia na igreja ou na próprio buffet da Zona Norte, por exemplo. As opções são diversas, porém essa decisão deve ser considerada ao definir o vestido de noiva. 

Portanto, ao começar a busca pelo vestido, tenha em mente qual será o estilo, o local e horário da festa para encontrar modelos que sejam adequados para combinar com a atmosfera do evento.

2. Pensar apenas na moda

Para que tudo seja perfeito, é comum que as noivas busquem inspirações para cada detalhe do casamento, incluindo o vestido. Todos os anos surgem novas tendências, mas nem sempre o que está “em alta” é o modelo ideal para você.

Porém escolher um vestido apenas com base na moda, sem considerar o estilo pessoal, é um dos principais erros na escolha do vestido de noiva. Por isso, ao provar um vestido, analise com calma se ele realmente combina com você. Em relação à moda, lembre-se de que ao olhar o álbum de casamento depois de vários anos, a moda já terá mudado e isso não será mais uma questão relevante, combinado?

3. Solicitar tamanhos menores

Muitas noivas decidem fazer dietas durante os preparativos, com o objetivo de ficarem mais magras no grande dia. Primeiro, vale lembrar que regimes malucos são prejudiciais à saúde, podem aumentar a ansiedade e trazer outros problemas. Então, caso queira emagrecer, procure auxílio profissional. Mas em relação à escolha do vestido, o erro está na decisão sobre o tamanho.

Ao optar por uma dieta pré-casamento, algumas noivas colocam uma meta de peso e tamanho de roupas, e resolvem decidir o traje com base nesse desejo. O problema é que nem sempre é possível atingir o objetivo desejado e, ao escolher um vestido menor, você pode ter grandes problemas em cima da hora pela necessidade de ajustes ou até mesmo a impossibilidade de usar a roupa escolhida.

Se for o caso, converse com o fornecedor sobre a sua dieta e escolha um vestido que possa ser apertado em caso de perda de peso. Como isso é recorrente entre as noivas, normalmente as lojas estão preparadas para esse tipo de ajuste.

4. Esquecer do conforto

O conforto do vestido de noiva é um dos principais pontos que devem ser avaliados. Você passará horas vestindo o traje e precisará caminhar, sentar, levantar e fazer poses para as fotos, então é importante que você esteja se sentindo bem para que realmente aproveite o dia do casamento.

Essa regra deve ser observada mesmo quando as noivas escolhem mais de um modelo, já que tanto a cerimônia quanto a festa exigirão movimentações. Então, para evitar erros na escolha do vestido de noiva, ao provar o modelo, aproveite para caminhar pelo local, sentar em uma cadeira e verificar como ficam os seus movimentos. Para garantir um traje dos sonhos completo, siga as mesmas dicas ao escolher o sapato.

5. Deixar levar pela opinião de terceiros

Uma prática muito comum entre as noivas é levar outras pessoas para ajudar na escolha do vestido, como mãe, sogra, irmãs ou amigas. Isso acontece porque é comum que surja alguma insegurança ao gostar de determinado modelo.

Entretanto um dos principais erros na escolha do vestido de noiva é se deixar levar pela opinião dos outros e esquecer do que você realmente quer. Muitas vezes, você provará alguns trajes que não são exatamente do seu estilo ou como você pediu e, mesmo assim, eles podem ficar lindos.

Nesse momento, é comum que os outros digam o quanto ele ficou bom ou que é o vestido perfeito. Mas se você decidir com base apenas na opinião deles, sem pensar se realmente essa foi uma boa escolha, as chances de se arrepender são grandes.

6. Ter pressa na escolha

Essa é uma decisão que exige calma: você encontrará vestidos de diversos estilos e vários deles ficarão incríveis. Contudo é preciso avaliá-los com atenção para ver se realmente são adequados aos seus desejos e ao estilo da festa.

O ideal é anotar os orçamentos e, se a loja permitir, tirar uma foto usando o modelo. Depois que a euforia diminuir, você conseguirá avaliar com mais clareza os vestidos que mais gostou e qual o melhor custo-benefício.

7. Não respeitar o orçamento

Sabemos que escolher o vestido ideal não é uma tarefa fácil e que abrir mão do modelo dos sonhos pode ser bem complicado, mas é fundamental ficar de olho no orçamento disponível. De preferência, verifique quanto poderá ser investido nos trajes antes de começar a busca. Assim, você já elimina as opções que não se encaixam nos limites.

Além disso, não esqueça que existem outros acessórios que precisam ser comprados ou alugados, então devem ser incluídos no orçamento dos trajes de noiva. Para quem deseja economizar, sem abrir mão da qualidade, vale a pena procurar lojas que trabalhem com todos os itens. Muitas vezes, eles oferecem pacotes que contam com ótimos descontos.

Ao procurar o modelo ideal, você se deparará com diversas opções e dúvidas na hora de definir qual usar, mas conhecendo os principais erros na escolha do vestido de noiva e como evitá-los, com certeza, você conseguirá escolher o melhor traje para celebrar esse dia tão especial.

Gostou das nossas dicas? Se você quer ajuda para organizar o casamento dos seus sonhos, entre em contato com a Marion e conheça os nossos serviços para um evento inesquecível!