Afinal, quando fazer um destination wedding? Como fazer?

Casamento já é sinônimo de lembranças inesquecíveis, mas e quando a celebração atinge proporções ainda mais especiais? Já imaginou fazer seus votos em um cenário cinematográfico, naquele lugar que sempre quis? Essa é só uma das vantagens do destination wedding, ou casamento de destino. A possibilidade de casar em outro país ou cidade só vem se popularizando entre os brasileiros, e promete momentos de arrancar suspiros.

Visual estonteante, comodidade, intimismo entre os convidados e, acredite se quiser, até mesmo, economia. Um casório desse tipo é perfeito para os noivinhos que desejam uma comemoração diferente sem abrir mão de grandes benefícios. E não pense que organizar um destination wedding é um sonho impossível, viu? Com planejamento, é possível aproveitar tudo de bom que ele tem a oferecer. Confira como organizá-lo!

Capriche na lista de convidados

Um casamento fora da cidade onde mora requer uma atenção especial na hora de pensar nos convidados. Isso porque a celebração envolve uma viagem e, junto com ela, deslocamentos e alguns dias disponíveis.

É normal, então, que a lista de pessoas que estarão ao lado dos pombinhos nessa experiência seja um pouco mais restrita. Quando for montá-la, pense com cuidado naqueles que não podem faltar e lembre-se de enviar os convites com bastante antecedência  no mínimo, 6 meses antes. Esse tempo é necessário para que consigam se programar e marcar presença no grande dia.

Escolha o destino

Praia paradisíaca, castelo grandioso, vinícola aconchegante, fazenda história, qual é o desejo do casal? O que é mais atraente para vocês, destinos nacionais ou internacionais? Pense no pano de fundo ideal para o casório e no estilo dos noivos ao fazer essa importante escolha.

Vale a pena pesquisar também o tipo de clima do local escolhido na data em que planejaram trocar alianças. Se a ideia for fugir do frio, por exemplo, vinícolas europeias durante o inverno podem não ser uma opção tão interessante.

Calcule o investimento

Com um número estipulado de convidados e o destino decidido, chegou o momento de calcular o investimento necessário para fazer o sonho acontecer. Muitas vezes, o destination wedding sai mais barato do que um casamento tradicional com muitos convidados — tudo depende da moeda do local escolhido, pacotes oferecidos pelas hospedagens, entre outros fatores.

Ao estipular o valor, o primeiro ponto é saber se os custos de deslocamento e hospedagem dos convidados serão cobertos pelos noivos ou pelos próprios familiares e amigos. A partir daí, verifique também os gastos com serviços e aluguel do ambiente escolhido para a cerimônia.

Faça as contratações e reservas

Com antecedência, providencie as passagens aéreas (caso o destino for acessível apenas de avião) e as reservas no hotel ou pousada. Vale conversar com a hospedagem e verificar se existe um pacote especial no caso de todos os convidados ficarem no mesmo lugar. Se sim, é uma boa oportunidade de aproximar todo mundo e ainda facilitar o deslocamento até o casamento no dia da festa.

Também é fundamental contratar os fornecedores. Para economizar e ter uma experiência mais local, cogite fazer contratações de profissionais do próprio destino do casamento. Se não for possível, lembre-se de que é preciso arcar com as despesas do profissional que precisará viajar até a cidade ou país escolhido.

Além de único e lindo, o destination wedding pode ser uma opção muito viável. E se a ideia for buscar ainda mais singularidade, saiba que existem muitos destinos por aí que fogem do convencional e são capazes de proporcionar um casório de tirar o fôlego. Paris, Cancún e Punta Cana são ótimas opções, mas que tal cogitar também o Deserto do Atacama ou a Serra Gaúcha, por exemplo? Alternativas não faltam para fazer com que esse acontecimento entre para a história!

E aí, gostou deste artigo? Então, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das mais incríveis novidades sobre casamentos?