Casamento durante o dia: 8 cuidados que você precisa ter

Celebrar um casamento durante o dia exige alguns cuidados especiais. De fato, se o planejamento não estiver completamente alinhado com o estilo da festa, as falhas costumam saltar aos olhos dos convidados. 

O melhor caminho, nesse caso, para acertar em cheio em todas as escolhas é conhecer com antecedência quais são as características de uma festa diurna. Assim, ao se preparar de maneira adequada e encontrar um espaço como os buffet para casamento da Marion que ofereça o suporte necessário, o grande dia será inesquecível em qualquer horário.

Quer saber mais? Vamos mostrar 8 cuidados essenciais no sucesso da cerimônia. Venha com a gente!

1. Ofereça um cardápio adequado

Quando se trata de um casamento durante o dia, o cardápio conta muitos pontos na animação dos convidados. Isso porque quando os pratos escolhidos são pesados não existe disposição para dançar na pista ou participar de outras interações com os noivos.

O mais indicado é optar por uma lista de pratos que sejam mais leves e combinem com o horário da recepção. Além disso, fique de olho na hidratação para evitar excessos de bebida alcoólica.

Caso a cerimônia aconteça na parte da manhã, a melhor opção se torna um almoço com massas leves e carnes saborosas. Agora, se a união acontecer na parte da tarde, você pode centralizar o buffet no formato finger food e deixar os convidados com autonomia na hora de se servir. 

2. Escolha bem a temática da festa

Um casamento diurno exige uma temática mais equilibrada para evitar que o casal escolha itens decorativos fora do tom. Por exemplo, em um dia de sol e calor, fica difícil imaginar uma festa com decoração carregada em um ambiente completamente fechado.

Para evitar erros, a solução é escolher o estilo do cerimonial de acordo com o horário da festa e o espaço onde será realizada. Quanto mais romântica for a proposta mais coloridos serão os itens, cercados por muitas flores.

Esse tipo de temática costuma ser bastante versátil por encaixar perfeitamente tanto no período da manhã quanto da tarde. Veja outros estilos que combinam com casamentos diurnos: 

  • rústico;
  • vintage;
  • moderno;
  • clean;
  • retrô.

3. Tenha atenção especial com o clima

Durante o dia, as características de cada estação do ano tendem a aparecer de maneira acentuada. No verão e no inverno, especialmente, a organização da cerimônia precisa ter um cuidado maior para que os convidados não se sintam desconfortáveis.

Então, invista em ambientes climatizados de maneira adequada, como todas as Mansões da Marion, para que o horário escolhido para o tão sonhado “sim” seja indiferente na percepção de seus amigos e familiares. Dessa maneira, a festa será lembrada como uma ocasião repleta de emoção com o esquecimento total das condições climáticas. 

4. Respeite os horários do cronograma

Se o casamento está marcado para o período noturno, existe um bom prazo durante todo o dia para que a organização faça seu trabalho. Agora, quando a festa acontece mais cedo, respeitar os horários do cronograma se torna fundamental para fugir de atrasos. 

Caso você tenha escolhido a manhã para a cerimônia, os preparativos precisam ser alinhados com o dobro de cuidado. Escolha prestadores de serviços com experiência no assunto e sempre faça testes com antecedência. Assim, as chances de precisar refazer algo durante o grande dia diminui bastante. 

5. Alimente-se muito bem

Não importa qual seja o horário do casamento, lembre-se de que em um dia tão cheio de atividades e emoção se alimentar bem faz toda a diferença. Aqui, vale aquela máxima defendida pelas nossas avós de que “saco vazio não fica em pé”.

Tome um café da manhã reforçado, antes de começar a se arrumar, para garantir energia suficiente. Por mais que seja um dia corrido, não pular refeições e se hidratar adequadamente também é um truque de beleza que interfere na forma como a noiva se apresenta diante dos convidados.

6. Selecione a iluminação adequada

A iluminação da cerimônia é uma questão muito delicada que deve ser pensada cuidadosamente. Isso porque, caso a escolha seja feita de qualquer jeito, a luz natural que emana durante o dia pode entrar em conflito com a luz artificial e deixar a atmosfera extremamente desconfortável. 

Nesse caso, tudo depende da quantidade de luz natural que entra no ambiente. Essa avaliação ajuda a decidir quais pontos da decoração devem ser valorizados sem deixar de harmonizar com o clima fora da festa. Além disso, considere que a partir das 18h já começa a ficar escuro e as fotos precisam sempre da iluminação adequada para sair como você espera. 

7. Priorize um visual clean

Uma noiva completamente carregada de maquiagem nas primeiras horas da manhã é uma imagem que foge da proposta desse tipo de casamento. Pensando nisso, adapte seu estilo de acordo com a temática da festa e seu horário. Um visual clean combina muito com os casamentos realizados durante o dia. 

O motivo é que esse tipo de produção valoriza bastante a beleza natural das mulheres e vai bem com qualquer tipo de vestido. Uma boa sugestão, em uma situação como essa, está em concentrar pontos de maior exagero para criar um look que tenha a ver com sua personalidade. Então, se for usar um batom vermelho, por exemplo, deixe a maquiagem dos olhos básica. 

8. Se atente às normas do espaço

Ao decidir celebrar o casamento durante o dia, você precisa ter bastante atenção aos horários combinados com a Marion. Nossas Mansões realizam mais de uma festa no mesmo dia.

Ou seja, existe um limite de tempo para encerrar a comemoração e isso precisa ser feito de maneira bastante sútil, com a intenção de evitar que os convidados fiquem desconfortáveis. Inclua no cronograma do cerimonial a entrega das lembrancinhas com uma certa antecedência, para que todos tenham tempo de se despedir dos noivos. 

Claro que sempre tem chance de alguém exagerar na dose e ficar até o último minuto de entrega do local, porém, o diferencial está em escolher soluções elegantes que preservem tanto as normas do contrato quanto a relação com os amigos. 

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais cuidados no casamento durante o dia. O mais importante é contar com a ajuda de profissionais experientes em casamentos, para que tudo aconteça exatamente como o casal de noivos deseja. Só assim todos conseguem aproveitar cada minuto da festa independentemente do horário escolhido.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a Marion e conheça seus serviços de excelência na realização de casamentos.